Início>Criação de aplicativo? Você sabe o que levar em conta na hora de desenvolver?

Criação de aplicativo? Você sabe o que levar em conta na hora de desenvolver?

Tenho certeza que você tem muitas dúvidas na hora de começar a produzir um aplicativo. Mas você sabe exatamente tudo o que precisa ter no papel na hora da criação de aplicativo?

A ideia desse guia é te mostrar todas as possibilidades que você deve considerar na hora de fazer um app. Então fique de olho aqui na MadeinWeb e se torne um craque na criação de aplicativo!

Conceito da Estrutura da Informação

Esse termo foi vinculado pela primeira vez por R. S Wurman lá no longínquo ano de 1976 e é usado quando se fala de organização dentro de um espaço visual, isso serve para uma série de coisas, mas aqui, vamos nos focar exatamente em mobile app.

É aqui que entramos no papel do arquiteto da informação. Esse cara dentro da sua empresa vai fazer com que todas as necessidades do seu cliente seja captada e começar (como a própria atribuição do cargo diz), irá arquitetar toda a ideia do seu cliente e na antes da criação do aplicativo, você terá um escopo de como as coisas vão ser.

Em uma criação de aplicativo, existem 4 camadas, que podemos chamar assim, existentes dento da arquitetura que o responsável por cria-las vai ter que montar, vamos a elas?

Sistema de organização

  • Estabelece como o fluxo de agrupamento e a categorização de conteúdo.

Sistema de navegação

  • Não deve ser difícil imaginar que parte é essa né? Aqui toda a passagem do seu usuário final é projetada para que ele tenha a melhor experiência possível. Cada pedacinho do seu projeto, ou no nosso caso, aplicativo, será explorado e é o seu trabalho saber como melhor fazer isso.

Sistema de rotulação

  • Quase que o conceito de simbologia pura, mas aqui é aplicada. Nessa etapa, você vai estabelecer os títulos de cada categoria dentro do aplicativo, nomes de paginas, imagens e etc.Mas lembre-se, jamais deixe de consultar seu cliente, ele é tudo o que você precisa ter como consultor.

Sistema de busca

  • Os pontos de pesquisa do usuário, aqui entram em ação! Um campo onde-se procurar uma resposta exata ou um conjunto de dúvidas deve ser adicionado ao seu projeto. Use sempre um banco de dados que possa te auxiliar nessas horas (que dica boa acho que te dei não? :D)

Todas essas dicas são dadas para você aproveitar ao máximo o seu cliente, isso faz com que a relação evolua para patamar quase de parceiros.

O alvo

Sempre em qualquer projeto que você fizer, você precisa ter um público alvo mais que direcionado. Lógico, esse público alvo pode mudar conforme o decorrer do projeto, mas o ideal é seguir a cartilha inicial do seu projeto.

Além disso, é sempre interessante você colocar possíveis futuros problemas no seu mapeamento, ou, entender as dificuldades do seu público alvo em relação aos aplicativos que eles usam. Feito isso, que tal ser você a pessoa por trás da solução desse problema hein?

A experiência

Após verificar todos possíveis os cenários de melhorias, é hora de olhar a experiência que o seu usuário vai ter. Aqui vai entrar uma parte muito importante e essencial para o sucesso do seu aplicativo.

Ela se chama User Experience, ou em pt-br querido, Experiência de Usuário. Com ela, você vai conseguir atribuir o sucesso visual do seu app junto ao seu cliente.

Você tem como obrigação para alcançar seus objetivos. O uso de questões emocionais do user, quais as cores vão ser mais atrativa e aonde vão ficar cada coisa dentro das telas do seu aplicativo.

Tem alguma dúvida sobre o que não deve ser feito na hora de criar um app mobile? Você pode conferir os principais erros cometidos na hora da criação de um app aqui!

As maiores dificuldades?

Definitivamente, eu usaria o termo consistência é a chave do negócio.

Pense comigo, do que adianta ter um aplicativo bonito, que atinga todos os pontos tratados até aqui e ele não for conciso? O interesse do seu usuário final vai embora num piscar de olhos.

Aliás, você sabe o que leva o usuário desinstalar um app? Temos um artigo que fala sobre isso, vai lá dar uma conferida.

Na criação de aplicativos, várias razões fazem com que o usuário se afaste do aplicativo, e acredite, é muito fácil isso acontecer (falo com tranquilidade). E muitas dessas razões podem ser evitadas e você continuar tendo um público mais que fiel.

Considerações finais

O material sobre arquitetura da informação e criação de aplicativo é muito mais amplo que isso que te passei. Existe um universo expandido (sim, como nos filmes) a ser explorado. E eu te indico um site que você pode dar uma olhada legal sobre isso um pouco mais a fundo e você encontra nesse link

Detalhe, todas essas dicas também valem para desenvolvimento de sites, então saiba bem usar elas na hora de desenvolver um aplicativo.

Por último, vou reforçar, sempre confie o projeto a quem mais entende dele, o seu cliente. Só ele poderá te dar as dicas necessárias para fazer o projeto dar certo. Claro, você pode dar seus pitacos? Não só pode como deve! Mas diz o ditado, o cliente tem sempre razão.

Então é isso, e claro, a MadeinWeb e Mobile também estará aqui sempre que você precisar.

😀

By | 2018-07-13T11:57:08+00:00 abril 26th, 2018|Desenvolvimento Android, Desenvolvimento Aplicativos, Desenvolvimento iOS|

Deixar Um Comentário