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Transformação Digital: o que é e como implantá-la na minha empresa?

A tecnologia sempre tem muito a agregar dentro de todas as empresas, mas isso vai além do que se possa imaginar.

Hoje, a transformação digital é um dos fenômenos mais impactantes e inevitáveis no mercado. Não é à toa que até as empresas mais tradicionais incorporaram o digital, mesmo que  minimamente, em alguma área de suas organizações. Enquanto as companhias mais modernas, principalmente startups, a incorporam como o centro de sua entidade. A tecnologia torna-se não só um meio de comunicação mas perpassa todos os aspectos corporativos.

Isso faz com que pareça que apenas empresas com produtos e serviços tecnológicos possam passar pela transformação digital, o que não é uma verdade. Na realidade, as corporações precisam incorporar a transformação digital para manter-se competitivas no mercado, inclusive aquelas que não necessariamente trabalham com produtos tecnológicos.

Para saber como fazer isso, é necessário entender do que se tratam essas mudanças.

Transformação Digital: o que é e como implantá-la na minha empresa?

O que é a transformação digital?

O primeiro passo é entender que transformar digitalmente não é apenas digitalizar. A transformação digital tem efeitos em todos os âmbitos da sociedade e não diz respeito apenas ao mundo corporativo, por isso vai além de apenas utilizar mais a tecnologia.  Os softwares, as novas tecnologias e os processos digitais são essenciais, porém  não configuram uma transformação em si,  já que a mudança é de percepção e mindset.

Instaurar a transformação digital na sua empresa é algo que necessita de um objetivo e propósito, deve ser uma mudança bem estruturada e elaborada, levando sempre em conta  que não devemos mais pensar  em produtos, mas também em informações. Para isso, é necessário que se entenda  esse novo mercado baseado em dados para que novos modelos de negócios, carreiras e serviços sejam criados.

Como implantar a transformação digital?

A transformação digital dentro da sua empresa pode ser realizada a partir de três pilares fundamentais: as operações, a experiência do cliente e o modelo de negócio. Continue lendo para entender cada um deles.

Operações

A transformação digital atua nas operações da empresa, principalmente, para agilizar processos do dia a dia, otimizar o tempo e reduzir custos.

Nesse âmbito, entram as metodologias de trabalho, cuja comunicação é mais rápida, os setores trabalham de forma mais integrada, existe maior transparência e maior valorização do colaborador. Um exemplo de metodologia é a divisão em Squads, criada pelo Spotify, em que a empresa é divida entre times multidisciplinares cujo objetivo é o mesmo.

Algumas das tendências que você também pode seguir para aproveitar os avanços tecnológicos e aplicar a transformação digital na sua empresa são:

Big data

Com o Big Data você pode analisar uma grande quantia de dados e transformá-los em informações para estabelecer um plano de ação.

Inteligência Artificial

Esse tipo de tecnologia otimiza processos em larga escala e pode qualificar muitas informações, assim como o Machine Learning, processo de aprendizado de máquinas para reproduzir comportamentos que seriam os mesmos de humanos. 

Business Intelligence

O Business Intelligence é uma estratégia que profissionaliza o processo de tomada de decisões, estabelecendo bases concretas a partir da análise de dados.

Automação de processos

Muitos tipos de processos podem ser automatizados. Uma área que se beneficia muito desse mecanismo é o marketing, através de diferentes tipos de ferramentas disponíveis no mercado.

A implantação desses sistemas só é eficiente com a mudança da cultura da empresa para uma cultura digital. Portanto, atente-se em conscientizar os funcionários e contemplá-los na transformação da sua empresa.

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Experiência do cliente

Na transformação digital, a empresa deixa de vender apenas um produto, mas passa a oferecer uma experiência completa ao consumidor. Isso faz parte de um conceito de que o produto deve atender o usuário.

Para isso, você deve sempre buscar monitorar o nível de satisfação dos clientes, entender melhor seus gostos e comportamentos para, assim, melhorar cada vez mais a experiência que sua empresa pode oferecer.  O cliente está sempre em primeiro lugar.

Modelo de negócio

Esse pilar diz respeito à organização, ou seja, quais meios de comunicação ou quais plataformas são utilizadas para oferecer a experiência. Esses aspectos sofrem alterações profundas com o processo de transformação digital.

Podemos citar, por exemplo, os meios de comunicação digitais, principalmente através de redes sociais, que estabelecem um contato direto do cliente com a marca. Além disso, também pode-se pensar em diferentes formas de serviços, que podem passar a ser oferecidos digitalmente, ou serviços que mesclem a experiência digital com a física, como os aplicativos de carona. Caso a marca se trate de um comércio, a substituição de lojas físicas por e-commerces também configuram parte do processo.

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By | 2020-03-05T09:16:56-03:00 fevereiro 27th, 2020|Novidades, Tecnologia|

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