Início>Especial Android: O robozinho do Google faz aniversário!

Especial Android: O robozinho do Google faz aniversário!

Nesse ano o sistema Android completa quinze anos de idade. E nessa viagem ao passado recente, vamos te responder uma série de perguntas que talvez você não sabia.

Pois então, aperte o cinto e vamos nessa!

Além dessa viagem pelo túnel do tempo, você vai conhecer um pouco mais sobre a criação do sistema,  ver quais aplicativos foram mais baixados para android ao longo desses anos, e terá uma visão sobre o que podemos aguardar para as próximas versões do sistema operacional mais usado no mundo.

Onde tudo começou

Pelas mãos de Andy Rubin, Rick Miner, Nick Sear e Chris White a empresa chamada de Android Inc, foi fundada em 2003, no Palo Alto nos EUA, com o intuito de desenvolver sistemas operacionais mobile, mas os projetos eram secretos até então.

Mas aposto que você não sabia de uma coisa, um ano após a abertura da empresa, Rubin saiu atrás de empresas para apoiar o projeto.

A Samsung teve a chance de comprar o sistema antes de parar nas mãos do Google. O próprio Rubin comentou isso no livro Dogfight: How Apple and Google Went to War and Started a Revolution” (“Dogfight: Como Apple e Google foram para a guerra e começaram uma revolução”, na tradução literal.)

Porém, a gigante Sul-Koreana desdenhou do projeto dizendo, em palavras diretas, que o pessoal da Android Inc não teria capacidade de fazer algo tão complexo. Após duas semanas ao “não”, a Google procurou Rubin e seus colegas para fazer uma primeira oferta.

Compra

Um ano depois, em 2005, a Google chegou a um acordo de US$50 milhões, e nada poderia ter dado mais certo, um tiro acertado de todos os lados.

Curiosidade, atualmente advinha quem é um dos maiores clientes da Samsung e por consequências uma das maiores fabricantes de Smartphones com o sistema Android integrado? Se você chutou Samsung você está de parabéns.

Os Dandroids e Androids

Toda vez que se começa algum projeto, é quase que obrigatório associar alguma referência visual à nossa marca. E com o Android não foi diferente. Com o sistema operacional adquirido pelo Google, não foi diferente. A ideia de ter um “mascote” foi elaborada por Dan Morril em 2007.

Dandroid/Android

Dan Morril foi o responsável por criar os dandroids. Reprodução: Google

E assim os Dandroids foram criados, porém o conceito dos mascotes iniciais foram descartados por razões desconhecidas.

Então, foi ai que entra a nossa segunda personagem. Irina Block foi a responsável por ilustrar o boneco que conhecemos como “Bugdroid”.

Irina Block - Android

Irina Block foi responsável pelo design do Android que conhecemos hoje.

Irina já à época trabalha no Google, foi consultada a criar um novo logotipo para o Google.

Sendo assim, Irina passou a estudar brinquedos científicos para servir de inspiração. Mas foi no pictograma (sim, aqueles desenhos nas portas dos banheiros masculinos) que a luz veio.

Android/Dandroid

Protótipo do Android, os Dandroids acabaram sendo colocados de lado. Reprodução: Google

Suas versões

Android 1.0 e 1.1

Tudo pronto para o lançamento! Em 23 de Setembro de 2008 o Android 1.0 foi lançado sem nome. As principais características dessa inicial versão era o Android Market (que encerrou suas atividades em alguns smartphones, veja aqui), o Web Browser e as notificações na barra de status.

Então em 2009, mais precisamente no dia 9 de Fevereiro chegou aos smartphones, com algumas funções a mais que o a primeira versão, a capacidade de salvar anexos, empresas pesquisadas no Google Maps e um tempo maior na hora das ligações por viva voz foram adicionadas nessa versão.

Android 1.5 Cupcake – 27 de Abril de 2009 

Em pouco tempo, mais precisamente dois meses depois, a versão 1.5 foi anunciada pela Google no dia 27 de Abril.

Com a atualização, a principal diferença aqui são as adições do suporte de teclado junto a tela, gravação e reprodução de vídeos e você agora consegue copiar e colar coisas dentro do navegador.

Android 1.6 e 2.0 – Donut e Éclair

Como uma revolução, o Donut chegou em Setembro de 2009, e novidades rolaram, mas não com o mesmo peso de antes.

Donut – 15 de Setembro de 2009

  • Suporte a uma maior gama nas telas.
  • Pesquisa de voz e textos em mais áreas.
  • A capacidade de selecionar vários recursos ao mesmo tempo.

Essas atualizações foram implementadas nessa versão, entretanto foi algo menos “pesado” perante as últimas atualizações.

Num intervalo de menos de um mês, o Éclair foi lançado. E na versão 2.0 a atualização foi bem maior.

Éclair – 26 de Outubro de 2006

  • Um suporte para funcionalidade como câmera foi implementada, trazendo o zoom digital, efeito de cor e balanço, entre outras.
  • Um navegador repaginado com novos recursos.
  • E agora seria possível usar contas múltiplas no seu Smartphone.

 

Android 2.2 e 2.3 – Froyo e Gingerbread

As únicas versões lançadas no ano de 2010 trouxeram novidades consideradas um marco para a marca android, principalmente a Gingerbread.

Froyo – 20 de Maio de 2010

  • Introdução de uma barra fixa de atalhos : Navegador, telefone e launcher.
  • Uma linguagem Flash na função de gravação de vídeos.
  • Hotspot portátil para WIFI para até 8 dispositivos.

Vale ressaltar aqui, que essas atualizações foram lançadas para otimizar o SO dos Smartphones, então a atualização não era para ser visivel e sim sentida.

Gingerbread – 6 de Dezembro de 2010

Essa sim trouxe novidades mais que relevantes, tanto que é considerada uma das melhores verões do Android. Nele o sistema ganhou uma maturidade e refinamento, vamos ver o porque?

  • Uma tela completamente nova, simples e rápida.
  • Teclado virtual totalmente redesenhado.
  • Um copiar e cola mais simples; com um toque você já consegue selecionar a palavra desejada.

2010 foi um grande ano também para o Google, com a tecnologia mobile mudando, novos aplicativos eram lançados a rodo, e com isso o Google foi apenas crescendo como um império da tecnologia.

Alías, você sabia que tivemos o prazer de visitar o Google, não? Então veja aqui e confira nossa passada por lá.

Continuando

O ano de 2011 marcou um número expressivo de novas versões (e por consequência atualizações) para o SO do Google, o fator interessante da versão 3.0 é que ela foi uma exclusiva porta para a geração dos tablets, além disso, ela teve três atualizações dentro dela.

Como se fosse pouco, essa versão que foi um tanto questionada, trouxe várias versões adaptadas para telas grandes, como o Youtube, Gmail, Maps e Talk.

3.0 Honeycomb – 22 de Fevereiro de 2011

  • Um novo sistema de multitarefa foi aplicado.
  • Barra de ação que permitiu acessar opções contextuais, navegação, widgets e outro tipos de conteúdo.
  • Mudança nova na interface.

3.1 Honeycomb – 10 de Maio de 2011

  • Houve uma expansão na lista de aplicativos recentes.
  • Também teve um redimensionamento no tamanho dos ícones da tela inicial.
  • Suporte para controles de vídeo games e dispositivo de apontamento.

Não houve muita mudança significativa nesta versão.

3.2 Honeycomb – 15 de Julho de 2011

A versão 3.2 ainda estava batizada como Honeycomb, e com ela seis atualizações foram recebidas, mas o que realmente marcou foi a portabilidade para os televisores do Google, como a Google TV, no caso, as principais mudanças foram.

  • Em vários dispositivos, a otimização de hardware foi uma das principais atualizações.
  • A utilização do cartão SD também foi um dos pontos de melhoria.
  • Compatibilidade para aplicativo que não foram otimizados para tablet.

4.0 – Ice Cream Sandwich

Com diversos recursos novos, o Ice Cream foi lançado no dia 19 de Outubro de 2011, e até os dias atuais, ela é considerada uma das maiores e melhores atualizações já feitas para os androids.

Aqui foi feito uma coisa nova, a integração de celulares e tablets em um único sistema android. Além disso, esse Ice Cream foi lançada junto com o sistema Google Music. Os destaques desa versão foram;

  • Controle de Tráfego na Internet.
  • Edição simples de fotos e vídeos.
  • E desbloqueio de tela através de reconhecimento facial.

Por enquanto, essa foi a parte inicial de um especial sobre os 15 anos do robozinho verde mais querido do mundo. Fique atento aqui na MadeinWeb pois teremos ainda muito o que falar nesta data tão especial.

 

 

By | 2018-04-24T15:56:54+00:00 abril 24th, 2018|Desenvolvimento Android, Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário