Início>Desenvolvimento de App: Por que a usabilidade é tão importante?

Desenvolvimento de App: Por que a usabilidade é tão importante?

Em pouco menos de uma década, os smartphones deixaram de ser aparelhos utilizados apenas para que as pessoas conversem umas com as outras para se tornarem ferramentas-chave em diversas tarefas do dia a dia.

A tecnologia está presente no cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo, desde que acordamos, até a hora de dormir. Carregamos nosso aparelho celular para todos os lugares e estamos a todo momento conferindo e-mails, atualizando nosso feed e trocando mensagens com pessoas que estão a quilômetros de distância. 

Atualmente, com alguns cliques  é possível comprar um vestido para aquela festa tão esperada, pagar uma conta ou, ainda, reservar um quarto de hotel sem sequer sair da cama. E tudo isso foi possível graças a melhorias na usabilidade.

Leia também: Como funciona a regulamentação de aplicativos?

O que é usabilidade?

A usabilidade é um conjunto de técnicas, recursos visuais e programação que tornam o site intuitivo, ou seja, que as pessoas entendem facilmente como ele funciona.  

Atualmente, há diversos aplicativos disponíveis na Play Store e na AppStore, entretanto, muitos deles não alcançam o sucesso e, um dos principais motivos para isso é a usabilidade em aplicativos mobile. 

UI é a sigla para User Interface, onde o foco do design de um aplicativo é totalmente voltado para a estética dele. O objetivo é fazer com que o usuário daquele aplicativo fique encantado com o que está acessando.

Dessa forma, o UI também reflete sobre as adaptações que serão feitas para cada dispositivo, tamanho e sistema operacional diferente, sempre focando em uma interface que agrade o usuário visualmente.

A Interface do usuário é onde as interações entre o usuário e o aplicativo acontece. Seu principal objetivo é promover um sistema de fácil uso para os usuários. Quando o aplicativo tem uma boa UI, o usuário tem menos dificuldades ao operar o aplicativo e, consequentemente, sua experiência é otimizada e esses fatores são essenciais para aumentar os downloads de um aplicativo.

Por que a usabilidade é tão importante?

A usabilidade é, antes de tudo, a resposta que o smartphone dá quando um determinado aplicativo é utilizado. E é essa usabilidade que determina o sucesso ou o fracasso de um app, afinal, ninguém deixará instalado em seu dispositivo um aplicativo que não funciona corretamente.

O usuário moderno quer agilidade e inovação na palma da mão. Eles querem uma vida mais simples e descomplicada, onde as burocracias não têm espaço. Por isso, é tão importante trabalhar na usabilidade do dispositivo, para que ele ofereça a melhor resposta ao usuário.

A usabilidade também pode ser aplicada em websites. Um site com boa usabilidade tem menores taxas de rejeição, maior tempo de navegação e índices mais altos de conversão.

Ou seja, são diversos os benefícios e vantagens que uma usabilidade eficiente proporcionada, seja em aplicativos, websites, redes sociais, entre outros.

Se você tem um site para a sua estação de tratamento de água, por exemplo, a partir da usabilidade é possível permitir que os seus leads (potenciais clientes) tenham um maior tempo de permanência em sua plataforma.

Como garantir uma boa usabilidade?

Um dos primeiros passos que nós, da MadeInWeb, tomamos ao desenvolver um aplicativo, e que deve ser levado em consideração por qualquer empresa que queira ter esse tipo de ferramenta, é o que fazer para diferenciar seu app dos demais no quesito usabilidade.

Um primeiro passo é desenvolver um produto completo, que seja simples de usar, rápido de entender e que não demande muito tempo do usuário para que obtenha da ferramenta as informações que necessita.

Outro ponto importante a considerar é onde o aplicativo precisa ser utilizado. Saber se seu consumidor acessa o app em casa ou no trabalho, por exemplo, consumindo seus dados móveis ou uma rede wi-fi ajuda a desenvolvê-lo de forma a minimizar o consumo de internet (caso seja utilizado fora de casa, por exemplo), e aumentando seu tempo de resposta (para aqueles usuários que precisam de informações rápidas).

Além destes cuidados, ao desenvolver um aplicativo deve-se levar em consideração ainda o público-alvo do produto. Diferentes públicos, de faixas etárias diversas e perfis costumam demandar tempos de resposta diferentes.

São esses tempos de resposta diferentes que tornam o produto um sucesso de público ou um fracasso retumbante. Isso e a ausência de travamentos.

Convenhamos, um aplicativo que trava a toda hora, tem carregamento lento e não fornece as informações ou mesmo a experiência buscada pelo usuário tem grandes, senão dizer enormes chances de ser desinstalado nos primeiros dias de uso.

É importante ressaltar que o aplicativo deve manter uma navegação simples. Afinal de contas, quando um sistema possui uma quantidade exagerada de dados e informações, ele demora mais para carregar, fazendo com que o seu público não consiga navegar com tranquilidade.

Imagine que um determinado cliente deseja comprar mangueiras de alta pressão: ao navegar pelo aplicativo e se deparar com outras diversas informações não relevantes, é possível perder a oportunidade de venda.

Ou seja, a facilidade de navegação é um dos pontos cruciais e está atrelada diretamente com a responsividade.

Com um aplicativo de fácil acesso no geral, é possível fazer com que seus clientes tenham uma boa usabilidade, permaneçam mais tempo em sua plataforma e, consequentemente, tenham mais estímulo para comprar os serviços e produtos que sua empresa oferece!

Contrate um bom profissional

Conhecer todos esses passos é importante na hora de desenhar uma estratégia de usabilidade para o seu aplicativo, entretanto, no momento de colocá-las em prática, é fundamental ter um desenvolvedor capacitado, que torne-a realidade. 

E isso vale para empresas de todos os segmentos, sejam comércios, indústrias de manta térmica para telhado, construtoras, entre outros.

Referência no desenvolvimento de aplicativos, nós somos uma empresa reconhecida, com profissionais altamente capacitados e podemos criar o aplicativo que você busca, oferecendo todos os recursos necessários para que ele atenda as necessidades de seus clientes e gere ainda mais lucros para sua empresa.

A MadeinWeb conta com um time de especialistas preparados para ouvir o seu desafio e transformá-lo em solução. Converse conosco!

By | 2020-12-03T09:13:42-03:00 outubro 26th, 2020|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário