Início>App nativo vs. híbrido: qual o melhor?

App nativo vs. híbrido: qual o melhor?

Nós temos uma pergunta para você: quantas vezes você baixou um aplicativo, abriu-o apenas uma vez e, por não ter conseguido uma boa experiência com ele, desinstalou-o no mesmo dia? Muitas, não é mesmo?

Os aplicativos são desenvolvidos com a missão de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário. Mas, alguns não cumprem esse papel. Antes de criar um App, é preciso levar em conta diversos fatores como o nome, o design e se ele será um aplicativo híbrido ou nativo.

Aplicativo nativo

Os aplicativos nativos são desenvolvidos para funcionar apenas em uma plataforma (Android, iOS ou Windows). A linguagem de programação utilizada é específica para aquele sistema operacional, ou seja, um app nativo de iOS não roda em um smartphone Android, por exemplo.

O armazenamento desses apps se concentra na memória interna do dispositivo, e ele pode ser baixado através da loja de aplicativos do smartphone (App Store ou Google Play).

Os aplicativos nativos são uma ótima opção se você procura entregar a melhor experiência possível aos seus usuários, já que as boas práticas de UX/UI são aplicadas na interface desses Apps.

Para desenvolver um aplicativo nativo, é preciso ter programadores especialistas e que estejam familiarizados com a linguagem de programação de cada plataforma (Android com Java e iOS com Objective-C ou Swift). A MadeinWeb possui um time de programadores especializados nessas plataformas, que podem desenvolver o aplicativo perfeito para sua necessidade. Entre em contato conosco para saber mais.

Com um aplicativo nativo, você pode ter acesso a todos os recursos do dispositivo com um  ótimo desempenho, como geolocalização, acelerômetro, giroscópio, entre outros.

O aplicativo é a melhor forma de proporcionar uma experiência de usuário incrível. Além da interface, a sua usabilidade se adapta ao sistema operacional. Apps nativos têm uma menor chance de apresentarem defeitos com o passar do tempo.

Aplicativo Híbrido

Os aplicativos híbridos, como o próprio nome diz, funcionam tanto em Android quanto  iOS. Isso é possível graças à linguagem de programação que é utilizada para desenvolvê-los, já que o App pode se adaptar à todas as plataformas.

Porém, os aplicativos híbridos têm uma chance maior de apresentar problemas nas diferentes plataformas. Como é utilizada a mesma linguagem de programação para dois sistemas operacionais diferentes, dependendo do aplicativo, ele pode apresentar algum ‘bug’.

Além disso, a experiência do usuário pode não ser tão satisfatória, já que não é possível aplicar as boas práticas de UX/UI específicas para cada plataforma, como nos aplicativos.

O prazo de desenvolvimento para um aplicativo híbrido é relativamente curto, já que não exige tanto tempo hábil no desenvolvimento por conta da linguagem de programação.

Qual o melhor?

O modelo do aplicativo vai depender das suas necessidades. O App nativo é o mais indicado, pois proporciona uma melhor experiência para o usuário, além de ter sincronia com todos os recursos do smartphone.

Apesar de ser o modelo mais caro, os aplicativos nativos fortalecem sua marca pois são desenvolvidos para funcionar especialmente em determinado sistema operacional e, com isso, fornecer os melhores recursos e inovações de hardware.

Além do mais, o App nativo possui estabilidade e desempenho superiores aos híbridos e, com isso, ocorrem menos falhas e complicações. Outra vantagem é que, como o nativo funciona em um sistema operacional específico, o desenvolvedor atualiza os dois softwares sem a preocupação de afetar o funcionamento e a execução do App.

Antes de iniciar o projeto de um aplicativo, a empresa deve colocar no papel seus principais objetivos, bem como o público-alvo .

A MadeinWeb fornece toda a assessoria e atenção necessária em todas as etapas de desenvolvimento de um aplicativo, inclusive na pós publicação dele, otimizando a loja através do App Store Optimization.

Além disso, nossa equipe conta com um time de programadores altamente capacitados em todas as plataformas e sistemas operacionais.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Acesse nossos cases de sucesso.

Se interessou pelo desenvolvimento de aplicativos? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre a melhor solução para seu projeto.

Para saber mais sobre a MadeinWeb, acompanhe-nos no Instagram.


Deixar Um Comentário