Início>Você sabe como funciona o ranking da Apple Store? E do Play Store? Aprenda já!

Você sabe como funciona o ranking da Apple Store? E do Play Store? Aprenda já!

O sistema de busca do Google engloba uma série de critérios, incluindo os rankings na Apple Store e na Play Store. Pessoas que têm aplicativos sabem da grande importância em estar entre as primeiras (se não a primeira) páginas do buscador. Afinal, este posicionamento representa maior visibilidade.

Mas acontece que não é tão simples assim. A concorrência entre os aplicativos é bastante disputada, já que novos apps surgem a todo o momento. Além do mais, os usuários fazem experimentações, e com isso deixam de usar determinado aplicativo para utilizar outro.

Portanto, ter um bom rankeamento nas lojas da App Store e Play Store presenta o número em que o seu aplicativo foi baixado.  Neste artigo, nós explicamos como funcionam os rankings de cada uma destas duas lojas. Confira!

Como funciona o ranking da App Store?

A App Store, junto da Play Store são as duas maiores lojas de aplicativos do mundo. Ambas fazem uso de algoritmos para estabelecer a posição dos seus apps, em relação a sua popularidade e avaliação. Estes algoritmos nada mais são do que palavras-chave, que auxiliam na busca pelos aplicativos.

Ambas as lojas não fazem a divulgação de tudo daquilo que eles utilizam para fazer o cálculo da popularidade de um app, mas sabe-se que há uma série de fatores que são levados em consideração, como por exemplo, o apuramento de downloads, instalações e até mesmo o número de desinstalações.

Vale ressaltar que os downloads são apenas estatísticos, visto que muitos usuários baixam o aplicativo, mas sequer o usam.

O que também determina o posicionamento dos aplicativos na Apple Store é as suas frequências de uso.  Também pode ser considerado um importante fator a experiência do usuário para com o aplicativo. Ou seja, não basta o app ser relevante, é necessário que ele proporcione ao seu usuário uma boa experiência: Rápido funcionamento, interface de fácil entendimento etc.

Como funciona o ranking da Play Store?

Já na Play Store (ou Google Play) também há outros pontos levados em consideração, como a atualização do aplicativo e a sua avaliação.

Por acaso você já tentou alguma vez buscar por um app na Play Store e teve dificuldade para achar ou até mesmo não achou? Isso nada mais é do que o ranking da loja, que estabelece aquilo que é relevante aos seus usuários ou não.

Um aplicativo que não faça atualizações periódicas pode ser considerado como “ultrapassado”, e esta desatualização por sua vez, pode vir a comprometer a experiência do usuário com o app. Aliás, toda vez que um usuário opta pela atualização de um aplicativo, ele está mostrando o sei interesse a respeito das suas novidades.

As avaliações feitas através de estrelas (um a cinco estrelas) também é uma grande característica de rankeamento da Plays Store. Através da avaliação e dos comentários, os usuários podem contar a respeito de sua experiência com o aplicativo. Quanto mais estrelas o app tiver, melhor posicionado ele estará.

By | 2018-01-24T21:10:22+00:00 janeiro 20th, 2018|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário