Início>Usabilidade de aplicativo – O que você não deve deixar passar?

Usabilidade de aplicativo – O que você não deve deixar passar?

Depois de algum tempo, as empresas passaram a ver com outros olhos os dispositivos móveis, dando a real importância ao aplicativo e ao o que ele oferece e possibilita, dando ao usuário uma excelente experiência.

Mas possibilitar essa comunicação entre as pessoas e a empresa, através de aplicativos, não é uma tarefa das mais simples. A empresa informar que a marca já possui um aplicativo não significa que ela irá alavancar as suas vendas e construir uma relação de fidelidade com os clientes. É alto o número de pessoas que possuem os aplicativos das marcas e acabam esquecendo-se deles, deixando-os inutilizados.

Um levantamento realizado pelo Google comprovou que, entre cinco aplicativos instalados, um deles é deixado de lado. E é nessa hora que você deve colocar a cabeça para funcionar e descobrir um meio para que não deixe essa oportunidade passar, que você não perca essa possibilidade e consiga reverter essa situação.

E, para que essa questão fosse resolvida, o Google fez um estudo com as melhores práticas de experiências de usuários, descobrindo assim, o que não deve ser feito quando você precisa estimular essa conexão entre os usuários e a marca.

A partir deste relatório, foram elaborados meios para que não haja essa falha de comunicação e que se converta, fazendo com que os usuários tenham uma melhor experiência com o aplicativo, fazendo deles não apenas um simples ícone no seu smartphone, mas sim, uma real experiência, algo que os faça ter prazer, entender que o aplicativo é importante para ele.

Os aplicativos móveis estão transformando as expectativas dos usuários, fazendo com que eles tenham novas experiências em conceitos como transação e serviços e é por isso que é preciso melhorar as vivências dos usuários e as conversões, sendo estas, de extrema importância.

Quais erros evitar na usabilidade de aplicativos?

Cada vez mais os aplicativos se fazem presentes no cotidiano das pessoas, se transformando em itens extremamente importantes. Acontece que, por mais importantes que esses são, muitos deles causam problemas aos usuários, fazendo com que estes se irritem e não o utilizem mais.

E, ao não utilizarem mais, farão com que o seu projeto caia por terra. E, para que isso não aconteça, este texto levantou alguns erros que você não pode deixar acontecer no seu aplicativo. Atente-se a eles!

Os problemas mais comuns e que você deve evitá-los no seu aplicativo são:

Lentidão – ninguém quer acessar um aplicativo que demore a carregar e causa grandes dificuldades quando você escolher um determinado item para visitar. Ter um aplicativo pesado vai dificultar demais a navegação nele, o que prejudica a sua acessibilidade, fazendo com que muitos usuários desistam de utilizá-lo.

Design – o usuário gosta de vivenciar experiências novas e boas e, uma vez que ele visita o seu aplicativo, e visualiza uma confusão, onde não consegue ver o texto, pois não está sendo bem realçado, causando dificuldades na leitura, além de não ser nada apresentável, é um fator que complicará a sua usabilidade.

Letras – assim como o desenho do aplicativo tem que ser bem feito, a cor da letra também deve seguir esse modelo, fazendo com que o texto fique bem nítido e fácil de ler.

Cuidado com as plataformas – Android e iOS são plataformas que têm a sua usabilidade diferente uma da outra e isso faz com que você tenha um cuidado com cada uma delas. Não adianta idealizar um projeto para apenas uma delas, pois a outra ficará incompleta, deixando os usuários impedidos de utilizar o seu aplicativo. Portanto, quando for desenvolver um projeto, aplique-o nas plataformas disponíveis.

Falta de integração – pessoas que utilizam os aplicativos gostam de ter com o que interagir. Não adianta ter o aplicativo só por ter e não poder realizar nele nenhuma ação. Crie interações com o seu público, pois é isso que fará com que eles permaneçam com o seu aplicativo.

Acabamento ruim – deixar a parte da arquitetura da informação inacabada, faltando informação, deixando o usuário sem saber o caminho que deve escolher para alcançar a resposta que procura no aplicativo é mais um erro que você deve evitar cometê-lo no seu aplicativo.

Não realizar feedback – um dos erros que mais prejudicam os aplicativos é a falta de realização de feedback com os usuários. Se é exatamente nessa hora que o usuário consegue mostrar a sua voz, ser ouvido, uma empresa não pode deixar transparecer para ele que ele é apenas um número. O usuário quer e precisa se sentir importante. O feedback só mostrará a importância que ele tem para a empresa e, consequentemente, para o aplicativo.

Checkout lento – outra coisa extremamente importante que as pessoas deixam de lado só em passar por isso. É preciso ter cuidado com a lentidão que essa ferramenta pode causar, pois o intuito é facilitar a vida do usuário e, uma vez que o processo se mostre de forma lenta, ele perderá a vontade de ver e, consequentemente, de utilizar.

Erros na posição da tela – todo desenvolvedor de aplicativo tem que ter em mente que o usuário pode utilizá-lo tanto na posição vertical, quanto na horizontal e, independente da forma como ele for utilizar, em nenhum desses dois casos ele poderá apresentar qualquer tipo de erro ou alteração, só porque houve uma troca de lado.

Caminho difícil – nenhum usuário gosta de ter em mãos um aplicativo que dificulte o acesso dele às informações que necessita. Quanto mais fácil for o acesso, a usabilidade dele, melhor será o seu aproveitamento junto ao aplicativo. Portanto, facilite o acesso do usuário ao aplicativo.

Deixar de realizar testes – todo aplicativo, antes de ser lançado, precisa passar por uma série de testes, para que sejam percebidos como anda a sua usabilidade. E, além disso, toda e qualquer nova função que for acontecer no aplicativo, antes dela chegar aos usuários, precisa passar por verdadeiros testes que exijam do aplicativo o seu máximo. Isso é importante também para que os desenvolvedores saibam e entendam como está funcionando o aplicativo, quais erros ele está cometendo e como eles podem resolver essa questão.

By | 2018-07-06T13:55:37+00:00 julho 6th, 2018|Desenvolvimento Android, Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário