Início>Site Mobile: Sua empresa já possui?

Site Mobile: Sua empresa já possui?

O mundo evoluiu muito em tecnologia, tanto que hoje tudo pode ser feito por smartphones e tablets, o que facilita demais a rotina dos usuários. Já que a maioria dos usuários pesquisa, compra e se comunica por meio dos dispositivos móveis, é fundamental que as empresas possuam a versão do site mobile. Entenda!

Qual a importância de se ter um site mobile?

A sua empresa possui um site, correto? Mas ele possui uma versão exclusiva para ser acessada em smartphones e tablets?.

A conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no Brasil. Em 2017, 49% dos lares brasileiros dependiam de um celular para se conectarem, de acordo com uma a pesquisa da TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC BR), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Com um número cada vez maior de acessos a websites através dos aparelhos móveis, ter uma versão mobile é mais do que necessário para garantir o sucesso do seu negócio.

Por exemplo, quando você abre um site (como um e-commerce de dobra de chapa) na tela do seu computador, ele normalmente terá um menu superior, um banner grande de destaque e as informações dos produtos e serviços.

Agora imagine abrir o mesmo site no seu smartphone, mas com o mesmo formato do site em desktop. O menu ficará extenso, as letras miúdas e o banner ocupará a tela inteira do celular.

Quando as empresas optam por criar um site mobile, significa que elas passam a ter um site com um conteúdo mais direto, voltado exclusivamente para quem está acessando via celular.

Hoje, a maioria do público não acessa os sites por meio de desktops ou notebooks, já que encontram facilidade para fazer as mesma coisas em seu celular.

Um site sem a otimização para o mobile pode ser facilmente descartado, uma vez que ele se torna pesado para abrir nos smartphones, tornando navegação lenta e o resultado, quase sempre, é a desistência desse usuário de recorrer a essa empresa por conta disso.

Site mobile ou responsivo?

Um site responsivo é o site que se adequa às dimensões de tela de cada tipo de dispositivo, mantendo as mesmas informações. Isso já ajuda muito na experiência do usuário e é o mínimo esperado por qualquer empresa no mundo digital.

Já o site mobile é quase um aplicativo que você não precisa instalar no seu aparelho. Ele é criado especificamente para atender a um dispositivo móvel, ele não é flexível como o responsivo, pois é literalmente outro site desenvolvido para atender às necessidades do usuário, melhorando sua experiência no mobile.

Confira as principais vantagens do site mobile

Desenvolvidos para aparelhos móveis

Esse é um das principais vantagens para quem acessa o conteúdo via smartphone ou tablet. O site mobile permite que o usuário tenha experiência muito melhor durante a navegação, enquanto as empresas veem como resultado taxas de conversão crescendo de forma gradativa.

Melhores taxas de conversão

O Panorama do Comércio Móvel no Brasil mostra que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online. Esse número mostra que os usuários estão realizando cada vez mais compras através de seus dispositivos móveis. Se a sua empresa trabalha com vendas, ter uma versão mobile ajuda muito na taxa de conversão.

Outro ponto é que, 74% dos brasileiros usam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet, especialmente para fazer comparações de preços, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil.

Em alguns segmentos/serviços simplesmente não faz sentido dentro da estratégia de marketing esperar que o cliente baixe um App somente para contratar um serviço esporádico ou fazer uma pesquisa, logo, o site mobile encaixa-se como uma luva.

Busca por informações

Como estamos conectados durante um longo período do dia, sendo que alguns usuários dormem e acordam grudados em seus celulares, a busca por informações na web utilizando aparelhos móveis teve um grande aumento nos últimos anos.

Sendo assim, ao otimizar o seu site para o mobile, você também estará fazendo com que mais clientes se atraem pelas informações que você disponibiliza pelo seu site.

Se você possui um site de tratamento de água industrial, por exemplo, é muito mais provável que um visitante irá buscar os conteúdos se a sua plataforma for mais  responsivas ao mobile.

Melhora a comunicação e as vendas

Outra grande vantagem ao aderir um site mobile é que a elaboração de estratégias para vendas e comunicação se torna muito mais prática.

Com um site mobile, basta segundos para que um lead compre seus produtos e serviços. Se sua empresa vende filtro plissado, entre outros, por meio do mobile os seus clientes poderão te encontrar mais facilmente, e ainda entrar em contato sempre que precisarem.

Os smartphones ainda possuem o mecanismo de permitir a comunicação por voz, vídeo e texto, desde que o dispositivo tenha acesso aos dados móveis ou a internet.

Otimização das páginas

Quando o site não possui uma versão adequada para a navegação mobile, ele perde muito de seu conteúdo se for aberto de um smartphone, por exemplo. É comum que os usuários desistam do site por ele não ser exibido corretamente.

A versão mobile visa otimizar a experiência do usuário do site quando acessado por dispositivos móveis, tornando a experiência mais satisfatória e diferente do que é visto em desktops ou mesmo sites responsivos. Isso porque toda a experiência do usuário foi minuciosamente pensada a partir do uso de smartphones, o que torna a navegação mais rápida e direta.

Quer saber mais sobre site mobile ou gostaria de desenvolver um exclusivo para a sua marca? Converse com um dos especialistas da MadeinWeb e garanta a melhor experiência para o seu usuário!

By | 2020-10-27T17:38:59-03:00 setembro 8th, 2020|Desenvolvimento Android|

Deixar Um Comentário