Início>Qual é a diferença entre o aplicativo e o web app?

Qual é a diferença entre o aplicativo e o web app?

Você com certeza tem pelo menos um aplicativo instalado no seu smartphone. Hoje em dia, é praticamente impossível fazer qualquer coisa sem um app para auxiliar. Os aplicativos tem um papel essencial no dia a dia das pessoas. Mas, você sabia que existe uma diferença entre Aplicativo e Web App? Continue a leitura para saber mais! 

O que é um aplicativo?

qual-e-a-diferenca-entre-o-aplicativo-e-o-web-app-1

Ao comprar um smartphone, você pode notar logo na tela inicial que ele vem recheado de pequenos ícones. Basicamente, esses ícones são os aplicativos. Além dos que já vêm instalados no celular, você também tem a total liberdade de escolher quais aplicativos você quer baixar, através da loja do seu aparelho. 

Mas, explicando melhor…

Os aplicativos são um tipo de software que funcionam como um conjunto de ferramentas desenhadas para realizar tarefas e trabalhos específicos. 

Por exemplo, existem aplicativos para pedir comida, trocar mensagens instantâneas, publicar e editar fotos, além de diversos joguinhos que são super divertidos para passar o tempo.  

Hoje em dia, já é possível desenvolver aplicativos para notebooks, smartwatches e até mesmo smart tvs. Tudo isso com o intuito de tornar a vida do consumidor cada vez mais fácil, de modo que ele consiga resolver tudo com poucos cliques. 

Cada um dos aplicativos que estão disponíveis no mercado hoje exigem um tipo de programação e um layout diferente, além de proporcionar uma experiência única para cada usuário.

Existem dois tipos de apps: 

Apps nativos

Esse tipo de app é desenvolvido com uma linguagem de programação específica para um tipo de sistema operacional, como iOS ou Android. Sendo assim, ele funciona única e exclusivamente nessa plataforma. Por exemplo, um app nativo desenvolvido para iOS só vai funcionar em iPhones. A MadeinWeb faz desenvolvimento de aplicativos nativos para iOS e Android

Apps híbridos

Um aplicativo híbrido é desenvolvido para funcionar em várias plataformas distintas, ou seja, é reconhecido em todos os sistemas operacionais. Ele pode ser disponibilizado para compra e/ou download em diversas lojas sem precisar de adaptações no seu código operacional. 

qual-e-a-diferenca-entre-o-aplicativo-e-o-web-app-4

O que é Web App? 

Se você acompanha notícias sobre tecnologia, com certeza já ouviu falar do termo ‘Web App’ por aí. Essa categoria é nada mais do que um site responsivo, que se comporta como um aplicativo. Ele pode ser acessado de qualquer tipo de navegador e funciona nos mais diversos tamanhos de tela. 

O acesso dele é através de uma URL e o usuário tem a opção de adicionar o ícone do site na tela inicial do aparelho, como se fosse um aplicativo baixado direto da loja. 

O Web App não consegue utilizar todas as funcionalidades do smartphone, impossibilitando algumas ações. Ele não ocupa espaço na memória do aparelho (já que  não necessita de download), mas só funciona se tiver acesso à internet.

Quais os benefícios de um aplicativo? 

Estamos vivendo na era digital. Quase tudo que fazemos, é com o auxílio de um smartphone. As pessoas estão cada vez mais conectadas, e é preciso se adaptar a essa nova realidade. 

Muitas empresas já estão investindo em aplicativos para expandir a marca e garantir sua presença no digital. O futuro está chegando, e com certeza os aplicativos serão uma grande parte dele. 

Ao ter um aplicativo para seu negócio ou marca, você pode: 

  • Atingir mais clientes em potencial;
  • Garantir a presença no digital; 
  • Canal direto de vendas (principalmente se for um e-commerce);
  • Comunicação imediata com o consumidor;
  • Fidelizar o cliente. 

A MadeinWeb já impulsionou o negócio de várias empresas através dos aplicativos desenvolvidos. Veja nossos cases de sucesso! 

Quais os benefícios de um Web App?

qual-e-a-diferenca-entre-o-aplicativo-e-o-web-app-3

Os Web Apps são uma ótima escolha quando o objetivo é estabelecer uma presença online no mundo mobile, ainda mais pelo fato de ter simplicidade de sua programação e adaptabilidade a diversas plataformas, como smartphones, tablets etc.

O Web App é uma opção mais barata que desenvolver aplicativos nativos e híbridos. É uma boa forma de começar a se posicionar digitalmente. 

Nós sabemos o seu desespero de querer encontrar uma empresa que preste um tipo de serviço único e diversificado, por isso, você pode confiar em nossa equipe.

Nós, da MadeinWeb, desenvolvemos soluções web e mobile focadas em resultados para os clientes, assim fortalecendo a sua marca e trazendo novas soluções criativas e inovadoras, que podem adicionar valor e melhorar as suas expectativas.

E, aí? Aprendeu um pouco sobre o que é aplicativo e o sistema web app? Ainda tem dúvidas? Não esqueça de escrever suas experiências nos nossos comentários, queremos conhecer você! Para mais informações, acesse o nosso blog.

Ficou interessado(a) em nossos serviços? Entre em nosso site e conheça!

Acompanhe-nos também no Instagram!

Deixar Um Comentário