Início>Psicologia das cores: qual a influência no seu aplicativo?

Psicologia das cores: qual a influência no seu aplicativo?

As cores fazem parte da nossa vida. O mundo seria muito sem graça se tudo fosse preto e branco. E as grandes marcas e empresas perceberam rapidamente o poder que as cores têm de transmitir a sensação de paz, amor, ansiedade e até mesmo fome.  A psicologia das cores explica isso muito bem.  

Pois é, por que você acha que gigantes do fast food como McDonald’s e Burger King escolheram cores fortes e vibrantes para representar suas marcas? Porque essas cores dão a sensação de fome. Toda cor quente causa uma sensação no público, assim como uma cor fria. 

Você já parou para pensar porque determinadas empresas escolheram determinadas cores para estampar a sua marca? Já parou para pensar porque os aplicativos de redes sociais, como o Facebook, ou o Twitter são azuis e outros aplicativos, utilizados para que as pessoas possam conversar umas com as outras, como Whatsapp, Wechat e as mensagens nativas possuem as cores verdes?

Existe uma teoria para isso, chamada de Teoria das Cores, desenvolvida pelo alemão Johann Wolfgang Von Goethe, no século 19.

Esses aplicativos citados acima obtiveram muito sucesso, e parte disso se dá exatamente por conta da paleta de cores escolhida para eles, já que o significado das cores é algo primordial na hora de desenvolver o seu App. A psicologia das cores tem uma forte influência sobre as cores que serão escolhidas para o design de um determinado aplicativo.

Estudos mostram que 85% das pessoas que compram qualquer produto acreditam que a cor dele é muito mais importante do que qualquer outro fator, e mais 93% avaliam as cores de um produto antes de comprá-lo. Além disso, várias pessoas desistiram de adquirir determinado produto porque não tinham unidades na cor preferida deles.

Por isso que as cores ocupam um papel extremamente importante no destaque do design de um aplicativo, justamente porque elas têm o poder de impulsionar os consumidores a comprar, ou, no caso, baixar o App. Ou, também, a desinstalar o aplicativo. E isso pode ser muito prejudicial para sua marca.

E pensar que essa escolha de comprar ou deixar de utilizar o aplicativo está ligada diretamente ao ajuste de cores e combinações que estarão presentes no seu aplicativo e à experiência do usuário (UX). Isso porque cada uma delas desempenha um determinado papel durante a sua jornada.

A psicologia das cores influencia diretamente no sucesso e no uso do seu aplicativo. É por isso que este texto está sendo elaborado, justamente para que possa te dar as informações corretas para que você não deixe de perder clientes porque fez uma escolha ruim de cores que não combinaram e acabaram repelindo os consumidores.

Psicologia das cores: ela é tão importante assim para o meu aplicativo?

Com isso, é importante salientar que para criar o seu aplicativo é preciso entender como utilizar as cores no logo, ícone, identidade visual e no layout, já que isso pode influenciar diretamente no sucesso do seu aplicativo e na fidelidade do público.

Após definir todos os itens acima, é hora de fazer a escolha das cores que você irá utilizar no design do aplicativo.

Uma série de estudos mostra que as cores utilizadas causarão forte influência na taxa de download dos seus produtos. Além disso, elas podem influenciar outros fatores, como a usabilidade do aplicativo e a experiência do usuário.

Está certo que, no final das contas, o que dirá se o aplicativo é um sucesso ou não é a sua funcionalidade e utilidade. Entretanto, assim como em qualquer produto, a parte de fora gera um impacto significativo aos olhos do cliente.

As cores transmitem sensações, mesmo que inconscientemente. O vermelho é um exemplo de cor que pode transmitir a ideia de perigo ou de amor, dependendo do contexto no qual foi inserido. Já o azul, remete à tranquilidade, totalmente diferente.

Como principais influências que as cores causam, estão:

Conversão

Em primeiro lugar o rótulo do seu produto deve possuir um design que seja atraente para o cliente, a ponto de que ele sinta estímulo para poder utilizá-lo, afinal de contas, o primeiro contato é um momento que é decisivo para o seu sucesso. Um aplicativo que consiga atrair pode aumentar o número de visitantes dos aplicativos, convertendo-os em downloads, o que será o primeiro passo para que ele se torne popular.

Usabilidade

As cores que acabam se conflitando causam o aspecto de poluição visual, o que certamente fará com que o seu aplicativo não seja utilizado. Além disso, existem até casos de que as cores são desconfortáveis até para os aparelhos celulares, por serem extremamente vibrantes.

Portanto, as cores afetam diretamente na forma de como o seu aplicativo será utilizado.

Experiência do usuário

Entra também a questão da experiência do usuário. Em muitos casos, as cores podem confundir a percepção. Discorda? Tente imaginar um aplicativo de viagens aéreas que utiliza na sua coloração tons laranjas e amarelos.
Enquanto o aplicativo está dizendo que serve para uma determinada coisa, suas cores estão dizendo totalmente o contrário. O desconforto citado acima está ligado diretamente à questão da experiência que o usuário terá com o aplicativo.

Como escolher as cores certas para o aplicativo?

Se você está criando um aplicativo agora, precisa pensar nas cores para ele: vai utilizar apenas cores primárias ou outras cores também? Vão ser vibrantes ou pastéis? Vai focar na sua cor favorita ou na preferida do seu público-alvo?

Pensando nisso, separamos algumas dicas, mas ainda é importante que você realize alguns testes, de preferência nas fases iniciais, disponibilizando algumas versões dos ícones dos aplicativos para saber como será a reação dos usuários e então, fazer as melhorias necessárias, até que ele se torne mais atrativo.

Essa estratégia se chama teste A/B. Você realiza duas ou mais versões do seu App e vê qual é mais aceita pelo público. Assim, é possível aprimorar cada vez mais o seu aplicativo de acordo com a preferência da sua audiência.

Com isso, as dicas são:

Use poucas cores

Trabalhe no máximo com 4 cores, tanto na logomarca, quanto na interface do App. Porém, para um ícone do aplicativo, o ideal é você escolher duas cores que chamem atenção e que transmitam a ideia central.

Claro, as cores que você utilizar no ícone devem estar em harmonia com todo o aplicativo. Dessa forma, o cliente irá reconhecer a sua marca em qualquer lugar que ele for.

Evite cores conflitantes

Não use cores conflitantes ou análogas, elas podem passar uma sensação estranha para o seu aplicativo. Não misture vermelho com verde, nem laranja com azul, pois são cores opostas e poluirão o seu aplicativo.

Estude as cores

Essa é a dica principal. Por mais que você não precise ser um gênio na arte das cores, o mínimo de conhecimento fará com que você não faça escolhas erradas.

Separamos os significados de algumas cores:

Preto: Seriedade, nobreza, tristeza e/ou morte;

Azul: Tranquilidade, seriedade, credibilidade;

Vermelho: Energia, ação, paixão;

Amarelo: Energia, riqueza, luz;

Laranja: Euforia, alegria, entusiasmo;

Lilás: Mistério, grandeza, experiência;

Verde: Liberdade, esperança, bem-estar;

Cinza: Estabilidade, sabedoria, serenidade;

Marrom: Melancolia, desconforto, conservadorismo;

Rosa: Feminilidade, delicadeza, afeto.

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Você está pensando em criar um App? Nós, da MadeinWeb, podemos ajudar!

Desenvolvemos aplicativos do 0, levando em conta as boas práticas de UX design, com cores que remetem o seu negócio e são certas para seu público alvo.

Entre em contato conosco através do link, e apresente o seu projeto!

By | 2020-10-19T19:13:01-03:00 agosto 20th, 2020|Desenvolvimento Android, Desenvolvimento Aplicativos, Desenvolvimento iOS, devOPS|

2 Comentários

  1. Alonso agosto 8, 2018 em 8:01 pm- Responder

    Awesome post.

    • Redação agosto 9, 2018 em 10:44 am- Responder

      Hey Julieta, we thank you for the comment. We hope you continue with us and share our posts.

      Many thanks = D

Deixar Um Comentário