Início>5 motivos pelos quais sua empresa precisa de um portal corporativo

5 motivos pelos quais sua empresa precisa de um portal corporativo

A informação é um grande trunfo para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Mas, para que sejam eficazes e tragam vantagens para estas companhias, é preciso que estes dados sejam administrados adequadamente, extraindo deles todo o seu potencial.

Para que as empresas administrem estas informações entra em cena o portal corporativo. A ferramenta não apenas reúne os dados enviados por colaboradores, como ajuda os diretores a desenvolverem estratégias que podem aumentar os ganhos. Entenda!

O que é um portal corporativo?

O portal corporativo é uma página ou plataforma totalmente voltada para os colaboradores. O objetivo é fornecer informações importantes e úteis para gerir o trabalho dentro da empresa. 

Entre as diversas funções do portal corporativo, é possível compartilhar eventos internos, ações planejadas, resultados conquistados pelo time, entre outras. 

Ele pode ser acessado por uma rede interna, também conhecida como intranet, ou de forma externa, hospedado em um ambiente seguro, também conhecido como extranet. Se preferir, a sua empresa também pode desenvolver um aplicativo exclusivo para funcionar como um portal corporativo. 

Para mostrar a importância de manter um portal corporativo, preparamos este artigo com cinco razões para você ter um portal deste tipo para sua empresa.

Leia mais: Mobilidade Empresarial: o que é e como aplicar!

5 motivos para implantar um portal corporativo na sua empresa

Gerir conhecimento

Mesmo em uma empresa pequena, gerir o conhecimento acumulado por seus colaboradores não é tarefa fácil. Às vezes, o volume de informações é alto, principalmente quando se trata de funcionários de longa data, que é muito fácil que algo se perca.

Para impedir que dados importantes sejam esquecidos e, principalmente, gerar o conhecimento destes profissionais, é importante que a empresa tenha um portal corporativo. Nele, todo o conteúdo armazenado por cada um dos colaboradores é inserido, o que permite que ele seja gerenciado com eficácia e ainda facilita o acesso de todos. 

Especialmente para as empresas que possuem processos operacionais e mais complexos, como uma indústria de dobra de chapa, entre outros, manter os dados armazenados pode fazer com que os novos colaboradores tenham maior segurança ao realizar suas determinadas atividades.

Gerir conteúdo

Se gerir o conhecimento de funcionários e diretores é importante, administrar o conteúdo criado pela empresa é de vital importância para garantir o sucesso desta corporação. Com um portal corporativo, a empresa gere esse conteúdo criado de forma adequada, disponibilizando aos colaboradores as informações necessárias para que realizem adequadamente seu trabalho.

O portal corporativo é importante também para filtrar informações negativas e que poderiam comprometer o desempenho da equipe, como boatos de cortes, desinvestimentos ou até o risco de fechamento de alguma unidade, fatores que tendem a desmotivar uma equipe, derrubando os resultados corporativos.

Ou seja, com o portal corporativo, é possível saber quais são os principais problemas enfrentados pelos colaboradores dentro da companhia, e assim, realizar os devidos ajustes necessários.

Se um departamento de produção de filtro plissado não está satisfeito com a comunicação entre a equipe, por exemplo, é possível implementar sistemas de relacionamento que facilitem a interação, entre outros.

Armazenar dados

O portal corporativo tem como papel fundamental também armazenar os dados colhidos pela equipe de colaboradores, evitando que algo se perca, e garantindo que tal conhecimento seja utilizado para aumentar os resultados da empresa.

Além disso, ele protege os dados obtidos via colaboradores ou equipe de análise do acesso de pessoas que não pertençam à empresa, evitando que caiam nas mãos da concorrência, por exemplo.

Inteligência de negócios

Ao desenvolver um portal corporativo, a empresa torna possível utilizar os dados obtidos por sua equipe para criar informações direcionadas à tomada de decisões, maximizando os resultados e aumentando a satisfação do cliente.

Melhora na tomada de decisões

O conhecimento armazenado em um portal corporativo é positivo também na tomada de decisões da empresa. De posse de dados obtidos os executivos podem, por exemplo, montar a melhor estratégia, considerando seus pontos fortes e fracos.

Esse conhecimento permite que a companhia entenda seus concorrentes, onde pode investir para se tornar referência no setor em que atua e, ainda, quais erros precisam ser corrigidos para que não seja superada pelos demais.

A informação disponibilizada no portal corporativo permite também que a empresa crie estratégias para melhorar a experiência de seus colaboradores, tornando-os mais produtivos e satisfeitos.

Quanto mais engajamento, mais resultados e maior relevância a empresa obtém, tornando possível que ela se torne referência no mercado em que atua.

Como implementar o portal corporativo dentro da empresa?

Antes de implementar o portal corporativo na sua empresa, é preciso levar em conta processos, ferramentas e conteúdos com base nas necessidades do usuário, no caso, dos seus colaboradores. Entenda algumas etapas: 

Mapeie processos

O que de fato é importante para o seu colaborador? Quais informações e ferramentas podem tornar os processos e estratégias mais ágeis e seguras? Com a resposta para essas perguntas, você terá um bom direcionamento sobre o que deverá conter no seu portal corporativo. 

Direcionamento

Nem sempre um conteúdo direcionado para um profissional, será relevante para outro.

Em uma fábrica de tratamento de água industrial, por exemplo, o departamento de produção precisa de informações diferentes de uma equipe de marketing e vendas.

Caso contrário, além de gerar confusões desnecessárias, as informações mal direcionadas podem prejudicar a produtividade dos colaboradores. Isso é válido para qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento.

Por isso, é preciso adequar o direcionamento das informações para que elas atinjam o usuário adequado na hora certa. 

Gestão de conteúdo e compartilhamento

Para o seu portal corporativo funcionar, é preciso que as pessoas se sintam seguras em compartilhar informações. Por isso, estimule a participação por meio do compartilhamento de conteúdos e garanta que eles sejam de fato importantes para o usuário. 

Respeito à cultura

Esse é o principal ponto: é fundamental valorizar a cultura da sua empresa dentro do portal corporativo. Ele deve estar bem alinhado com a cultura da empresa do mundo presencial, afinal, alguns são mais informais e outros mais formais e isso deve ser replicado no seu portal. 

Essas foram as principais informações sobre como implementar o portal corporativo em sua empresa. Apesar de simples, ela vai integrar ainda mais a sua equipe e ainda melhorar a sua comunicação. 

Conte com a MadeinWeb para desenvolver o seu portal corporativo! Converse com o nosso time de especialistas e compartilhe as suas ideias. 

Conheça nosso Instagram.

By | 2020-10-29T08:40:08-03:00 outubro 23rd, 2020|Multiplataforma|

Deixar Um Comentário