Início>Desenvolver um App: conheça os 10 erros que você pode cometer

Desenvolver um App: conheça os 10 erros que você pode cometer

Desenvolver um App não é tão simples quanto se imagina, principalmente se você deseja ter sucesso com com ele. Muitas pessoas, quando pensam em desenvolver um App, cometem erros que, a princípio, não sabem ou conhecem e, depois, no futuro, não entendem o motivo do aplicativo não gerar resultados.

Neste texto, você vai entender que, diante de uma excelente ideia que pode transformar o seu negócio, é importante planejar e conhecer os riscos. Durante o desenvolvimento do aplicativo, você deve fugir de situações que, aparentemente, não são perigosas, mas que no futuro podem desencadear em erros que vão desde a péssima experiência do usuário, até aos bugs que o App pode apresentar.

Boas ideias precisam andar de mãos dados com bons planejamentos
erros que você comete ao pensar em desenvolvimento de aplicativos

Você ter boas ideias e querer inseri-las no mundo dos aplicativos é um bom caminho. Hoje em dia, os Apps fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas no mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e análise, a Sensor Tower, tanto a App Store quanto a Play Store superaram os números dos três primeiros meses de 2020 e fecharam a primeira metade do ano com recordes: as duas lojas online somaram mais de 37 bilhões de aplicativos baixados entre abril e junho de 2020.

Por isso, é necessário que verdadeiras estratégias estejam no cotidiano do desenvolvimento de aplicativos, sob a ótica da competitividade, funcionalidade e diferencial no mercado, abrindo caminhos para os mais diversos tipos de ideias de negócios.

O único problema, principalmente para uma pequena empresa ou um negócio que esteja no seu início, é conseguir descobrir qual é a melhor abordagem. A decisão certa é o que garante o sucesso.

O que você NÃO deve fazer ao pensar em desenvolver um aplicativo?

Assim como você quer introduzir ideias novas, você também quer evitar ou eliminar aquelas que sejam ruins e podem te prejudicar com o passar do tempo. É por isso que selecionamos para você 10 erros que você precisa ficar longe ao desenvolver um aplicativo.

Fique tranquilo, pois não há julgamento algum, apenas mostrar os pontos que você precisa rever para que o seu aplicativo se torne um sucesso. E, se você cometeu um ou mais “erros” listados abaixo, há chances de reverter. Continue a leitura para saber como!

10 erros que você comete ao pensar em desenvolver um App

1) Quanto mais funcionalidades, melhor – Esse é um dos principais erros que muitas pessoas não fazem ideia, afinal, seria lógico pensar que quanto mais itens e mais utilidade o seu aplicativo possa ter, melhor seria, já que ele estaria apto à qualquer função, não é mesmo? Errado! O funil é muito importante.

Não adianta querer fazer tudo, sem ser bom em tudo. Melhor ser ótimo em uma coisa, uma função. Sem falar que quanto mais funções o seu aplicativo tiver, mais caro sairá o seu projeto, pois mais tempo será preciso para que ele seja desenvolvido e menos tempo para aprender a entender o que o seu usuário realmente quer e valoriza.

Na maioria das vezes, o seu aplicativo fica com um aspecto de “elefante branco”, e não consegue ter nenhum usuário.

2) Todos os usuários são o seu público alvo – Pensar em algo grande é bom para todos os empreendedores, mas imaginar que ele irá alcançar, inicialmente, milhões de usuários é um erro, e também grande.

Para que o seu aplicativo possa atingir uma camada do público que é mais conservadora, ou seja, a maioria, é preciso que ele seja aceito pelas menores camadas, como aqueles que estão iniciando no momento.

Tire, como exemplo, o Whatsapp e o Facebook, que respeitaram essa regra e hoje conseguiram alcançar todas as camadas, justamente porque passaram por todas as etapas do processo.

3) Pensar nos milhões que irá ganhar – Não entre com esse pensamento. Para se ter uma ideia, é mais fácil você ganhar na loteria do que ter o retorno da mídia e milhões na conta.

Isso não significa que você não possa vir a ganhar os milhões. Pelo contrário, você deve sempre acreditar nisso. Mas, para que isso possa começar a dar certo, você deve preparar, no mínimo, uns 5 anos ou mais da sua vida para conseguir realizar esse feito.

Para conseguir, você precisará de muito mais do que uma boa ideia: é preciso executá-la da melhor maneira.

4) Imitar aplicativos de sucesso – Ali, no item dois, dissemos “tire, como exemplo, o WhatsApp e o Facebook”, e não “imite-os”. Quando se começa a desenvolver um App, quando se tem uma ideia, a primeira coisa que, normalmente teria que ser feito, seria se espelhar em um aplicativo de sucesso. Mas querer copiar ou fazer melhor do que esses aplicativos certamente não é a melhor saída para você.

Tudo nesses aplicativos está inserido por um motivo e provavelmente você não saberá qual é.

Todas as funções dos aplicativos foram criadas a partir de anos de experiência, pesquisa e resposta dos seus usuários. Não crie determinadas funções baseadas no que você acha. É preciso pesquisa antes da ação.

5) Achar que sabe o que está fazendo – Você, provavelmente, já deve ter tido algumas experiências nos negócios que deram certo, o que fez com que você ficasse com mais recursos financeiros para fazer investimentos.

Entretanto, sozinho você não irá conseguir. Com isso, não ache que você sabe o que está fazendo. Você precisará de uma ajuda profissional.

6) Achar que o caminho certo é o que escolheu – Algumas situações se mostram a partir do momento em que você ouve que algumas pessoas estão interessadas na sua ideia, seus amigos gostaram, os clientes que poderão vir a gostar.

Tudo isso não dará o real significado, que é saber se vale a pena investir ou resolver um determinado problema. Você só saberá se está no caminho certo se as pessoas fizeram os downloads do seu aplicativo.

7) Desenvolver um App, aguardar a finalização, e lançá-lo – Não aguarde o projeto finalizar por completo para poder lançá-lo. O recomendado é que você lance o seu aplicativo, para algumas pessoas, antes de testar finalizado, disponibilizando apenas a sua melhor funcionalidade.

Caso não faça um teste antes, você colocará em risco o seu investimento, deixando apto a não ser utilizado por ninguém.

Lançar um produto como teste é o melhor caminho para que você perceba se ele está sendo percorrido corretamente. O público é o melhor termômetro.

8) Começar grande – Ao executar uma ação para o App, você tem como ideia lançá-lo com mais de 1 funcionalidade. Não, assim, você já está fazendo com ele comece maior do que realmente é ou possa ser.

Pense no Whatsapp: pra início, ele só precisa de uma lista de contatos e uma tela de conversa. Não precisa de emoticons, mensagem de voz, foto do contato, nada disso. Ele foi baseado no SMS e você já viu o que tem na mensagem?

Você pode adicionar recursos ao seu aplicativo, mas depois que o mínimo tiver sido testado.

9) Não realizar testes – Deixar de realizar testes no seu aplicativo é abraçar uma âncora e mergulhar no mar. Até grandes empresas realizam testes para, depois da recepção, incluírem ou não no seu aplicativo. Por isso, é importante que você faça testes, nem que sejam com o mínimo, mas faça.

10) Abraçar o mundo – Não adianta achar que o seu aplicativo irá resolver o problema de todas as pessoas. Não vai. Nem pense nesse assunto. Achar isso é tirar o foco do verdadeiro conceito pelo qual o seu aplicativo foi desenvolvido.

Pronto, os 10 erros que você pode cometer ao pensar em ter o App do seu negócio em mãos, já foram listados. Mas e aquilo sobre você já ter cometido um ou mais desses erros?

Nós, da MadeinWeb, podemos te ajudar a identificar se, de fato, esses erros estão no seu projeto, melhorá-lo e desenvolver o App para você. Somos especialistas nisso, e você não precisa se preocupar!

Clique aqui para batermos um papo. Nos siga no Instagram e no LinkedIn para entender o nosso trabalho

Deixar Um Comentário