Início>O que eu ganho fazendo a manutenção evolutiva do meu aplicativo?

O que eu ganho fazendo a manutenção evolutiva do meu aplicativo?

O mercado mobile é um dos mais dinâmicos nos diversos ramos da tecnologia. E, isso, os desenvolvedores de aplicativos sabem, ou deveriam saber muito bem. Ao lançar um aplicativo, o time que o criou deve estar pronto para lançar manutenções corretivas periodicamente.

Você sabe por quê? Essas modificações são necessárias para acompanhar as mudanças sofridas pelos sistemas operacionais dos próprios smartphones, que são constantemente revistos para acomodar as mudanças tecnológicas ou corrigir brechas de segurança que colocam as informações dos usuários em risco.

Uma dúvida muito comum entre os desenvolvedores de aplicativo é em relação aos benefícios da manutenção evolutiva. Afinal, porque investir tempo e dinheiro nestas mudanças? O que eu ganho com isso?

Para mostrar as melhores razões para isso e porque você deve investir seus esforços nessa prática, trouxemos as melhores justificativas para convencê-lo a não deixar seu aplicativo desatualizado.

Melhorar a qualidade do aplicativo

Como mencionamos acima, os sistemas operacionais dos smartphones passam por constantes revisões periódicas, e os motivos para isso são muitos: desde otimizar o funcionamento das baterias, por exemplo, poupando carga, até corrigir falhas importantes que prejudiquem seu desempenho.

Sem esquecer, claro, da segurança. Por inserirmos uma quantidade cada vez maior de dados pessoais nos aplicativos, é fundamental que seu sistema operacional esteja atualizado, de forma a protegê-lo de eventuais invasões.

Por isso, para garantir que seu aplicativo acompanhe esse esforço de melhoria realizado pelas gigantes da tecnologia, é importante que seu time de desenvolvedores gaste algum tempo no desenvolvimento de melhorias para a qualidade do aplicativo corrigindo, por exemplo, queixas como instabilidade, fechamentos bruscos ou até mesmo travamento.

Esse tipo de problemas prejudica a interação do usuário com seu produto e, muitas vezes, leva as pessoas a desinstalarem o aplicativo e avaliar a ferramenta de forma negativa em fóruns ou até mesmo nas próprias lojas dos respectivos sistemas operacionais.

Acrescentar novas funcionalidades ao aplicativo

Como dissemos lá em cima, o mercado de mobile é dinâmico. Tão ou até mais do que outros segmentos da tecnologia. Por isso, um aplicativo sem novidades é logo abandonado pelo usuário, que vai atrás de outro mais moderno e que satisfaça suas necessidades em pouco tempo.

Quer manter-se entre os melhores? Invista em atualizações. Ao acrescentar novas funcionalidades a seu dispositivo você não apenas mantém seu público fiel como conquista novos usuários, que compartilharão as experiências positivas entre si.

Melhorar o desempenho do aplicativo

Esse quesito, já citado lá em cima, merece tanto destaque quanto o anterior. Aliás, merece até mais. Garantir que seu aplicativo funcione adequadamente, investindo em manutenções evolutivas periodicamente deveria ser a primeira preocupação dos desenvolvedores ao lançar um produto no mercado.

Quem gostaria de usar um aplicativo desatualizado, que trava sempre e oferece uma péssima experiência ao usuário. Ninguém. E quem se vê obrigado a utilizar esse tipo de produto, tem a queixa pronta na ponta da língua, e dificilmente recomenda a terceiros um aplicativo tão ruim e tão negligenciado.

Manter as conexões com APIs de terceiros, como Facebook e Google

Atualmente, os aplicativos de celular, sejam eles voltados para compra, venda ou até mesmo para traçar o melhor caminho utilizam os APIs de outros, como Facebook e Google. Por isso, se você quer que seu aplicativo ofereça ao usuário o serviço que você vendeu, é fundamental realizar a manutenção evolutiva.

Ao negligenciar esse tipo de serviço, seu produto corre o risco de não funcionar, pois as principais gigantes da tecnologia, como Facebook e Google realizam manutenções constantes em seus produtos (o Facebook, por exemplo, lança atualizações de seu aplicativo quase que semanalmente).

Manter-se atualizado com as últimas versões dos sistemas operacionais

Outro ponto que merece ser resgatado é a necessidade de que seu aplicativo se mantenha atualizado com as últimas versões dos sistemas operacionais mais populares: Android e iOS.

Em suas atualizações constantes, esses sistemas operacionais procuram otimizar seu funcionamento, lançando recursos que tornem a experiência do usuário ainda mais segura e diferenciada.

Mas essas mesmas atualizações, que melhoram a vida do usuário, podem inviabilizar o funcionamento de seu aplicativo caso ele esteja desatualizado. Por isso, se você deseja se manter relevante no mercado, é crucial que faça as manutenções evolutivas recomendadas, acompanhando o realizado por gigantes como Microsoft e Apple.

Evitar perder dinheiro

Essa última razão deveria estar no topo dos motivos elencados aqui, já que é consequência direta de uma manutenção negligente e o descaso com os usuários de seus produtos. Manter um aplicativo desatualizado pode representar um enorme prejuízo não apenas em reputação, mas em dinheiro.

Embora o custo para o desenvolvimento de um aplicativo não seja tão expressivo como algumas empresas imaginam (ou temem, por isso evitam essa experiência), ele envolve empregar recursos que poderiam ser utilizados em outras áreas.

Por isso, lançar um aplicativo e simplesmente negligenciá-lo, sem realizar quaisquer manutenções evolutivas é, no mínimo, jogar dinheiro fora. E porque isso? Porque, ao tomar tal atitude, você reconhece que seu produto é ruim e que foi uma perda de tempo desenvolvê-lo e lançá-lo no mercado.

Além disso, você desrespeita os consumidores que acreditaram e confiaram na sua tecnologia ao utilizar seu serviço, deixando-os com um produto atrasado e, em alguns casos, inoperante.

Se você acredita que, ao lançar um aplicativo, não é necessário realizar qualquer tipo de alteração, sinto informar que você está no segmento errado e que o mercado mobile não é para você.

Nesse mercado é fundamental compreender a importância da tecnologia, os avanços, como tudo se transforma em um piscar de olhos e em pouquíssimo tempo. O que é tendência e inovador hoje, pode ser completamente atrasado e desatualizado amanhã.

Quer continuar relevante, presente, e conquistar cada vez mais usuários para seu aplicativo? Faça as manutenções evolutivas recomendadas. O que pode parecer trabalhoso no início mostrará valer muito a pena. Basta que você encontre o time adequado de desenvolvedores e esteja disposto a investir tempo e dinheiro.

Competir no mercado mobile não é simples. E manter-se entre os primeiros é ainda mais complicado.

By | 2017-12-14T16:01:45+00:00 janeiro 4th, 2018|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário