Início>Comparativo: Nuvem x HD – Diferenças e Virtudes de cada um

Comparativo: Nuvem x HD – Diferenças e Virtudes de cada um

A evolução faz parte da vida. E na vida tecnológica esse conceito não é diferente. Ao longo do tempo, até os hardware’s cresceram e hoje, temos um choque de cultura entre a geração HD e a Cloud.

Neste comparativo, vamos te falar as diferenças entre os meios de salvamento utilizados no momento.

Antes de mais nada, vamos falar um pouco de história? Quatro parágrafos só, te prometo. Dito isso, vamos lá!

Ascendendo às Nuvens!

Em 1960, John McCarthy cientista da computação já trabalhava na possibilidade da IA (Inteligência Artificial) passar a existir. Com o tempo e diversos artigos publicados, McCarthy se tornou uma referencia no meio tecnológico sendo intitulado o “Pai da Inteligência Artificial”.  John faleceu em 2011 aos 84 anos.

John além de ter sido um dos criadores da Inteligência Artificial, também foi o responsável pelo desenvolvimento da linguagem de programação Lisp em 1958.

Um pouquinho antes disso, mais exatamente um ano antes, a gigante IBM foi responsável pela criação do primeiro disco rígido (ou para os íntimos HD) do mundo. O disco era formado por 50 discos magnéticos contendo cinquenta mil setores e uma capacidade de 5 megabytes uau! Mas claro que para a época, era algo genioso!

Bom, após esse breve momento histórico, é importante ressaltar que o HD sempre foi a ferramenta de salvamento “padrão”, vindo sempre juntos aos PC’s, logo ele se tornou o hardware mais querido do mundo. Até advento das novas tecnologias como disquet, cd/dvd, pen drive e a própria cloud.

Mas por qual razão o HD começou a perder espaço?

Primeiro vamos desmistificar que o HD tenha perdido espaço (muito pelo contrário inclusive), mas o que aconteceu foi muito simples.

Com o avanço da tecnologia e com as pessoas cada vez mais conectadas, seria algo no mínimo estranho você ver um amigo seu indo trabalhar com um hard disk no lugar de uma pasta.

Um pen drive (por exemplo) nada mais é que um hard disk só que “pocket”. Logo você pode levar ele pra qualquer lugar e ninguém sequer vai imaginar que você tem arquivos ultra-secretos no seu bolso, certo?

Hard Disk

Bases de um disco rígido

Mas com toda essa facilidade, existe o fator fragilidade. HD’s não pedem muito para se tornarem carcaças. Basta uma batida inocente que ele já pode queimar.

Em contrapartida, surgiram os serviços de nuvem ou Cloud Computing no inicio desse século. Pra trazer uma opção a mais de armazenamento intangível. Maravilhoso, não?

A nuvem concede um trabalho incrível desde que acompanhado de um serviço de internet minimamente show.

Mas se você tem acesso a uma internet dessa, aconselho você a passar pela experiência de usar esse serviço.

Porém, se você, assim como eu, prefere usar algo físico, o HD ou seus derivados (como Pen drive e até mesmo o celular) também são recomendáveis, mas já sabe, cuidado.

Afinal de contas: Qual dos dois vale mais a pena usar?

Comparativo: Nuvem x HD – Diferenças e Virtudes de cada um

Na dúvida, faça um comparativo, analise bem os pontos de ambos e veja qual deles faz seu estilo.

A resposta está dentro da sua necessidade e do seu gosto.

Neste artigo, a nossa intenção não é te apontar “qual é melhor”, e sim, apresentar Os prós e os contras de cada um, assim te indicando o melhor caminho, para o seu dia a dia e o da sua empresa também.

Normalmente muitas pessoas acabam utilizando até os dois mecanismos de salvamento, até por questão de uma segurança dobrada. Tipo “Para quê salvar em um se posso salvar nos dois?”

Colocamos alguns pontos para você refletir sobre seu método de uso mais facilitador. E esperamos que esse artigo tenha te dado um pouco mais de conhecimento sobre essas duas ferramentas e como elas podem lhe ser uteis.

 

By | 2018-02-15T15:49:37+00:00 fevereiro 15th, 2018|Tecnologia|
%d blogueiros gostam disto: