Início>Mobilidade corporativa: um aplicativo como solução

Mobilidade corporativa: um aplicativo como solução

É cada vez mais comum a utilização de aplicativos no mundo corporativo, aumentando a conexão dos colaboradores, fazendo com que a produtividade se dê de forma mais efetiva, o que faz o trabalho ser realizado de forma mais rápida e inovadora. Os computadores estão sendo substituídos pelos dispositivos móveis, e isso pode ser visto em reuniões, nas visitas de campo, ou em qualquer outro lugar. Para isso, eles só precisam estar conectados numa rede 3G, 4G ou Wi-fi.

Com isso, é cada vez mais fácil acessar a sua caixa de correio eletrônico, compartilhar alguns arquivos e aprovar processos pelo celular. E isso só é possível graças à tecnologia, que permite que as empresas façam a adoção da mobilidade corporativa.

Entende-se como mobilidade o entendimento das pessoas, dos processos e das tecnologias se interagem para realizar o trabalho de uma forma melhor. Para as pessoas, o termo facilita o acesso fácil às informações e aplicações, independente do lugar, da hora, ou do dispositivo que está sendo utilizado. Já para os processos, são as soluções com custo efeito que irão melhorar a eficiência para que seja alcançada os objetivos de melhoria da satisfação dos clientes e a redução de custos operacionais.

Explicando, hoje em dia, mais de 70% das empresas com mais de cem funcionários já possuem celulares e smartphones corporativos. E destas, cerca de 41% contratam algum plano de pacote de dados.

Outro avanço da mobilidade no Brasil é a quantidade, cada vez mais crescente, dos usuários de aparelhos celulares. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, o ano de 2016 terminou com 244,1 milhões de linhas móveis em serviço.

Quando uma empresa precisa buscar soluções de mobilidade corporativa?

Para ser sincero, essa busca já deveria ter sido feita há muito tempo atrás. Se a sua empresa ainda não conta com esse tipo de serviço, trate de iniciá-lo o quanto antes, pois, cada vez mais que o tempo passa e a sua empresa não utiliza o serviço de mobilidade corporativa, mais para trás ela vai ficando e, todo esse atraso, pode cobrar um valor muito alto quando você tentar adaptá-la a ele.

É preciso entender que a mobilidade corporativa se tornou o primeiro caminho para a comunicação direta entre empresa e cliente. Com isso, é vital que se planeje um aplicativo que seja voltado totalmente para as necessidades dos clientes.

O x da questão seria no modo como fazê-lo: contratando uma empresa ou investindo em uma equipe? De qualquer forma, você não concordará com nenhuma das opções.

Contratar uma terceirizada, se não for uma de primeira qualidade, pode oferecer diversos riscos que afetarão o resultado final.

Já em contrapartida, montar uma equipe para desenvolver um aplicativo internamente é trabalhoso, pois são necessários designer, web designer, programados, analista de sistemas, arquiteto de software, entre outros.

Os custos irão variar de acordo com a qualidade do serviço. Os melhores certamente irão garantir a qualidade do serviço, mas num investimento maior, pois são profissionais bastante requisitados no mercado. Ainda serão inclusos outros custos com a operação.

Portanto, o melhor a se fazer é firmar uma parceria com uma empresa que ofereça uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos.

%d blogueiros gostam disto: