Início>Inteligência Artificial gera mais empregos

Inteligência Artificial gera mais empregos

A Inteligência Artificial chegou para ficar. Várias empresas e estabelecimentos estão aderindo a essa nova tecnologia que facilita a vida de muita gente. Muitos acreditam que isso pode ser uma coisa ruim, que a IA vai arruinar vidas de trabalhadores e daqui uns anos, os humanos serão substituídos pelas máquinas. Mas não é bem assim. Neste post, vamos te contar como que a Inteligência Artificial gera mais empregos a cada dia.

Uma pesquisa realizada ao longo de 2018 pela empresa americana de busca de empregos, ZipRecruiter, constatou que a Inteligência Artificial criou três vezes mais empregos do que destruiu. O setor que mais cresceu foi o de cientistas de dados sênior – com 340% mais vagas de emprego do que em 2017.

Outras áreas que aumentaram a gama de empregos foram: desenvolvedor de apps mobile (186%), especialista em SEO (180%), desenvolvedor web (179%) e gestor de marketing para mídias sociais (163%).

Ainda de acordo com essa pesquisa, as vagas que foram substituídas pela implementação da Inteligência Artificial foram: fiscais de trânsito (-35%), digitador/datilógrafo (-33%), supervisor postal (-21%), operadores de switch de televisão (-20%) e operadores de máquinas têxteis (-19%).

A pesquisa mostrou que embora a Inteligência Artificial reduza o número de empregos em algumas indústrias, ela também foi responsável por criar novos produtos e serviços, o que pode dar origem a novos mercados, além de melhorar a produtividade dos funcionários.

Em contrapartida, em um estudo realizado pela FGV em parceria com a Microsoft, foi relatado que a Inteligência Artificial pode aumentar o desemprego em quase quatro pontos percentuais pelos próximos 15 anos. Nessa pesquisa, foram analisados três cenários de crescimento no uso da tecnologia: um otimista, um neutro e um pessimista.

No pior dos cenários, Felipe Serigatti – professor de economia da FGV e responsável pelo estudo -, diz que os mais afetados pela Inteligência Artificial serão os trabalhadores menos qualificados, que verão o desemprego aumentar em até 5,14 pontos percentuais.

Inteligência Artificial gera mais empregos

Outra tese deste estudo defende que a Inteligência Artificial aumentará a desigualdade no país. A ZipRecruiter discorda. Eles afirmam que empregos que requerem apenas o ensino médio completo cresceram mais do que as vagas que exigem graduação em um curso universitário. No entanto, vagas mais especializadas e relacionadas com IA cresceram 379%, e esse número tende a crescer ano após ano.

O estudo ainda diz que parte dos resultados se dão pelo fato de que, hoje em dia, todas as iniciativas de sucesso relacionadas com a Inteligência Artificial ainda utiliza desta tecnologia em parceria com trabalhadores humanos. Enquanto ainda for assim, é difícil imaginar uma realidade onde empregos sejam extintos sem que surjam novas vagas para trabalhar em conjunto com os algoritmos.

A ZipRecruiter também realizou estudos específicos em diferentes áreas afetadas pelas Inteligência Artificial, entre elas: agricultura, saúde, educação e transporte. Em todas as áreas, os impactos da tecnologia são positivos, e criaram mais empregos do que extinguiram.

Ainda assim, muitas pessoas tem medo da mudança. Muitos trabalhadores temem que um dia sejam substituídos pela inteligência artificial. Desses trabalhadores, 48% estão preocupados com a IA eliminando empregos em geral e 58% acham que a IA destruirá mais empregos do que cria.

O mundo está evoluindo e as tecnologias também. A inteligência artificial continuará se consolidando cada vez mais no mercado, até se tornar a tecnologia mais poderosa e lucrativa do mundo – e isso não está muito longe de acontecer.

Muitas mudanças virão, e as pesquisas mostram que os empregos não estão sendo perdidos, apenas migrados para diferentes áreas – como os drones, por exemplo. A confecção deles causou um crescimento em áreas como engenharia (1488%) e pesquisa e desenvolvimento (657%) .

Essas mudanças requerem uma inovação na forma de preparação para o mercado de trabalho, pois os candidatos a essas vagas precisam estar preparados para lidarem com tudo isso.

E você, o que acha da Inteligência Artificial? Conta pra gente!

Para mais artigos como esse, fique sempre ligado no site da MadeinWeb e acompanhe nosso blog para novidades do mundo tecnológico.

By | 2019-07-25T15:29:59-03:00 julho 25th, 2019|Tecnologia|

Deixar Um Comentário