Início>Entenda tudo sobre geolocalização para aplicativos?

Entenda tudo sobre geolocalização para aplicativos?

É de senso comum que a tecnologia veio de forma a ajudar a tudo e a todos. Com isso, milhões de utilidades podem ser conseguidas através dela. Se antes, as pessoas tinham que esperar longos períodos para realizarem algumas atividades, hoje, com apenas dois cliques e um celular com acesso à internet, mais um ganho da tecnologia, a resposta está a menos de dez segundo na mão.

A facilidade com que a tecnologia causa nas pessoas permite uma aceleração da evolução da espécie, que hoje em dia, dificilmente conseguirá viver sem a utilização da tecnologia. Por mais assustadora que a frase possa parecer, a realidade é constatada facilmente quando se olha para o lado e observa pessoas com os olhos vidrados na tela do smartphone, sem se importar com todo o mundo que está à sua volta.

E, com a tecnologia, outros elementos também puderam ser inclusos no processo. A criação de aplicativos, por exemplo, é um dos grandes avanços conquistados graças à tecnologia. Com os aplicativos, uma ferramenta que surge causando impactos verdadeiramente positivos é a geolocalização, que permite mostrar onde se encontra o aplicativo.

Com isso, milhares de pessoas foram beneficiadas no mundo inteiro, uma vez que, o aplicativo estando conectado à internet, pode ser facilmente localizado, com informações sobre o país, o estado, a cidade, o bairro, a rua, e até a hora em que esse dispositivo se encontra.

Essa identificação pode ser dada através do IP, da radio frequência, da conexão sem fio e das coordenadas do GPS. Diversos dispositivos estão fazendo uso da geolocalização em algum lugar do mundo.

O que é geolocalização?

A geolocalização é a localização que algum equipamento fornece, seja de um objeto ou de um usuário. Existem diversas tecnologias que são capazes de fornecer a geolocalização preciso do dispositivo móvel. Hoje em dia, é mais comum encontrar essa tecnologia em aparelhos celulares, tablets e até smartwatches.

A tecnologia da geolocalização começou a ser utilizada em 2009, quando chegou aos mercados e, desde então, passou a ser utilizada para aumentar as funcionalidades das tecnologias que foram desenvolvidas mais recentemente. Para todas as pessoas, de um modo geral, a geolocalização está inserida cada vez mais no dia a dia, ora sendo utilizada para conseguir informações sobre o trânsito, a localização de serviços e lojas pela localidade, informar sobre a sua posição no exato momento a amigos pelas redes sociais, ora para chamar um meio de transporte ou te ajudar a lembrar onde foi que você estacionou o seu veículo, se for o caso.

Essa tecnologia passou a ser utilizada por muitos aplicativos justamente pela facilidade que ela oferece, não apenas para quem a está utilizando, mas também para as instituições que já fazem uso dela no seu sistema de trabalho, afinal de contas, com a geolocalização, o trabalho consegue ser feito de forma mais simples.

Como funciona a geolocalização?

Existem diversos meios em que a localização pode ser utilizada, seja para informar com exatidão o local de uma pessoa ou objeto, seja para não errar o trajeto para um determinado lugar.

Para ter um conhecimento melhor sobre a geolocalização, você irá saber onde e de que forma ela é utilizada. Observe os itens abaixo:

AGPS – é um aperfeiçoamento do GPS, que também recebe os dados de uma antena de telefonia celular. Também é conhecido como GPS Assistido;

GPS – é a localização realizada através do satélite, onde são captados os sinais de, pelo menos, três satélites. Esse processe depende diretamente das condições do tempo;

GSM – é a localização realizada através das ondas de rádio. Ela utiliza as informações que são fornecidas pelas operadoras móveis. Isso quer dizer que é possível localizar um telefone celular mesmo que o GPS esteja desativado. Para isso, o dispositivo deve estar ligado e com sinal;

Wi-fi – é realizado através das redes wi-fi disponíveis, determinando a geolocalização mesmo que o sinal de GPS esteja desligado.

Quais são os aplicativos que mais usam a geolocalização e como ela é utilizadaem cada um deles?

Assim como o avanço da tecnologia causou estranheza pela sua velocidade, a geolocalização também conquistou o seu espaço nas empresas, e de forma extremamente rápida.

Com isso, as empresas que mais praticam marketing nas redes, como os restaurantes, as discotecas, os aplicativos de relacionamentos, de viagens, delivery, entre tantos outros, se adaptaram rapidamente a essa função.

Então, este texto separou alguns aplicativos, dentre os que são mais utilizados, para mostrar para você como a geolocalização funciona em cada um deles.

Foursquare

O Foursquare é um aplicativo de busca que faz uso de dados do usuário para mostrar a ele os lugares que são baseados nos seus próprios gostos, nas avaliações passadas, na escolha dos amigos e especialistas da sua confiança.

Através dele, é possível o usuário receber indicações de lojas, restaurantes, clubes, teatros, entre diversos outros lugares. Ainda oferece a oportunidade de seguir as pessoas que são do seu interesse.

Google Maps

Esse aplicativo é referência no processo de geolocalização. Ele possui serviços de busca que são oferecidos em todos os lugares do mundo, de países, cidades, ruas, até recurso que auxilia na procura para vagas de estacionamento para carros. O Google Maps utiliza o GPS para encontrar os locais desejados, além de rotas e outras funcionalidades.

PedidosJá

É um aplicativo que traz o restaurante até você. Através dele, a comida chega até a sua localização. Utilizando apenas a localização do usuário, o aplicativo oferece os lugares mais próximos com os cardápios de cada estabelecimento. Além disso, é possível visualizar as opções de entrega, o preço e a forma de pagamento.

Uber

Um aplicativo utilizado para viagens. Ele funciona através da geolocalização, informando o local onde o passageiro se encontra, quanto tempo o motorista irá chegar e também o percurso da viagem, além de diversas outras funções.

Waze

Outro aplicativo que compartilha informações de trânsito e das vias em tempo real. Funciona através da geolocalização, é o maior aplicativo de navegação e trânsito do mundo e se baseia em uma comunidade, informando sobre a ação da polícia, os acidentes, localiza os postos de abastecimento com os melhores preços, informa rotas e ainda dá a possibilidade de compartilhar locais.

By | 2018-10-05T09:30:49+00:00 outubro 5th, 2018|Não categorizado|

Deixar Um Comentário