Início>Design de aplicativos: o que é e porque é tão importante?

Design de aplicativos: o que é e porque é tão importante?

Está claro que os aplicativos trouxeram ao mundo um novo modelo de negócios, que inclusive é bastante rentável. Mas você sabia que o design de aplicativos faz toda a diferença na hora de conquistar os clientes e sair na frente do mercado?

Neste contexto, também é bastante comum haver grande competitividade entre os desenvolvedores dessa ferramenta.

Por ser um produto amplo, os aplicativos precisam ser eficientes, mas esse não é o único ponto para o seu sucesso. Atualmente, o design é parte fundamental no desenvolvimento de aplicativos, facilitando a funcionalidade e sendo um ponto de referência para o crescimento dessa ferramenta. Entenda! 

Design de aplicativos: o que é?

O design de aplicativos é a criação de interfaces que atendem às expectativas do usuário quanto às interações e experiências dentro dos aplicativos mobile. Usando técnicas de UI/UX, o Designer desenvolve soluções que fazem com que usar o seu app seja fácil e intuitivo.

Isso significa que ele vai muito além de um visual bonito e agradável. O design mobile dos aplicativos associam a arquitetura de informações, utiliza os padrões de usabilidade e aplica a identidade visual da sua marca. Para se ter ideia, até as cores podem influenciar o seu App.

Os aplicativos móveis precisam considerar os conhecimentos que o consumidor já tem. Dessa forma, você pode criar um aplicativo que realmente agrade o seu público-alvo. 

Leia mais: Psicologia das cores: qual a influência no seu aplicativo? 

Design de aplicativo: por que é tão importante?

Engana-se quem pensa que a qualidade do design só tem ligação com o conjunto de botões, cores e as telas que ele apresenta, vai muito mais além do que isso. Como dissemos, a usabilidade conta muitos pontos. 

Sendo assim, é importante entender porque o design de aplicativos é tão importante, visto que isso é o que, muitas vezes, acaba levando aquele App ao sucesso. Este é um fator que precisa ser levado bastante a sério pelos desenvolvedores, principalmente se eles quiserem ter uma boa reputação no mercado.

Separamos então cinco motivos que são importantes para o design dos aplicativos de dispositivos móveis. Acompanhe:

Seu aplicativo precisa de um visual atrativo

design de aplicativos img 2

O visual do seu aplicativo também precisa ser competitivo, afinal ele ajuda a atrair mais clientes. Alguns sites oferecem o design semi-pronto e de forma gratuita, mas não tem comparação com um projeto feito por um profissional.

Além disso, um projeto mal elaborado e um design de baixa qualidade pode resultar em uma perda de tempo, investimento e até de clientes para a empresa.

Imagine o App da Uber. Ele é bem intuitivo quanto ao endereço atual e do destino, valores, nome do motorista etc. Imagine se ele fosse complexo, com informações confusas e um design de má qualidade? Provavelmente não faria o sucesso que faz hoje, não é mesmo? 

Ter um ambiente próprio

Existe um erro comum e que acaba matando todo o projeto, já que as empresas, em alguns casos, tentam economizar no desenvolvimento do app e acabam reproduzindo o layout de seu site dentro dele.

Para começar, a interface de um website é muito diferente da usada em um aplicativo. Os apps são opções de interação, que tem a finalidade de resolver problemas e trazer uma facilidade por conta de seu uso, ajudando em tarefas cotidianas, que é uma proposta bem oposta ao dos sites, que apresenta um caráter informativo.

Por isso, crie um ambiente próprio para o seu aplicativo, priorizando a navegação mobile que precisa ser acessível, intuitiva e que ocupe pouco espaço na tela.

Design deve ser personalizado

Um app que apresenta um design próprio consegue chamar mais atenção dos usuários, já que ele apresenta uma identidade visual da marca e assim é capaz de fidelizar mais clientes.

Isso ainda torna fácil a sua identificação, não só por clientes que já conhecem a sua empresa, mas também por aqueles que ainda estão sendo apresentados a ela. No caso, um design personalizado só ajuda a reforçar a interação dos usuários.

Tome cuidado com as imagens

Você não deve apenas garantir um bom visual para o app, mas o design também é favorecido com o uso de boas imagens. Neste caso, a resolução é a chave para que o aplicativo tenha uma impressão positiva, o que valoriza bastante o design.

Quando as imagens aparecem desfocadas, por exemplo, dão a impressão que todo o projeto foi feito com certo desleixo, o que diminui a credibilidade da sua marca. 

Além disso, é preciso otimizar as imagens para que elas não tornem o seu aplicativo pesado e demorado. Ele precisa ser leve e, quanto mais rápido, melhor. 

Conte com a MadeinWeb

A MadeinWeb possui uma vasta experiência na criação de aplicativos. Além disso, contamos com um time altamente capacitado e especializado em UX Design com o objetivo de oferecer ao usuário aquilo que ele já espera de um aplicativo de sucesso: beleza, qualidade e facilidade. 

Envie uma mensagem e converse sobre o seu projeto com um de nossos especialistas. Para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, acompanhe-nos também no instagram.

Deixar Um Comentário