Início>Desenvolvimento de software nearshore, offshore e onshore

Desenvolvimento de software nearshore, offshore e onshore

Se você está buscando terceirização de desenvolvedores de software, com certeza deve ter se deparado com os termos desenvolvimento de software offshore, onshore e nearshore. Para entender melhor sobre cada um deles, vamos apresentar as principais características e diferenças de cada um. 

Sabemos que a Era da Hiperconectividade já é nossa realidade, isso inclui soluções em nuvem, inteligência artificial, 5G, Big Data, entre outros. Graças a tecnologia, muitas empresas e até atendimentos médicos foram possíveis com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. 

No caso dos softwares, eles são criados mediante a necessidade de uma ferramenta para alguma demanda específica, podendo ser para uso interno ou externo. Para otimizar tempo, custos e garantir resultados efetivos, a busca por empresas especializadas em outsourcing de TI aumentou significativamente, inclusive de um país para outro. Entenda! 

Desenvolvimento de software onshore 

O desenvolvimento de software onshore é uma opção de terceirização mais “próxima de casa”, ou seja, são empresas que estão localizadas no mesmo país que a sua, na maioria dos casos. A principal vantagem desse modelo de desenvolvimento de software é a proximidade e o fato da língua ser a mesmo. 

No entanto, essa modalidade costuma apresentar um preço mais elevado que as empresas de desenvolvimento nearshore e offshore. Logo, essa é a opção mais confortável e, no entanto, mais cara. 

Desenvolvimento de software offshore

O desenvolvimento de software offshore é a contratação de uma equipe do exterior para realizar o trabalho de forma remota. 

A principal vantagem desse tipo de contratação é a habilidade dos desenvolvedores dos mais diversos países para atender às necessidades do seu projeto. A Índia, China, Polônia e Ucrânia são algumas das regiões mais populares que oferecem esse tipo de serviço por um valor mais acessível em comparação ao onshore. 

A comunicação é feita em inglês. Eles possuem habilidades de codificação de alto nível e quase sem diferenças culturais, o que realmente ajuda no dia a dia. 

A principal modalidade dessa modalidade é o fuso horário, afinal, a maioria dos países atende do outro lado do mundo, o que pode ter uma diferença de cerca de seis horas ou mais. 

No entanto, há quem considere isso uma vantagem visto que é possível acelerar o processo de desenvolvimento caso a sua empresa também tenha uma equipe local atuando. Isso significa que duas equipes podem trabalhar simultaneamente, mesmo separadas, trabalhando 24 horas por dia. 

Aumento de equipes de desenvolvimento remotas

desenvolvimento de software nearshore offshore onshore img 2

Se há alguns meses o trabalho remoto era um futuro próximo, hoje podemos afirmar que esse futuro já chegou e faz parte da nossa realidade. 

Uma pesquisa recente de líderes de negócios no Global Leadership Summit, em Londres, descobriu que 34% das empresas já contavam com mais da metade da equipe trabalhando remotamente em 2020. Além disso, 25% afirmou que mais de três quartos das equipes não seriam tão eficientes em um escritório tradicional. 

Equipes de desenvolvimento remotas é uma maneira de construir equipes com profissionais habilidosos e altamente especializados do mundo todo e sob demanda. 

Para construir uma equipe interna, você precisaria se preocupar com a contratação e todas as suas burocracias e treinamentos, isso sem contar que seria necessário contratar um desenvolvedor back-end (com experiência nas diversas linguagens de programação), front-end, redator, designer, entre outros. Também existem os gastos com recursos e infraestrutura.

Leia mais: Quais são os profissionais envolvidos no desenvolvimento de aplicativos?

Com a terceirização, você não precisa se preocupar com todas essas burocracias, direcionando o seu foco no valor central do produto. Se você já possui uma equipe interna, o outsourcing de TI pode ser uma extensão da sua equipe. A sua empresa se beneficia com mais agilidade e aumento da produtividade no desenvolvimento de softwares. 

Desenvolvimento de software Nearshore

Por fim, está o desenvolvimento de software Nearshore que pode ser definido com uma escolha intermediária entre o offshore e o onshore. Tecnicamente, o nearshore funciona exatamente como o offshore, com a ressalva da localização. 

Enquanto o offshore contrata empresas de países extremamente distantes, o desenvolvimento de software nearshore busca parceiros de TI em países com fusos horários semelhantes ou com diferenças mínimas. Centralizado, normalmente, no mesmo continente. 

Isso facilita a comunicação e ainda aumenta a economia de custos. A possibilidade de visitas locais também existe e é muito mais fácil do que a offshore. Além disso, apesar da diferença de tempo quase nula no nearshore de desenvolvimento de software, há também o aspecto cultural.

E quanto à qualidade?

Agora que você conheceu as principais diferenças entre os tipos de desenvolvimento de softwares, deve estar se perguntando sobre a qualidade de cada uma delas. A resposta é: depende. Todas apresentam equipes realmente muito eficientes, que possuem conhecimento sobre a linguagem de programação adequada.  

No entanto, é necessário entender as necessidades do cliente ou da sua empresa. Por isso, faça um levantamento de requisitos que você espera da empresa contratada. A boa notícia é que se você cometer um erro na primeira escolha, pode imediatamente mudar os planos e decisões até encontrar a solução ideal para as suas necessidades e que caiba no seu orçamento. 

No final, o outsourcing do desenvolvimento de software provou ser muito lucrativo para muitas startups e empresas em todo o mundo. Em um mundo conectado impulsionado pela era digital, é muito fácil colher os benefícios e ter uma equipe dedicada que trabalha com todo o seu potencial, mesmo que remotamente. 

O resultado final é que, seja nearshore, offshore ou onshore existem várias equipes de desenvolvedores de software que você pode escolher e melhorar sua vantagem competitiva com esse serviço. 

Para isso, conte com o time de especialistas da MadeinWeb. Temos equipes dedicadas e especializadas para atender qualquer que seja o desafio do seu projeto. Converse conosco sobre as suas necessidades! Ficaremos felizes em ajudar a sua empresa. 

By | 2020-11-03T18:54:01-03:00 outubro 25th, 2020|Tecnologia|

Deixar Um Comentário