Início>Como a computação quântica impacta a segurança digital?

Como a computação quântica impacta a segurança digital?

A Computação quântica é um tema que está sendo muito discutido pela sociedade atual. Com o avanço da tecnologia e temas como Internet das coisas e 5G sendo implantados, o cuidado com as informações compartilhadas digitalmente tem que ser dobrado. A computação quântica pode ser uma ameaça direta para a cibersegurança. Entenda.

O que é computação quântica?

A computação quântica é um modelo de processamento que consiste na capacidade da existência de partículas subatômicas em mais de um estado a qualquer momento. Essa capacidade reduz significamente a quantidade de energia necessária para fazer operações complexas.

A computação quântica consegue potencializar sua capacidade de processamento por conta dos bits quânticos, conhecidos como qubits. Os computadores normais utilizam o padrão de bits convencional , que é 0 e 1, onde 0 representa o desligado e 1 o ligado. Na computação quântica, os qubits podem ser 0 e 1 ao mesmo tempo.

Assim, dois qubits podem assumir quatro formas diferentes, três qubits oito formas, e assim sucessivamente. Por conta disso, o poder de processamento de um computador quântico é muito maior do que um hardware convencional.

Não se sabe ainda quando a computação quântica dominará a sociedade, devido ao fato das partículas serem muito frágeis e sensíveis à mudanças eletromagnéticas e/ou vibrações que podem interromper a capacidade do computador. Além disso, os chips devem ser mantidos a uma temperatura próxima do zero absoluto para funcionar corretamente.

Como a computação quântica impacta a segurança digital?

O que é segurança digital?

Segurança digital ou cibersegurança, como é popularmente conhecida, nada mais é do que um conjunto de práticas, tecnologias e processos idealizados para proteger dispositivos, redes, programas e dados contra ataques, danos ou acesso não autorizado.

Muitas organizações coletam e armazenam uma enorme quantidade de dados em seus computadores e dispositivos eletrônicos. Uma grande parte desses dados é composta por informações confidenciais, que precisam ser protegidas a qualquer custo. A cibersegurança que garante essa proteção.

A cibersegurança pode sofrer diversas ameaças, como:

Ataques de phishing: Acontecem quando o invasor utiliza uma espécie de disfarce e engana a vítima para que ela abra alguma mensagem. O principal objetivo é ter acesso a informações como senha de cartão de crédito, nomes de usuário, entre outros.

Ataques de ransomware: Esse é um tipo de software malicioso projetado para conseguir dinheiro das vítimas e bloqueando o acesso delas ao sistema do computador até que o resgate seja pago.

Ataques de malware: Prejudica o computador tornando-o vulnerável a outros tipos de ataques. Um malware pode ser um vírus, trojan, worms, etc.

Ataques de senha: O invasor tenta descriptografar ou obter a senha de um usuário para fins ilegais.

Mesmo com todos esses ataques, a sociedade confia cegamente na criptografia que a cibersegurança nos concede. Porém, com um computador quântico que possui uma capacidade de processamento inúmeras vezes mais alta do que os ‘normais’, essa segurança pode estar ameaçada.

Se um hacker, por exemplo, adquirir um computador quântico, ele poderá invadir a segurança e privacidade de grandes corporações, órgãos governamentais, e assim por diante. O resultado pode ser um pesadelo de segurança e privacidade.

Apesar dos riscos, a computação quântica também pode ser extremamente benéfica para nós, pois ela pode ajudar a melhorar a capacidade de proteger dados críticos e pessoais. E, com o Machine Learning, as anomalias de invasão de segurança podem ser detectadas previamente, impedindo ameaças.

Como a computação quântica impacta a segurança digital?

Impactos da computação quântica na sociedade

A Computação quântica terá um impacto significativo em muitas áreas da sociedade, como:

Saúde e medicina: A computação quântica pode facilitar a análise de informações genéticas de pacientes, o que facilitará a definição do tratamento correto e efetivo para cada indivíduo. Pode ser aplicada junto com a Inteligência Artificial para um diagnóstico mais eficaz.

Machine Learning e Inteligência Artificial: O Machine Learning depende diretamente da IA para se desenvolver. Com um computador mais potente será possível comparar conjuntos ainda maiores de dados, o que irá acelerar o processo de Machine Learning e o desenvolvimento da Inteligência Artificial.

O que você acha sobre a Computação Quântica? Conta para gente nos comentários.

Se você precisa de uma empresa especializada para desenvolver um aplicativo ou apresentar soluções tecnológicas para o seu negócio, entre em contato conosco.

Para saber mais sobre inovações na tecnologia, acompanhe a MadeinWeb no Instagram.

By | 2020-01-09T10:11:40-03:00 janeiro 9th, 2020|Novidades, Tecnologia|

Deixar Um Comentário