Início>Computação quântica: como ela impacta a segurança digital?

Computação quântica: como ela impacta a segurança digital?

Computação quântica é um tema que está, cada vez mais, presente em nossas vidas e tem sido muito discutido na sociedade, em diferentes formatos. Fazendo-se presente no cinema, na literatura e em nossos aparelhos celulares, de ficção científica à realidade, a física quântica pode existir em todas as esferas do nosso dia a dia. E com o avanço da tecnologia e novidades como Internet das coisas e 5G sendo implantadas pela facilidade quântica, como fica a segurança digital?

O cuidado com as informações compartilhadas digitalmente precisa que ser dobrado. Você sabia que a computação quântica pode ser uma ameaça direta para a cibersegurança? Continue a leitura para entender melhor. 

Computação quântica: o que é?

A computação quântica é um modelo de processamento que consiste na capacidade da existência de partículas subatômicas em mais de um estado a qualquer momento. Essa capacidade reduz significamente a quantidade de energia necessária para fazer operações complexas.

A computação quântica consegue potencializar sua capacidade de processamento por conta dos bits quânticos, conhecidos como qubits. Os computadores normais utilizam o padrão de bits convencional , que é 0 e 1, onde 0 representa o desligado e 1 o ligado. Na computação quântica, os qubits podem ser 0 e 1 ao mesmo tempo.

Assim, dois qubits podem assumir quatro formas diferentes, três qubits oito formas, e assim sucessivamente. Por conta disso, o poder de processamento de um computador quântico é muito maior do que um hardware convencional.

A capacidade da computação quântica resolver problemas matemáticos complexos que levariam milhares de anos para serem solucionados faz com que grandes empresas apostem em sua eficiência. Google, IBM, Amazon e Microsoft são apenas alguns exemplos.

A computação quântica e o domínio da sociedade

Não se sabe ainda quando a computação quântica dominará a sociedade, devido ao fato das partículas serem muito frágeis e sensíveis à mudanças eletromagnéticas e/ou vibrações que podem interromper a capacidade do computador.

Além disso, os chips devem ser mantidos a uma temperatura próxima do zero absoluto para funcionar corretamente. Para garantir o funcionamento de um computador quântico, é necessário que as temperaturas sejam inferiores a um grau kelvin (-272,15°C) e sem interferências externas. Então, há muito o que fazer para que haja uma dominação da sociedade pela computação quântica. 

Como a computação quântica impacta a segurança digital?

O que é segurança digital?

Segurança digital ou cibersegurança, como é popularmente conhecida, nada mais é do que um conjunto de práticas, tecnologias e processos idealizados para proteger dispositivos, redes, programas e dados contra ataques, danos ou acesso não autorizado.

Muitas organizações coletam e armazenam uma enorme quantidade de dados em seus computadores e dispositivos eletrônicos. Uma grande parte desses dados é composta por informações confidenciais, que precisam ser protegidas a qualquer custo. A cibersegurança que garante essa proteção.

A cibersegurança pode sofrer diversas ameaças, como:

Ataques de phishing: Acontecem quando o invasor utiliza uma espécie de disfarce e engana a vítima para que ela abra alguma mensagem. O principal objetivo é ter acesso a informações como senha de cartão de crédito, nomes de usuário, entre outros.

Ataques de ransomware: Esse é um tipo de software malicioso projetado para conseguir dinheiro das vítimas e bloqueando o acesso delas ao sistema do computador até que o resgate seja pago.

Ataques de malware: Prejudica o computador tornando-o vulnerável a outros tipos de ataques. Um malware pode ser um vírus, trojan, worms, etc.

Ataques de senha: O invasor tenta descriptografar ou obter a senha de um usuário para fins ilegais.

 

Cibersegurança e a computação quântica

Atualmente, há uma crise das habilidades de segurança cibernética que atinge muitos países e continua a piorar pelo quarto ano consecutivo, impactando quase três quartos (70%) das organizações. 

Conforme estudo anual de profissionais de segurança cibernética da ISSA (Information Systems Security Association) e da empresa independente de análise de negócios Enterprise Strategy Group (ESG), não houve progresso significativo para uma solução desse problema durante os quatro anos em que o estudo foi feito de perto. 45% dos entrevistados afirmam que a escassez de habilidades em segurança cibernética e seus impactos associados só pioraram nos últimos anos.

Carga de trabalho crescente, requisições de vagas abertas e uma incapacidade de aprender ou usar as tecnologias de segurança cibernética em todo o seu potencial, têm colocado as organizações em risco significativo. A discussão sobre as lacunas nas habilidades em segurança cibernética vem ocorrendo há quase 10 anos. 

Se um hacker, por exemplo, adquirir um computador quântico, ele poderá invadir a segurança e privacidade de grandes corporações, órgãos governamentais, e assim por diante. O resultado pode ser um pesadelo de segurança e privacidade.

Apesar dos riscos, a computação quântica também pode ser extremamente benéfica para nós, pois ela pode ajudar a melhorar a capacidade de proteger dados críticos e pessoais. E, com o Machine Learning, as anomalias de invasão de segurança podem ser detectadas previamente, impedindo ameaças.

Como a computação quântica impacta a segurança digital?

Impactos da computação quântica na sociedade

A Computação quântica terá um impacto significativo em muitas áreas da sociedade, como:

Saúde e medicina: A computação quântica pode facilitar a análise de informações genéticas de pacientes, o que facilitará a definição do tratamento correto e efetivo para cada indivíduo. Pode ser aplicada junto com a Inteligência Artificial para um diagnóstico mais eficaz.

Machine Learning e Inteligência Artificial: O Machine Learning depende diretamente da IA para se desenvolver. Com um computador mais potente será possível comparar conjuntos ainda maiores de dados, o que irá acelerar o processo de Machine Learning e o desenvolvimento da Inteligência Artificial.

O que você acha sobre a Computação Quântica? Conta para gente nos comentários.

Se você precisa de uma empresa especializada para desenvolver um aplicativo ou apresentar soluções tecnológicas para o seu negócio, entre em contato conosco.

Para saber mais sobre inovações na tecnologia, acompanhe a MadeinWeb no Instagram.

By | 2020-08-24T17:55:18-03:00 julho 13th, 2020|Novidades, Tecnologia|

Deixar Um Comentário