Início>Case de sucesso: Sales and Cattle AI JBS

Case de sucesso: Sales and Cattle AI JBS

A MadeinWeb, como parceira da AWS, auxiliou a JBS no processamento em nuvem e na otimização de recursos. 

A JBS é uma multinacional de origem brasileira reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos. Diante da alta demanda de produtos e a necessidade de controlar vendas, estoques e ainda manter a qualidade nos 15 países de atuação, a multinacional buscou soluções para garantir que os mais de 230 mil colaboradores pudessem trabalhar com maior assertividade.

Dessa forma, em janeiro de 2020, a JBS propôs um desafio para a Made: desenvolver dois sistemas web internos com o intuito de ter um controle melhor das vendas, Sales AI JBS, e dos gados da empresa, Cattle AI JBS. 

O problema foi que, antes do projeto chegar à MadeinWeb, a multinacional já havia contratado uma empresa anteriormente. Essa empresa não conseguiu atender a alta demanda que a JBS precisava, estendendo prazos e apresentando uma série de falhas estruturais, o que dificultava o processo e não permitia que a sua usabilidade fosse aproveitada ao máximo. 

Dentre os principais problemas estruturais do sistema anterior, o código de programação era o mais preocupante, já que, por conta de falhas profundas, as páginas estavam com um carregamento de mais de 30 segundos, o que deixava o sistema inutilizável. 

Para corrigir esses problemas, a MadeinWeb dividiu a solução dos problemas em duas fases. A primeira, visou corrigir as falhas de usabilidade, estabilizando a plataforma. 

O CodeBuild foi usado junto com o CodePipeline para automatizar processos de build e deploy para evitar falhas, visando a excelência operacional durante os deploys. Dessa forma, o CodeBuild foi responsável por integrar os dados no Amazon S3, de modo que todos fossem devidamente armazenados e homologados. 

Vale ressaltar que, além dessas funções, o CodeBuild também foi o responsável por integrar o SAM e o CloudFormation no deploy da API de autenticação dos usuários. 

Posteriormente, foram criados e administrados certificados SSL/TLS com o AWS Certificate Manager, e todas as credenciais importantes ficaram devidamente seguras com o AWS Secrets Manager. 

A segunda fase visou reduzir o tempo de carregamento para garantir sistemas ainda mais performáticos para os usuários. 

A primeira coisa que a equipe identificou foi que cada Lambda possuía de seis a oito responsabilidades dentro dela, o que dificultava a performance dos sistemas e, consequentemente, aumentava o tempo de carregamento. 

Assim, a MadeinWeb dividiu a estrutura em mais de 30 lambdas diferentes, cada uma configurada com um tamanho diferente e, consequentemente, custo, de acordo com a sua função, otimizando a organização do código e facilitando sua manutenção. 

Para fazer isso, foi otimizado o processo de autenticação dos usuários através dos recursos disponibilizados pela AWS Cognito. O cache do site também foi otimizado e armazenado através do Cloudfront, enquanto o cache da API, ou seja, as Lambdas, ficou no Elasticache. 

Toda a infraestrutura e os códigos foram definidos com o Cloudformation, visando a automatização e organização de recursos e gastos.  

Para a consulta de dados, a empresa utilizava 100% do serviço Athena, mas, com o tempo, essa solução não foi mais viável para a necessidade da instituição no momento. O custo-benefício para a JBS não estava mais sendo efetivo, e uma mudança foi necessária.  

No caso, para otimizar a performance e custos o Athena não foi mais usado para consultas. Ao invés disso, todos os dados são importados para o RDS (Relational Database Service), que é um serviço de banco de dados relacional de alta performance! 

Para ajudar a otimizar o sistema, consumimos os dados produzidos por meio de algoritmos de inteligência artificial e Machine learning usando o DynamoDB. 

Dessa forma, o sistema tem a capacidade de aprender por meio de associações de diferentes dados. Ou seja, os resultados dos algoritmos treinados pela Inteligência Artificial (AI) geram insights dentro da ferramenta para uma melhor análise, relatório e previsão de até um ano sobre os valores e consumo dos produtos. Isso reduziu o tempo médio de resposta de 12 segundos para 1,5 segundos. 

Já o CodePipeline e  o CloudFormation facilitaram a implementação de códigos na área de homologação que antes era inexistente e, além disso, foi otimizado o tempo de produção, reduzindo o esforço para atualizações nos sistemas. 

O sistema passou de um tempo médio de abertura de 30 segundos para 200 milissegundos, obtendo uma melhora significativa em sua velocidade e performance. 

Dessa forma, o Sales e Cattle AI JBS ganhou forma com funcionalidade eficaz e ágil, um design inovador e intuitivo e, claro, atendendo todas as expectativas do cliente em curto prazo e com redução de custos.

Todas essas mudanças no sistema web da JBS significaram uma redução de cerca de 24% nos custos com as plataformas, aproximadamente. A facilidade e velocidade do sistema também é um diferencial considerável, visto que aumenta o nível de produção da equipe e fornece todos os dados necessários sem gerar um custo elevado. 

Sobre a MadeinWeb 

Os sistemas desenvolvidos pela MadeinWeb são criados do zero exclusivamente para você. Fazemos isso para que tudo seja pensado e realizado de acordo com sua necessidade e expectativa. 

Sabe aquele desafio impossível que está tirando o seu sono? Compartilhe conosco que vamos encontrar a solução! Seja um aplicativo para Android/iOS ou Sistema Web, estamos aqui para te atender.

Nosso time de especialistas vai analisar as suas dores e metas para encontrar a melhor experiência possível para o usuário que você deseja atingir. 

Mais do que uma interface bonita, buscamos agregar com nossas soluções mais avançadas e inovadoras. Nosso objetivo é encantar o seu público tanto em funcionalidade quanto na estética. 

Quer levar o seu negócio para o próximo nível e ter resultados extremamente satisfatórios? Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos conversar sobre o seu desafio.

By | 2020-11-24T09:15:45-03:00 novembro 24th, 2020|Case de sucesso, Tecnologia|

Deixar Um Comentário