Início>Aplicativo Android é mais inseguro? – Saiba a verdade

Aplicativo Android é mais inseguro? – Saiba a verdade

Comprar um novo aparelho celular requer que a pessoa tenha, em primeiro lugar, um mínimo de conhecimento. Em segundo, o seu gosto definirá que tipo de aparelho poderá utilizar.

Até mesmo o costume de utilizar um determinado aparelho de uma marca faz com que ele queira continuar nela, apenas atualizando o modelo de telefone ou o faz mudar totalmente. São essas coisas que fazem o usuário definir que tipo de aparelho celular, leia-se sistema operacional, ele irá escolher.

E um dos quesitos que mais vem chamando a atenção é sobre a segurança que o aparelho celular oferece. E muito debatem sobre qual sistema operacional é mais seguro, qual demonstra certa instabilidade, permitindo a invasão de vírus e danificando o seu aparelho.

Como a questão de gosto pode até passar por cima da segurança que o aparelho oferece, este texto visa ajudá-lo a mostrar como são os aparelhos celulares que possuem o sistema operacional Android. Fique por aqui e veja como anda a sua segurança.

As falhas apresentadas pelo sistema operacional o define como inseguro?

Não necessariamente as falhas apresentadas num determinado sistema operacional o defini como inseguro. É certo que as falhas apresentadas são fatores que o levam a ser considerado inseguro, mas não é o principal. Apenas contribui.

Existem outros fatores que também são considerados, como:

As falhas só são encontradas quando existem pessoas que procuram por elas. E para encontrar uma falha, a primeira coisa a ser achada é a brecha, a partir daí que a pessoa procura por maiores falhas. E para que estas pessoas encontrem as falhas, é necessário possui conhecimento técnico, tempo hábil disponível, entre outros fatores;

Qual a gravidade da falha encontrada? Até ser corrigida, ficará exposta por quanto tempo?

Existe a possibilidade de atualizar o sistema para protegê-lo quanto esta falha?

Essa falha poderá acarretar em ataques no mundo real?

Todos esses questionamentos servem para mostrar como o seu sistema operacional poderá operar para minimizar o impacto dessa brecha.

Então, o Android pode ser considerado como inseguro?

A resposta para essa pergunta é não. Ele não pode ser considerado inseguro. Acontece que o Android, em comparação ao iOS, possui dispositivos menores em relação à segurança, mas vem avançando para corrigir algumas deficiências presentes nele. O Google Play também sofreu alteração, estando mais restritivo e bloqueando a maioria dos aplicativos falsos, coisa que antigamente o Google Play não possuía.

Hoje em dia, são poucas as diferenças entre os dois sistemas operacionais utilizados. Com as atualizações promovidas pelo sistema operacional Android, a questão de segurança diminui bastante quanto às brechas e as vulnerabilidades que o sistema pode oferecer. O novo sistema, Oreo 8 está mais voltado para a segurança, dificultando as aberturas para que vírus ou componentes desconhecidos entrem no seu sistema e danifiquem o seu aparelho celular.

Com isso, o Android, hoje, pode ser considerado um sistema operacional seguro, pois possui mecanismos que dificultam a ação de malwares, mantendo a proteção do seu aparelho celular, bloqueando agentes ofensivos.

By | 2018-04-17T20:18:14+00:00 Abril 18th, 2018|Desenvolvimento Android|
%d blogueiros gostam disto: