Início>Vantagens e desvantagens de app nativos, híbridos e mobile

Vantagens e desvantagens de app nativos, híbridos e mobile

Nos últimos dez anos, os aparelhos celulares dominaram as nossas vidas. E grande parte do sucesso dos smartphones está atribuída aos aplicativos mobile. Os “apps”, como são popularmente conhecidos reinventaram a utilização dos dispositivos móveis e desenvolveram novas oportunidades, explorando as suas funções de um jeito inovador.

Desta forma, o mercado de aplicativos mobile não para de evoluir e inovar. O que muita gente não sabe é que eles são desenvolvidos através de três padrões. São eles: Nativos, híbridos e mobile (ou via web), que estabelecem uma série de funcionalidades e a aptidão de atender a públicos distintos.

Neste artigo, nós apresentamos as principais características dos aplicativos nativos, híbridos e via web (mobile), além de suas vantagens e desvantagens. Confira!

O que são aplicativos nativos?

Os aplicativos nativos são desenvolvidos a partir da SDK e da linguagem nativa de um sistema operacional, como o Android e iOS.

A distribuição dos app nativos é feita através das lojas oficiais da Play Store (Android) e App Store (iOS) e o seu armazenamento é feito diretamente na memória do dispositivo.

No caso do sistema Android, há a possibilidade de fazer a instalação do APK do aplicativo, um arquivo que possui todas as informações precisas para a sua configuração. No entanto, este processo não é indicado.

Vantagens: Os aplicativos nativos são perfeitos para os desenvolvedores que têm como objetivo trabalhar com ferramentas de baixo nível do dispositivo, como o envio de mensagens SMS, realizações de chamada e até mesmo acesso à câmera.

Por serem desenvolvidos na linguagem do sistema operacional e armazenados localmente, alcançam a acessibilidade às APIs necessárias para conseguir informações de sensores, tirar fotos e alterar configurações do sistema.

Além do mais, as aplicações concretizadas com o código nativo mostram-se muito mais inovadoras. Os apps nativos alcançam um empreendimento melhor das ferramentas do dispositivo, o que deriva em uma melhor experiência de utilização.

O seu desempenho também é melhor. Devido ao fato de conter um código-fonte feito na linguagem sugerida pelo mantenedor do aparelho, complicações e falhas de segurança são bem menos frequentes.

Os apps nativos também proporcionam uma experiência ao usuário muito mais positiva, por conta da sua otimização para os sistemas operacionais. Contudo, é difícil explicar a opção de um aplicativo nativo, uma vez que os app híbridos e mobile web não estão muito atrás nesta questão, com exceção em casos bem característicos.

Desvantagens: O preço para a execução do projeto de um app nativo é o mais caro dos três formatos de aplicativos. Além do preço do projeto, o seu tempo de execução também é outra desvantagem, pois a concepção conta com mais de um código.

O que são aplicativos híbridos?

Os aplicativos hídridos por sua vez são aqueles que fazem a combinação de linguagens de programação e tecnologias voltadas para a criação de web apps.

Este tipo de app pode fazer uso de frameworks ou wrappers, que possibilitam a sua conversão para um aplicativo viável a ser guardado e instalado de forma direta na memória do dispositivo do consumidor.

Os aplicativos híbridos são desenvolvidos principalmente por companhias que buscam um meio mais simples de criação de softwares, já que o seu desenvolvimento requer apenas os conhecimentos de development e algum framework específico.

A distribuição dos apps híbridos pode ser feita tanto e lojas oficiais (como a Play Store e App Store) quanto no próprio site do seu desenvolvedor.

Vantagens: Os app híbridos são mais fáceis de serem migrados para outras plataformas, pois diversos frameworks possibilitam a criação multiplataforma. Desta forma, a partir de apenas um código-fonte, o criador do software consegue realizar a portabilidade da sua aplicação para os principais sistemas operacionais do mercado.

A tecnologia por trás dos frameworks desenvolvedora de aplicativos híbridos melhora a cada dia, reduzindo a sua diferença entre os apps nativos.

Desvantagens: A execução do projeto de um aplicativo híbrido é bem semelhante aos mobile (web) app, no entanto, seu projeto envolve algumas etapas extras, e isso acaba comprometendo o custo da sua concepção.

O que são aplicativos mobile (web app)?

Já os aplicativos mobile são as páginas capazes de proporcionar funcionalidades de um app mobile ou desktop.

Este gênero de aplicativo ganhou bastante popularidade com as últimas versões do HTML5 e do Java Script, que unidos, designaram um ambiente para a criação de soluções associadas a navegadores adequados a proporção de uma boa experiência de utilização.

Vantagens: As aplicações mobile já são conhecidas pela sua alta compatibilidade. Embora não possuam acesso a ferramentas avançadas do dispositivo, as webs app só requerem um navegador moderno para serem executados.

Sendo assim, com os aplicativos mobile (web app) a empresa garante um número maior de usuários para as suas dissoluções.

O custo dos app mobile (web) é bem menor do que os demais, além de que este tipo de aplicativo ainda fica disponível para a acessibilidade em desktops, browsers entre outros aparelhos.

Mas a principal vantagem de um aplicativo mobile/web é que ele não ocupa espaço no armazenamento do dispositivo móvel, estando sempre acessível por meio de um browser, promovendo a experiência do acessório.

Desvantagens: O desenvolvimento do aplicativo em HTML não conta com a acessibilidade aos recursos dos aparelhos móveis, como a câmera e o GPS.

Outro ponto negativo está na qualidade da experiência dos usuários e o aproveitamento das funcionalidades de seus sistemas. Isso porque trata-se de uma plataforma adequada para simular um aplicativo, e com isso não proporciona a experiência apropriada.

Qual é a melhor escolha de aplicativo?

Decidir entre o desenvolvimento de um aplicativo nativo, híbrido ou web app é essencial durante o processo de elaboração do software.

A decisão pode ser direcionada por distintas causas, como a necessidade de nutrir um procedimento de desenvolvimento simples, o tipo de aparelho usado (e sistema operacional) pelo seu público-alvo ou até mesmo o tipo de solução que se pretende programar.

Através das suas características e vantagens e desvantagens, é possível você fazer uma cuidadosa avaliação sobre qual melhor formato se adequa aos seus objetivos.

By | 2018-02-19T11:12:44+00:00 janeiro 30th, 2018|Não categorizado|

Deixar Um Comentário