Início>Vagrant

Vagrant

Vagrant é um projeto de virtualização de máquinas focado no desenvolvimento. Você pode criar um ambiente para sua aplicação completamente separado do S.O principal mas que ainda compartilha alguns arquivos com este. Em outras palavras, você pode ter aquele tão amado Linux para sua aplicação e continuar desenvolvendo no Windows (:-D).

Pareceu papo de fanboy?

No caso do Windows, se você é um desenvolvedor Ruby on Rails ou de qualquer linguagem que precise trabalhar constantemente na linha de comando, sabe como é árduo o trabalho utilizando o PowerShell, isso sem falar de performance.

Vagrant resolve este problema de uma maneira simples e elegante, você se conecta a sua box (como são chamadas as máquinas do Vagrant) através de um terminal com conexão SSH e utiliza esse como se fosse o bash ou o terminal do S.O escolhido. Como a box possui um repositório compartilhado com a máquina real, você pode continuar desenvolvendo normalmente e apenas executar o projeto efetivamente na Vagrant, aproveitando o melhor dos dois sistemas.

Criando “receitas” com VagrantFile

Uma coisa bem interessante no Vagrant é o VagrantFile. Para criar e provisionar os ambientes é utilizado um um arquivo chamado VagrantFile, nele você pode colocar toda a configuração e programas desejados para a maquina virtual. Assim, durante criação da máquina virtual Vagrant providenciará o exato ambiente necessário para o desenvolvimento.

Por exemplo, na File você pode requerir uma máquina Ubuntu 64 bits, com Ruby, MongoDB e 4GB de memória, o que poupa também várias horas quando aquele novo membro novo entra na equipe.

Eai, o que achou da idéia?

Pessoalmente, eu já trabalhei utilizando Vagrant e recomendo. Mesmo que você não trabalhe em inúmeros projetos você garante que todos seus desenvolvedores tenham o mesmo ambiente acabando com aquele papo “Mas na minha máquina funciona.. :(”.

Se você achou a ideia interessante, Vagrant possui um uso simples e documentação muito bem detalhada e todos os passos para começar a utilizar podem ser encontrados em seu site

By | 2017-10-02T11:11:42+00:00 abril 20th, 2017|devOPS|
%d blogueiros gostam disto: