Início>Porque as transações financeiras por aplicativos subiram 70% no último ano?

Porque as transações financeiras por aplicativos subiram 70% no último ano?

FEBRABAN divulga números de 2017 e mostram que mercado de aplicativos de banco ganham força a cada ano que passa. Mas por qual razão isso acontece? Vamos descobrir.

Na última quinta-feira (3), foi divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos que as transações financeiras por aplicativos subiram 70% no último ano.

Todo ano essa pesquisa é feita e esse ano não foi diferente.

O pagamento de contas foi a principal movimentação através dos apps, contabilizando 85%, contratação de crédito 141%, transferências, DOC e TED 45% e investimentos e aplicações foram para 42%.

Em comparação ao ano de 2016 por exemplo, esse número considera um crescimento de 38%.

Mas qual a razão por trás desses números?

Podem existir algumas variáveis que podem ser levadas em conta, mas aqui vamos tentar entender melhor o que esses números nos dizem.

A primeira delas é o fator físico da coisa. Como assim Guilherme? Vamos lá, é muito mais prático fazer uma transação no conforto da sua casa do que propriamente ao banco. Isso parece algo meio óbvio de se falar, mas existem um número considerável de pessoas que ainda preferem ir até o banco.

O que é normal se você considerar que muitas pessoas ainda não confiam tanto assim no mercado de aplicativos. Mas, esses números nos mostra que cada vez mais que novas pessoas são adeptas ao uso de apps para cuidar da sua saúde financeira.

Um segundo ponto é a razão de segurança, pode parecer controverso, mas, as pessoas usam aplicativos além das questões práticas, elas se sentem mais seguras ao fazer uma ação literalmente ao alcance das suas mãos

Tendências a ser seguida?

Por que não? Isso abre portas para novos e velhos bancos investirem em aplicativos. Os velhos já é comum terem seus aplicativos, mas otimiza-los para ter novas funções é um desafio em tanto.

Esses dados revelam também um fator interessante sobre as movimentações via web em geral.

Se você juntar as transações pela internet banking e pelos mobiles, o número é um tanto assustador para as agências bancarias. O movimento dessas transações em comparativo ao ano de 2011, foram de 3.5 vezes. E olha que estamos falando de apenas 7 anos atrás.

A pesquisa mostra alguns outros dados no que se refere as tecnologias e investimentos das empresas (ou bancos) nesse setor. Um número em torno de R$ 19,5 Bi no ano de 2017.

Aonde isso nos leva?

O que mais podemos observar nesses números, são que hoje, os aplicativos mobile já representam um terço das movimentações bancárias (e esse número tende a subir) no país.

Portanto, desenvolver um bom aplicativo e sempre manter atualizado é o que faz sempre seu usuário se manter ligado a você.

E as tendências tecnológicas não param por ai, podemos esperar cada vez mais uma amplitude nesse mercado.

A fonte desses dados foi tirada da pesquisa feita pela FEBRABAN e você pode conferir toda ela aqui

MadeinWeb e Mobile, sua melhor opção para desenvolver aplicativo. =D

Deixar Um Comentário