Início>Qual a importância da criptografia em aplicativos?

Qual a importância da criptografia em aplicativos?

Com os aplicativos sendo parte da rotina dos usuários, visto que o uso é bastante frequente, é mais do que normal que as empresas invistam em segurança. Neste contexto, acaba figurando a criptografia dos apps.

A criptografia não é uma tecnologia nova, até porque ela existe antes mesmo da internet como conhecemos hoje. É um mecanismo que apresenta dados com cifras e que precisam ser decifrados, em resumo. Esse processo é executado em um espaço de tempo curto, que é feito entre o envio e o recebimento das informações.

Nos dias atuais, o mecanismo foi empregado de modo a proteger os dados dos usuários, sobretudo de invasores. O sistema Android, por exemplo, já oferece essa tecnologia em sua linguagem de programação e aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, são um dos destaques que usam a criptografia.

Como funciona

Mencionamos ainda agora que a tecnologia cifra e decifra os dados entre o tempo de envio para o recebimento, sendo um processo bastante rápido.

No geral, o sistema do aplicativo codifica informações do próprio aparelho, de modo a impedir que hackers invadam os dados e as usem de modo indevido. Resumindo, há uma espécie de chave colocada pelo próprio usuário que impede o uso desses dados.

Essa proteção vai muito além das senhas de desbloqueio do aparelho, já que são mantidas por aplicativos. Lógico que o sistema também tem suas brechas, visto que dá para descobrir as senhas com um pouco de dedicação, sobretudo se for um hacker experiente.

Por exemplo, se o aparelho for conectado a um computador, o invasor não precisará nem de desbloqueá-lo para ter acesso aos dados.

Mas, a tecnologia não apresenta apenas pontos negativos. Embora tenha essa “falha”, ela ainda é bastante eficiente na proteção de informações do usuário contida nos aplicativos, além de ser uma forma de segurança mais elevada.

Por que usar a criptografia

A criptografia se tornou uma tecnologia essencial para os aplicativos, isso porque é considerado um dos melhores mecanismos de segurança da informação utilizado em softwares.

Como há a possibilidade de vazar dados pelos smartphones, sobretudo em redes de WiFi abertas, essa tecnologia se torna crucial para um bom aplicativo. Com a criptografia se torna mais difícil o acesso a essas informações, embora não seja impossível.

Esse mecanismo consegue proteger desde mensagens a senhas, o que inibe a entrada de invasores e também o vazamento dessas informações.

Os apps trazem funções diversas e, uma delas, é o acesso a contas bancárias, por exemplo. Esses aplicativos, normalmente, usam a criptografia como forma de proteção.

Usando o exemplo do WhatsApp, que causou grande polemica, as mensagens passaram a ser criptografadas, onde nem os desenvolvedores do aplicativo tem acesso a esse conteúdo.

A polêmica veio pelas liminares de justiça, que inclusive tiraram o app do ar algumas vezes, que cobravam informações de conversas realizadas pelo aplicativo de mensagens. A criptografia surgiu em meio a isso.

Fora isso, o uso da criptografia eleva a qualidade dos aplicativos, tornando-os muito mais seguros e com mais credibilidade entre os usuários.

By | 2017-12-05T07:10:19+00:00 setembro 2nd, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|
%d blogueiros gostam disto: