Início>Quais são as métricas que indicam que seu app está dando certo?

Quais são as métricas que indicam que seu app está dando certo?

O número de brasileiros que faz compras via aplicativos de celular vem crescendo gradualmente e, em 2017 o número de transações realizadas utilizando smartphones quase que dobrou, mostrando a força e a importância desse mercado.

Para se adequar às necessidades dos clientes e oferecer um serviço de qualidade, as empresas de e-commerce, e aquelas que desejam ingressar nesse mercado tem investido pesado no desenvolvimento de aplicativos de celular.

Pensando nisso, e querendo capitalizar com a paixão dos brasileiros pelos aplicativos, muitas empresas começam os estudos para criar seu próprio produto. É aí que muitas se deparam com uma dúvida importante: como saber se meu produto está dando certo? Existem indicadores que me mostrem isso?

Para apontar quais métricas devem ser analisadas, elaboramos um texto que mostra quais indicam o sucesso de seu app.

Número de visitantes, downloads, usuários ativos e clientes

Ao colocar um aplicativo em funcionamento, sua empresa precisa, inicialmente, avaliar essas quatro métricas que apontam o desempenho das visitas dos internautas em lojas de aplicativos.

O primeiro deles é o número de visitantes. Saber quantas pessoas se interessa por seu aplicativo já é um bom termômetro de sucesso. O número de downloads é outra métrica que conta muito na avaliação do desempenho de seu aplicativo, assim como o número de usuários ativos (aqueles que acessam seu app em um determinado período).

A última variável desta primeira métrica a ser considerada é o número de clientes, em especial o de usuários que pagam por uma versão mais completa de seu aplicativo.

Receita média por usuário

O número de clientes ativos dentro de seu aplicativo, conhecido em inglês pela sigla ARPU, mostra qual o retorno que cada usuário traz para seu produto por mês. Esse número é importante não apenas para saber se seu app dá lucro como também montar uma estratégia para aumentar os lucros.

Custo por download

Nessa métrica, é calculado o custo de aquisição de clientes, ou seja, quantas pessoas instalaram seu aplicativo mostrando qual o custo de aquisição do produto e o número de downloads.

Engajamento

Uma das métricas mais importantes para medir o sucesso de seu aplicativo, o engajamento mostra a relação que sua marca constrói com os usuários do seu produto. Ele mede, por exemplo, o tempo em que as pessoas permanecem utilizando a ferramenta, quantas vezes ele é aberto, quantos recebem  notificações via push e quantos interagem com essas mensagens e, ainda, quantos se cadastram para receber esses avisos.

Retenção

Aqui é possível medir quantos usuários cancelam o uso de seu aplicativo. Ou seja, quantos permanecem ativos, utilizando o produto, por um determinado período de tempo. A métrica da retenção permite, também, saber quantos não renovaram os planos caso o produto seja pago.

Mensurar o sucesso ou fracasso de seu aplicativo pode parecer complicado ou até mesmo subjetivo, mas essa tarefa é importantíssima para avaliar critérios como, por exemplo, a estratégia de marketing de conteúdo.

Ao saber o que seu público quer da sua marca é possível corrigir a rota caso os resultados não estejam positivos, ou reforçar pontos positivos para continuar crescendo.

By | 2018-03-16T20:37:08+00:00 Março 22nd, 2018|Desenvolvimento Aplicativos|
%d blogueiros gostam disto: