Início>Quais as vantagens da utilização de Swift na programação?

Quais as vantagens da utilização de Swift na programação?

A Apple criou recentemente uma nova linguagem de programação, conhecida como Swift. Mesmo nova, ela vem sendo cada vez mais empregada pelos programadores, com projetos diversos pelas vantagens trazidas por ela.

Os projetos, normalmente, têm ligação direta com o sistema operacional da Apple, o iOS, embora possa ser utilizada a outros conteúdos de programação.

O Swift foi comparado uma linguagem antiga da empresa, o Objectiv-C com mais de 20 anos no mercado. Mas, ao contrário deste, a novidade consegue apresentar diversas facilidades e sintaxes bastante simplificadas, por isso tem agradado a tantos.

Hoje, a linguagem está em sua versão 3.1, já tendo avançado bastante desde sua criação em 2014 pela gigante Apple. Embora tenha obtido um sucesso rápido, a linguagem deixou muitos programadores em dúvida, não sendo tão bem aceita logo de cara.

Assim, preparamos algumas vantagens do Swift neste artigo, que você fica conhecendo agora:

Swift  é Fácil de usar

A Apple tinha uma grande necessidade de manter uma linguagem de fácil compreensão e forma de uso, já que ela estava neste campo estava deficiente no mercado.

Além disso, a iniciativa vai de encontro a um movimento no mundo que pretende tornar a programação mais fácil, assim podendo ser compreendida sem muito esforço pela humanidade.

No caso, a ideia é que o Swift torne cada vez mais pessoas interessadas em criar conteúdo digital, incluindo os aplicativos, de modo a expandir o ecossistema da Apple, atualmente um dos mais rentáveis.

Moderna e com flexibilidade

A linguagem de programação oferece muitos conceitos modernos, como o type safe e o conceito de optionals, que consegue tratar valores nulos. Deste modo, diferente de muitos outros mecanismos, a Swift não precisa do uso do ponto e vírgula ao final de cada linha.

Ela ainda vai além, visto que agrega um melhor gerenciamento da memória. Outro ponto é que a linguagem se envolve com closures, subscripts e muitos outros, tornando a bastante flexível.

Excelente na programação funcional

A programação funcional é um paradigma da computação, tratando esse meio como um conjunto de funções matemáticas. Por isso, ela é capaz de evitar estados e dados mutáveis, em meio a flexibilidade, poder e clareza na abstração do conteúdo.

A Apple se aproveitou disso e aplicou ao Swift, tornando possível a mescla de orientação para objetos com a programação funcional. No entanto, é válido ressaltar que não é uma linguagem completamente funcionar, mas que apresenta algumas funções especiais de modo a facilitar sua utilização.

Swift é mais veloz

Comparado ao Objective-C, outra linguagem bem utilizada da Apple, o Swift leva grande vantagem quando o assunto é performance, chamando bastante atenção por esse fator.

No seu lançamento, em 2014, a própria empresa destacou esse ponto como o principal atrativo a linguagem, entre muitos outros que também se sobressaem em relação a antiga linguagem.

Quantidades de arquivo no projeto é menor

Outro comparativo ao Objetive-C é que o Swift utilizas apenas arquivos dele, enquanto a outra linguagem criava arquivos de header e outros para onde os métodos eram implantados.

Reduzindo a quantidade de arquivos gerados no código é possível melhorar seu desempenho, por isso a Swift tem sido mais buscada.

By | 2017-12-05T07:10:55+00:00 agosto 22nd, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|
%d blogueiros gostam disto: