Início>Passo a passo da publicação de aplicativos para celular

Passo a passo da publicação de aplicativos para celular

A chegada da internet revolucionou não apenas a forma como as pessoas se comunicam mas, principalmente, o jeito como elas fazem negócio. Com um clique você tem todos os serviços que precisar, sem sair de casa, e por um preço igual ou ainda menor do que o praticado no mundo físico.

Se o desenvolvimento do e-commerce abriu a mente das empresas para uma nova forma de fazer negócios, a consolidação do mercado mobile alterou essa percepção para sempre. Agora, o consumidor não precisa sequer estar próximo a um computador para fazer sua próxima compra: basta abrir um aplicativo, escolher o produto que deseja e, com poucos toques na tela, a aquisição está concluída.

Conscientes da importância de ter um aplicativo, muitas empresas e profissionais se aventuram no desenvolvimento do produto, mas esbarram em uma dificuldade não tão simples: como publicá-lo?

Para ajudar nessa empreitada, preparamos um guia com um tutorial passo que mostra como subir seu aplicativo nos principais sistemas operacionais: iOS, Android e Windows Phone.

Publicação de aplicativos para celular em iOS

Antes de subir seu aplicativo no sistema operacional da Apple é preciso que este esteja com conteúdo completo, funcionalidades bem configuradas, design de qualidade e imagens em alta resolução. Caso alguns desses itens não estejam de acordo, o aplicativo é recusado pela Apple.

Insira o GPS

Feito o primeiro check-list, o desenvolvedor deve inserir a funcionalidade Mapa GPS em seu aplicativo. Esse é outro item crucial para aprovação na appstore.

Crie sua conta de desenvolvedor

O terceiro passo no momento de publicar seu aplicativo na loja da Apple é criar uma conta de desenvolvedor. Ela pode ser feita utilizando seu perfil pessoal ou um perfil corporativo. .

Envie o arquivo

Feitas todas as verificações, é hora de enviar o arquivo para análise dos analistas da Apple. O processo de aprovação na empresa é feito por esses profissionais e leva, em média, 15 dias. Para evitar que seu aplicativo seja classificado como spam é preciso tomar alguns cuidados, como escolher um nome que não infrinja diretos autorais e, caso seja uma empresa, o nome de seu aplicativo e o do e-mail enviado devem ser correspondentes.

Publicação de aplicativos para celular em Android

Os interessados em publicar um aplicativo para Android devem acessar o Google Play, a loja de aplicativos do Google.

Crie uma conta de desenvolvedor

Como primeiro passo, você deve criar uma conta de desenvolvedor no Google Play e pagar a licença. O valor está em dólares. Caso sua conta seja empresarial, a recomendação do Google é que o login seja feito de forma separada do usuário pessoa física.

Consulte o Google Play developer console

Feita a inscrição, é necessário que você leia atentamente todos os requisitos constantes no Google Play developer console. Ali estão os requisitos para o envio de seu aplicativo para a aprovação do Google.

Caso algum parâmetro esteja errado, a resposta será automática.

Publicação de aplicativos para celular em Windows Phone

Acesse a Windows Store utilizando seu login e senha da Microsoft (o antigo Windows Live ID). Em seguida, clique em enviar aplicativo. A tela seguinte mostrará o passo a passo para a publicação do aplicativo.

Nome do aplicativo

A primeira informação pedida é o nome do aplicativo. O nome deverá ser único e reservado, e sua disponibilidade é verificada no início do processo.

Preço

A próxima etapa envolve o preço do aplicativo – quanto será cobrado por sua venda. É possível informar ainda se haverá um período de degustação e para quais localidades está disponível.

A loja do Windows permite ainda que o aplicativo seja lançado imediatamente ou após um determinado período e se há acessibilidade. É fundamental ainda informar a classificação indicativa do produto.

By | 2017-12-14T15:48:43+00:00 Janeiro 2nd, 2018|Multiplataforma|
%d blogueiros gostam disto: