Início>Os desafios do desenvolvimento de aplicativos

Os desafios do desenvolvimento de aplicativos

O desenvolvimento mobile é um dos nichos que mais crescem no mercado da tecnologia atualmente. Com essa crescente Os desafios do desenvolvimento de aplicativos têm aumentado. Se você pensa em ter o seu próprio App, continue a leitura.

A queda dos desktops

Os famosos computadores desktops estão perdendo espaço no gosto popular por conta da sua pouca praticidade, afinal de contas é muito mais fácil carregar um smartphone do que um computador.  

Atualmente, com a evolução da tecnologia mobile, a versatilidade dos Apps aumentaram significamente. Inclusive, o avanço tecnológico proporciona um acesso mais rápido e prático às informações, facilitando a tomada de decisão do seu cliente.

Assim, é importante que você, desenvolvedor, acompanhe de perto essa tendência, não apenas para manter seu software atrativo, mas também para não desperdiçar recursos. Isso porque os desafios no desenvolvimento mobile são inúmeros!

Suporte: é preciso estar sempre atualizado

Constantemente, os sistemas operacionais são atualizados para novas versões e, com isso, têm seus padrões de design e formas de codificação alteradas.

Uma aplicação que é feita para uma determinada versão de Android, por exemplo, pode ter seus comandos transformados após a atualização do sistema operacional.

O mundo digital é extremamente rápido e mutável e por isso, é importante que a empresa sempre esteja por dentro do que há de novo no universo mobile e construa planos para manter seu app funcionando em alta performance.

Tenha isso em mente após desenvolver o seu aplicativo. Caso contrário, ele perderá rapidamente a relevância e você terá gastado tempo e, principalmente, dinheiro a toa.

A grande diversidade de dispositivos

O grande desafio de desenvolver um App é decidir se deve começar criando aplicativos para Android, iOS ou Windows Phone. Isso porque cada uma dessas plataformas é voltada para um público específico e requer conhecimentos diferentes em termos de linguagem (além de oferecer diferentes permissões e recursos).

Em outras palavras, o primeiro passo é escolher se vai preferir apostar no desenvolvimento nativo ou no híbrido (em uma multiplataforma). A opção nativa, normalmente cria o mesmo aplicativo duas vezes, um para Android e um para iOS, para abranger uma boa parte do mercado.

Alguns fatos devem ser levados em consideração nessa abordagem:

  • O aplicativo híbrido apresenta desempenho inferior em relação ao nativo;
  • Em geral, o software híbrido não tem acesso a todos os recursos disponíveis no aparelho;
  • Existe uma limitação na experiência do usuário, já que cada plataforma tem seu próprio público, bem como recursos e padrões diferentes.

Interface intuitiva

Pode parecer bobo, mas criar uma interface que seja simples e funcional não é tão fácil, os ícones usados devem ser entendidos facilmente, afinal, se um usuário não entender a ferramenta logo de cara, é bem provável que desista dela e procure outra opção.

No decorrer do desenvolvimento, o profissional deve se preocupar com a grande diversidade de dispositivos existentes no mercado e que podem vir a executar o aplicativo. É preciso lembrar, portanto, que existem smartphones de diferentes tamanhos, resoluções e desempenhos.

Alto padrão de exigências sobre a usabilidade

Um bom aplicativo precisa levar em consideração a sua usabilidade. Os smartphones foram criados para facilitar o dia a dia das pessoas. Por isso, os aplicativos precisam ser o mais intuitivos possíveis.

Tenha consciência da exigência do seu usuário

O mercado é movimentado por conta da exigência do usuário, afinal ele sabe que se o app que ele(a) usa não for mais eficiente ele pode ir atrás da concorrência. Os novos modelos de smartphones são lançados, cada vez mais potentes.

O que antes era novidade, agora se tornou obrigação das aplicações — e erros comuns como lentidão no processo de alguma atividade ou o simples travar do aplicativo, na hora do uso já não são perdoados.

Por isso, tenha em mente que você precisa entregar valor e qualidade sempre!

Depois dessas dicas, o seu App pode se tornar um sucesso. Se você colocar em prática,  não esqueça de comentar para nós! Quer saber mais sobre esse assunto? A gente te ajuda! Acesse o nosso blog.

By | 2019-06-17T17:06:03-03:00 junho 14th, 2019|Aplicativos, dicas|

Deixar Um Comentário