Início>O que é Web App?

O que é Web App?

Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar sobre Web App. É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade precisam de um site responsivo. Apesar da finalidade ser a mesma, existe uma diferença técnica relevante. Continue lendo para saber mais sobre o Web App.

Um Web App pode ser entendido como uma versão híbrida entre aplicativos nativos para celulares e sites na internet. O modelo Web App combina recursos dos navegadores de internet com alguns recursos do celular. Para que essa explicação fique mais clara no artigo, vamos citar as diferenças entre aplicativos nativos, aplicativos híbridos e Web Apps.

Entenda sobre Site Responsivo

O site responsivo é o que tem o layout feito para se adaptar em smartphones ou tablets. Quando os sites são visualizados nesses dispositivos, as informações permanecem as mesmas, mas mudam de posição para que o usuário tenha uma experiência de navegação agradável, contendo todas as informações que deseja.

O layout do site responsivo deve se adaptar à tela de um smartphone qualquer. O usuário precisa conseguir visualizar o conteúdo completo, sem ter a necessidade de rolar o site de um lado para outro.

 Sobre os aplicativos…

Existem duas categorias de aplicativos no mercado: Os nativos e os híbridos. O aplicativo nativo é o mais conhecido por todos os usuários. É instalado e armazenado diretamente no smartphone e geralmente é encontrado em lojas para download, como Play Store e App Store. Esse aplicativos tem acesso a todos os recursos do smartphone.

Esses aplicativos tem o maior aproveitamento do usuário. Na maioria dos casos esses aplicativos também funcionam offline e como são oferecidos pelas lojas onde são baixados, têm a garantia da segurança.

Já os híbridos, são os aplicativos que tem um código muito parecido para diversas plataformas diferentes. Isso significa que o programador escreve apenas um código para funcionar em aparelhos Apple e aparelhos Android. É necessário alterar apenas algumas partes do código que contém particularidades para pode acessar recursos, como localização.

Programadores afirmam que a principal diferença entre os híbridos e nativos é que os nativos oferecem uma experiência melhor ao usuário por causa do fluxo. Nos nativos existe uma maior fluidez devido aos recursos disponíveis para uso e por causa do uso da linguagem específica  de cada sistema operacional.

Web App

Um Web App é um site na internet que se comporta como um aplicativo. É acessado como qualquer outro site pelo navegador e tem comportamento responsivo (layout adaptado para smartphones), o Facebook é um exemplo. Pode-se criar um ícone do site na tela inicial do smartphone para que o Web App seja diretamente acessado.

O Web App não consegue utilizar todas as funções do smartphone, o que impossibilita algumas ações. Ele não ocupa espaço na memória do aparelho, mas só funciona se tiver acesso à internet. É uma ótima opção se o seu objetivo é ter presença online no mundo mobile, pois possui simplicidade de programação e se adapta a diversas plataformas.

Para definir um Web App, podemos destacar as seguintes definições:

  • Progressivo – Funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador escolhido, pois é criado com aprimoramento progressivo como princípio fundamental.
  • Responsivo – Se adequa a qualquer formato: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.
  • Independente de conectividade – Aprimorado com service workers para trabalhar off-line ou em redes de baixa qualidade.
  • Semelhante a aplicativos – Parece com aplicativos para os usuários, com interações e navegação de estilo de aplicativos, pois é compilado no modelo de shell de aplicativo.
  • Atual – Sempre atualizado graças ao processo de atualização do service worker.
  • Seguro – Fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.
  • Descobrível – Pode ser identificado como “aplicativo” graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker, que permitem que os mecanismos de pesquisa os encontrem.
  • Reenvolvente – Facilita o reengajamento com recursos como notificações push.
  • Instalável – Permite que os usuários “guardem” os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos.
  • Linkável – Compartilha facilmente por URL, não requer instalação complexa.

Google e Facebook são cases de sucesso que fizeram sistemas mobile.

Nós, da MadeInWeb, desenvolvemos soluções web e mobile focadas em resultados para os clientes, assim fortalecendo a sua marca e trazendo novas soluções criativas e inovadoras, que podem adicionar valor e melhorar as suas expectativas.

E, aí? Aprendeu um pouco sobre o que é aplicativos e o sistema web? Ainda tem dúvidas? Não esqueça de escrever suas experiências nos nossos comentários, queremos conhecer você! Para mais informações, acesse o nosso blog.

Ficou interessado(a) em nossos serviços? Entre em nosso site e conheça!

By | 2020-02-03T10:29:02-03:00 janeiro 23rd, 2020|Aplicativos, Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário