Início>O que é um portal corporativo? E por que desenvolver um para sua empresa?

O que é um portal corporativo? E por que desenvolver um para sua empresa?

No mundo dos negócios quem não é visto, não é lembrado. Por isso, muitas empresas investem pesado em propaganda e outras estratégias de marketing para se tornar visíveis aos consumidores e não cair no esquecimento.

Mas, na ânsia de permanecer entre as maiores, algumas se esquecem de um detalhe importante e que pode, no futuro, prejudicá-las caso continue sendo negligenciado: a criação de um portal corporativo.

O que é um portal corporativo

O portal corporativo é uma página voltada para os funcionários e que fornece informações importantes sobre a própria empresa. Na página costumam ser organizados, por exemplo, os eventos internos a ser realizados, ações planejadas por equipes, resultados de destaque conseguidos por áreas de negócios da companhia.

O portal corporativo pode ser desenvolvido tanto pela equipe de tecnologia da empresa como ter sua criação executada por uma companhia especializada neste tipo de serviço. Por conter informações cruciais para a sobrevivência e manutenção do negócio, seu acesso não é liberado para o grande público.

Mesmo dentro da própria empresa o ingresso em algumas páginas do portal corporativo é protegido por senha. Seu conteúdo costuma ser liberado de acordo com a posição na hierarquia do funcionário.

O acesso é feito também por rede interna, conhecida como intranet, e costuma estar hospedado em ambiente seguro, a intranet, para que nenhuma informação se perca ou vá parar nas mãos de concorrentes, por exemplo.

Porque desenvolver um portal corporativo para sua empresa

Por ser um produto um pouco mais complexo, que possui diversos níveis de acesso, algumas empresas não enxergam o desenvolvimento de um portal corporativo como algo necessário.

Apesar disto, o desenvolvimento da plataforma é de vital importância para o maior engajamento e aumento da produtividade da equipe por fornecer dados importantes.

Um deles é permitir que os funcionários tenham acesso a assuntos de seu interesse dentro da corporação e contribuam, com comentários, pesquisas ou discussões coletivas, para solucionar problemas que, individualmente, pareceriam de difícil resolução.

Outro aspecto que torna imprescindível a existência de um portal corporativo é a comunicação entre a diretoria e o corpo de funcionários. Ao fornecer um canal de comunicação entre eles, o portal acaba com os ruídos existentes na troca de informações, evitando mal-entendidos e a disseminação de notícias equivocadas.

O portal corporativo contribui também para um ganho na transparência gerencial da companhia, já que todas as informações importantes estão disponíveis para conferência dos funcionários.

Essa transparência é bem vista também por empresas de auditoria, já que as empresas que possuem portais corporativos tendem a deixar acessíveis dados cruciais para que estes profissionais verifiquem a saúde da empresa e seu grau de comprometimento com a veracidade dos dados entregues durante as auditorias anuais.

Por fim, ao desenvolver um portal corporativo para sua empresa, a companhia valoriza sua equipe de colaboradores, não apenas ao abrir espaço para que estes façam sugestões, como também avaliando e colocando em prática estas ideias.

Por conhecer o dia a dia da empresa, e os problemas que ali existem, muitas vezes são os funcionários mais antigos, ou os recém-chegados, que ajudam a resolver os problemas que pareciam insolúveis.

By | 2017-12-05T07:05:46+00:00 novembro 16th, 2017|Novidades|

Deixar Um Comentário