Início>O que é intranet?

O que é intranet?

Quando pensamos em uma rede de computadores interligados, trocando informações e conhecimento em tempo real, a internet logo nos vem à mente. Afinal, ela é conhecida como a rede mundial de computadores, a teia que une cada um de nós e permite que troquemos dados com pessoas que nunca encontramos cara a cara.

Mas, e para as empresas? Como funciona essa troca de informações? É feita nesse ambiente livre, sem qualquer tipo de proteção? Não exatamente. Algumas companhias utilizam uma rede restrita para trocar informações entre seus colaboradores, montar estratégias de negócios e, diversas vezes, entender os pontos fortes e fracos de seu negócio e dos concorrentes. Essa ferramenta de comunicação é a intranet.

Intranet

A intranet é uma rede de computadores de acesso restrito. Nela podem trocar informações apenas máquinas selecionadas, que acessam esse local via senha. A internet engloba todos os funcionários de uma mesma empresa, interligando todos os departamentos.

Esse tipo de recurso é muito utilizado também para que informações sejam repassadas aos colaboradores, como mudanças em escalas de trabalho, comunicações de férias, avisos de manutenção em maquinário ou, ainda, eventos corporativos que necessitem da colaboração de todos.

A administração dos dados compartilhados via intranet é de responsabilidade dos gerentes e diretores de cada um dos departamentos existentes nas empresas. Os dados inseridos na rede interna são compartilhados como na internet, chegando a todos os endereços de e-mail cadastrados, por exemplo.

Em alguns casos, de acordo com a área de atuação da empresa onde é desenvolvida, o acesso à intranet é concedido para outras pessoas que não façam parte do quadro de colaboradores da companhia. Neste caso, a pessoa recebe uma senha para que possa acessar o sistema.

Acesso remoto

O conceito de intranet é semelhante à internet. Por isso, o serviço pode ser acessado de qualquer lugar (o colaborador não necessariamente precisa estar nas dependências da empresa para consultar informações ou documentos que estejam disponíveis via intranet).

Porém, o departamento de tecnologia da empresa pode, por exemplo, restringir o acesso a informações fora das dependências da empresa ou, ainda, condicionar a leitura de documentos ao cargo exercido pelo profissional.

Essa medida é tomada, em muitos casos, para que a informação corporativa seja protegida, impedindo que estranhos tenham conhecimento ou até mesmo utilizem estes dados de uma maneira que possa prejudicar a empresa.

Porque criar uma intranet para minha empresa?

Mesmo que algumas empresas considerem o desenvolvimento de uma rede interna como mais uma despesa, utilizar uma rede de intranet deve ser vista como uma vantagem corporativa, ao organizar todas as informações relevantes de uma mesma empresa.

Além disso, a intranet oferece uma segurança maior a seus usuários, já que utiliza meios de proteção contra acessos de terceiros, protegendo os dados, pessoais e corporativos, de cada um dos colaboradores ali inscritos.

Outra vantagem da intranet é aumentar os ganhos da empresa que a adota, já que os dados contidos ali permite criar um plano de negócios que leve a companhia não só a se destacar como se tornar referência na área onde atua.

By | 2017-12-05T07:06:22+00:00 novembro 7th, 2017|Tecnologia|

Deixar Um Comentário