Início>O que é Crossmedia?

O que é Crossmedia?

Já ouviu falar na Crossmedia? Esse é um dos principais pilares de uma campanha publicitária, e é possível diversificar a estratégia de conteúdo e atingir uma parcela maior de público com ela. Continue a leitura que explicamos mais sobre o assunto!

Crossmedia: o que é?

As campanhas publicitárias são chamadas de cross media, principalmente pelo pessoal que atua com esse tipo de comunicação. O termo técnico vem sendo cada vez mais usado atualmente, mostrando que há uma forte tendência de comunicação que deve ser mais presente daquia a alguns anos.

Mas, a cross media não é qualquer tipo de campanha de publicidade, ela tem características próprias e uma execução diferente do que ocorre normalmente com os projetos. Trata-se de uma estratégia usada para a comunicação, porém muitas agências ainda desconhecem sobre esse recurso, apresentando diversas dúvidas a respeito.

Uma ação dessa forma faz com que a campanha esteja presente em diversas plataformas, não apenas em um único canal de divulgação. A diferença é que alguns projetos são desenvolvidos apenas para a internet, por exemplo, enquanto o cross media é capaz de atender a todos os canais de comunicação.

Além disso, uma campanha em cross media também costuma ser complementar, já que ela vai aparecer em diversos veículos e tem uma força um pouco mais intensa. Deste modo, a marca ou empresa consegue envolver mais pessoas na mensagem, assim conseguindo mais conversões em venda utilizando esse tipo de estratégia, desde a primeira vez no contato com o espectador até a fase final.

Como funciona o Crossmedia?

Esse termo, de forma literal, significa o cruzamento de mídias, que é exatamente o que a estratégia faz. Sendo assim, uma campanha cross media utiliza diversos canais de comunicação, o que engloba desde veículos impressos, TV e rádio, assim como o meio online.

No entanto, não é porque uma ação está presente em diversos meios de comunicação que ela é um tipo de cross media. Para se enquadrar nesse tipo de campanha, além de integrar diversos veículos, a ação ainda precisa contar uma mesma história, ou seja, é uma mesma propaganda a todos os canais, tanto em redes sociais, televisão, revistas, entre outros.

Essa estratégia trabalha de forma complementar, onde cada meio completa o outro de modo a construir uma mensagem única, não apenas comunicar uma mesma coisa ao público-alvo.

Sendo assim, no cross media não basta apenas transmitir um anuncio em vários canais, mas sim algo que estimule o acesso a outro meio de comunicação, para que assim o público possa conhecer a campanha por completo e interagir com ela.

Para uma noção mais resumida, é como se os publicitários criassem uma campanha inteira e a dividisse em três etapas, uma para a televisão, outra para a internet e uma última para os veículos impressos, cada uma seguindo uma característica para o meio em que está inserida. Como a ideia é que as pessoas acompanhem essa história, cada pedaço da campanha indica onde o próximo capitulo será contado.

Alguns exemplos de Crossmedia

Em 2014, para lançar a música da Coco-Cola tema da Copa do Mundo, a empresa criou diversos anúncios em revistas e jornais, onde o leitor precisava enviar uma mensagem para receber as instruções para baixar o arquivo com a música.

A campanha também foi lançada no YouTube com uma mensagem similar aos dos veículos impressos e engajando ainda mais o público em cada mídia.

Para o lançamento do filme Batman Begins, foi feita uma ação crossmedia de divulgação, usando vários canais de comunicação, inclusive um site criado pela produtora do filme.

A ideia da campanha era convencer alguns espectadores e convidados a participarem de um jogo, onde se reuniam em um local e recebiam informações que levavam até salas de cinemas, as quais exibiam o trailer do filme pela primeira vez.

Essa campanha foi amplamente premiada, sendo referência como exemplos de sucesso para quem deseja trabalhar com crossmedia.

E você, já tinha ouvido falar no termo crossmedia? Essa estratégia pode ajudar o seu negócio a atingir cada vez mais pessoas e ser ainda mais bem-sucedido.

Quer saber mais dicas? Conheça o Instagram da MadeinWeb!

By | 2020-10-01T09:16:03-03:00 setembro 15th, 2020|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário