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O que é cross media?

As campanhas publicitárias são chamadas de cross media, principalmente pelo pessoal que atua com esse tipo de comunicação. O termo técnico vem sendo cada vez mais usado atualmente, mostrando que há uma forte tendência de comunicação que deve ser mais presente daquia a alguns anos.

Mas, a cross media não é qualquer tipo de campanha de publicidade, ela tem características próprias e uma execução diferente do que ocorre normalmente com os projetos. Trata-se de uma estratégia usada para a comunicação, porém muitas agências ainda desconhecem sobre esse recurso, apresentando diversas dúvidas a respeito.

Uma ação dessa forma faz com que a campanha esteja presente em diversas plataformas, não apenas em um único canal de divulgação. A diferença é que alguns projetos são desenvolvidos apenas para a internet, por exemplo, enquanto o cross media é capaz de atender a todos os canais de comunicação.

Além disso, uma campanha em cross media também costuma ser complementar, já que ela vai aparecer em diversos veículos e tem uma força um pouco mais intensa. Deste modo, a marca ou empresa consegue envolver mais pessoas na mensagem, assim conseguindo mais conversões em venda utilizando esse tipo de estratégia.

Como funciona o cross media

Esse termo, de forma literal, significa o cruzamento de mídias, que é exatamente o que a estratégia faz. Sendo assim, uma campanha cross media utiliza diversos canais de comunicação, o que engloba desde veículos impressos, TV e rádio, assim como o meio online.

No entanto, não é porque uma ação está presente em diversos meios de comunicação que ela é um tipo de cross media. Para se enquadrar nesse tipo de campanha, além de integrar diversos veículos, a ação ainda precisa contar uma mesma história, ou seja, é uma mesma propaganda a todos os canais.

Essa estratégia trabalha de forma complementar, onde cada meio completa o outro de modo a construir uma mensagem única, não apenas comunicar uma mesma coisa ao público.

Sendo assim, no cross media não basta apenas transmitir um anuncio em vários canais, mas sim algo que estimule o acesso a outro meio de comunicação, para que assim o público possa conhecer a campanha por completo, interagindo com ela.

Para uma noção mais resumida, é como se os publicitários criassem uma campanha inteira e a dividisse em três etapas, uma para a televisão, outra para a internet e uma última para os veículos impressos, cada uma seguindo uma característica para o meio em que está inserida. Como a ideia é que as pessoas acompanhem essa história, cada pedaço da campanha indica onde o próximo capitulo será contado.

Alguns exemplos de cross media

Em 2014, para lançar a música da Coco-Cola tema da Copa do Mundo, a empresa criou diversos anúncios em revistas e jornais, onde o leitor precisava enviar uma mensagem para receber as instruções para baixar o arquivo com a música.

A campanha também foi lançada no YouTube com uma mensagem similar aos dos veículos impressos.

O filme Batman Begins também teve uma ação de cross media para divulgar seu lançamento, usando vários canais de comunicação, inclusive um site criado pela produtora do filme.

A ideia da campanha era a participação dos expectadores em um jogo e foi amplamente premiada, sendo referência como exemplos de sucesso para quem deseja trabalhar com campanhas de cross media.

 

By | 2017-12-05T07:13:13+00:00 julho 15th, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|
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