Início>Por que é necessário fazer a manutenção de aplicativo?

Por que é necessário fazer a manutenção de aplicativo?

Quando você coloca um aplicativo para ser consumidos nas lojas, acaba assumindo um dever com o seu público e isso implica em dois pontos: suporte e manutenção.

Pode parecer que não, mas os apps também precisam de manutenção como um produto físico comum, já que mesmo tendo todo um trabalho por trás da criação para entrega-lo perfeito, ele apresenta erros de funcionamento.

Então mais do que criar um bom aplicativo, você deve ficar atento as necessidades que ele apresentará depois de pronto, que podem ser muitas, então esteja preparado.

Este artigo foi criado para te mostrar a importância de fazer a manutenção periódica nos aplicativos, porque eles precisam disso e o quanto disso interfere na experiência do público ao usar a ferramenta. Confira:

No planejamento

Ao criar um aplicativo, o desenvolvimento deve considerar duas coisas importantes: se esse app está alinhado com as políticas da loja, que pode ser da Google ou da Apple, por exemplo, e que você nunca deverá moderar comentários e avaliações dos usuários.

O primeiro é mais voltado as questões da homologação e publicação, mas o segundo é um ponto de extrema importância.

Por que você não pode limitar os comentários e avaliações que o aplicativo venha a receber? O motivo é simples, por conta do seu público.

É através desses mecanismos que eles mostram a insatisfação ou enaltecem o seu aplicativo. Então, com os comentários e avaliações é possível entender o que precisa ser alterado em uma atualização do app, por exemplo, para a sua manutenção.

Experiência do usuário

A manutenção esbarra em um ponto crítico na usabilidade dos aplicativos, que é a experiência que os usuários têm para com ele.

Quando um indivíduo baixa o seu app, ele espera por algumas coisas como um bom design, uma abertura rápida, que ele não trave e muito mais. Tudo isso é relativo a experiência que ele vai ter com aquela ferramenta.

Se for ruim, provavelmente ele não volte a usar, ou ainda até use, mas vá baixando a frequência de acesso rapidamente, se tornando um aplicativo que apenas ocupa memória em seu smartphone.

Quando isso ocorre, ele espera que a empresa desenvolvedora tome uma atitude e é aí que a manutenção entra em cena.

Ela é necessária para a correção e melhorias no aplicativo, o que é conhecido pelos usuários como atualização. Muitas vezes esse app é atualizado simplesmente para a correção de erros que foram apresentados pelos usuários.

Quando fazê-la

Não existe uma regra que defina quando as empresas precisam realizar a manutenção de seus aplicativos, mas ela deve agir com bom senso.

Se o app está recebendo muitas reclamações, é um sinal de que ele não pode ficar com aquele erro por tanto tempo, então a manutenção deve ter um intervalo menor.

Porém, quando ele não recebe tantas reclamações, o ideal é testá-lo com frequência para ver seu funcionamento e se ele está adequado ao proposto, fazendo isso com aparelhos diversos.

Identificar os erros do app para a manutenção não deve ser apenas do consumidor, mas deve partir da empresa também.

By | 2017-12-05T07:06:48+00:00 novembro 2nd, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário