Início>Maiores dificuldades para criar um aplicativo?

Maiores dificuldades para criar um aplicativo?

O Brasil tem se mostrado um mercado bastante promissor quando o assunto é telefonia móvel. Só na questão das linhas de celular, temos aproximadamente 250 milhões de usuários ativos, número esse que é maior do que a quantidade de habitantes no país. Sabendo disso é fácil entender porque o desenvolvimento de aplicativos é tão intenso.

Há muito público e, de modo geral, eles estão amplamente conectados com seus smartphones, usando aplicativos em larga escala. Hoje é difícil encontrar alguém que não tenha um app instalado em seu celular, independente da sua utilidade. Com essas ferramentas é possível realizar uma infinidade de atividades que vão desde consultas a diversos assuntos, para compras, leitura e claro, seu principal foco, o entretenimento.

Mas saber que esse mercado é amplamente trabalhado no Brasil não é tudo, como qualquer negócio a criação de aplicativos também apresenta seus prós e contras. Esse imenso potencial esbarra em questões básicas, já que o negócio está saturado de aplicativos com propostas repetidas, que nem sempre atraem tanto público como esperado. Porém, não é somente isso.

Para que um app tenha sucesso é necessário seguir um passo a passo, por isso separamos algumas pedras que você poderá encontrar pelo caminho se pretende trabalhar com o desenvolvimento dessas ferramentas. Acompanhe:

Não avaliar a plataforma

Atualmente existem dois sistemas operacionais que tem maior destaque no mercado mobile: o Android da Google e o iOS da Apple. Quando o desenvolvedor esbarra nessa questão, ele pensa somente nas vantagens que cada uma delas pode trazer.

À grosso modo, ele não consegue estudar de maneira ampla o eu cada um dos sistemas tem a oferecer, e pode dar um tiro no escuro com sua escolha. É preciso entender não só as vantagens, mas também as lacunas que aquele sistema tem em aberto, de modo a preenchê-las.

Entenda sobre experiência mobile

É comum que os desenvolvedores empreguem a ideia que a experiência mobile é uma página da web, só que reduzida. Os aplicativos precisam apresentar algo além do que um site. Ter uma acessibilidade melhor, por exemplo, já é algo de destaque.

Os desenvolvedores costumam pecar na hora de criar um app por não entenderem que ele precisa complementar algo, assim trazendo uma experiência um pouco negativa para o usuário quando não cumpre esse papel.

Falta de testes

Os criadores devem pensar em apps que atendam desde o modelo mais inferior daquele sistema operacional ao mais avançado, assim ele deve rodar da mesma forma para ambos.

Mas, muitos pensam somente em tornar o aplicativo usual para as linhas mais modernas. É importante lembrar quem nem todos têm acesso à tecnologia recente, assim como acesso a uma boa internet, o que pode dificultar sua experiência.

Divulgação

Muitos desenvolvedores acham que os aplicativos se vendem sozinhos, mas é só examinar a quantidade de outros iguais a ele para entender que isso não é verdade. Sem uma estratégia definida, seu app pode acabar esquecido rapidamente ou nem chegar a tem um bom número de usuários.

By | 2017-12-05T07:13:56+00:00 julho 6th, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário