Início>Como a psicologia das cores influencia na adesão de seu aplicativo?

Como a psicologia das cores influencia na adesão de seu aplicativo?

Em algum momento na sua vida, você já parou para pensar porque determinadas empresas escolheram determinadas cores para estampar a sua marca? Já parou para pensar porque os aplicativos de redes sociais, como o Facebook, ou o Twitter são azuis e outros aplicativos, utilizados para que as pessoas possam conversar umas com as outras, como Whatsapp, Wechat e as mensagens nativas possuem as cores verdes?

Existe uma teoria para isso, e é aqui que você vai descobrir. Essa é a um pouco sobre a Teoria das Cores desenvolvida pelo alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Você sabe como a psicologia das cores influencia na adesão de seu aplicativo? Preparamos um guia completo sobre esse assunto. Vamos lá?

Provavelmente você não deve ter percebido isso e acabou de concordar, agora riu e realmente confirmou que fazem sentidos as interrogações acima. Acontece que a psicologia das cores faz uma forte influência sobre as cores que serão escolhidas para o design de um determinado aplicativo.

Estudos mostram que 85% das pessoas que compram qualquer produto acreditam que a cor dele é muito mais importante do que qualquer outro fator, e mais, 93% avalias as cores de um produto antes de comprá-lo. E o que mais chamou a atenção é que metade dos consumidores desistiu de comprar determinado produto porque não tinha na sua cor favorita.

Por isso que as cores ocupam um papel de extrema importância no destaque do design de um aplicativo, justamente porque elas têm o poder de impulsionar os consumidores a se sentirem mais incentivados a comprar, ou então, pelo lado negativo, de deixar de utilizar o aplicativo. E isso é uma coisa que certamente você não vai querer.

E pensar que essa escolha de comprar ou deixar de utilizar o aplicativo está ligada diretamente ao ajuste de cores e combinações que estarão presentes no seu aplicativo. Isso porque cada uma delas desempenha um determinado papel durante a sua percepção.

Acontece que a psicologia das cores influencia diretamente no sucesso e no uso do seu aplicativo. É por isso que este texto está sendo elaborado, justamente para que possa te dar as informações corretas para que você não deixe de perder clientes porque fez uma escolha ruim de cores que não combinaram e acabaram repelindo os consumidores.

Fique atento as dicas e informações deste texto.

As cores são tão importantes assim para o meu aplicativo?

Entender que fazer uma boa combinação de cores para utilizar no seu aplicativo é algo importante e poderá fazer o seu aplicativo crescer e ser bem avaliado é algo que deverá estar na cabeça daqueles que dependem dos clientes para sobreviverem.

Com isso, é importante salientar que para criar o seu aplicativo, e entender como a utilização das cores na logo, no ícone, na identidade visual e no layout pode influenciar diretamente no sucesso do seu aplicativo.

Após definir todos os itens acima, é a hora de fazer a escolha das cores que você irá utilizar no design do aplicativo.

Acontece que uma série de estudos mostra que as cores utilizadas causarão forte influência na taxa de download dos seus produtos. Além disso, elas podem influenciar outros fatores, como a usabilidade do aplicativo e a experiência do usuário.

Está certo que, no final das contas, o que dirá se o aplicativo é um sucesso ou não é a sua funcionalidade e utilidade. Entretanto, assim como em qualquer produto, a parte de fora gera um impacto significativo aos olhos do cliente. As cores transmitem sensações, mesmo que inconscientemente. O vermelho, por exemplo, pode transmitir a ideia de perigo ou de amor, dependendo do contexto ao qual foi inserido. Já o azul, remete à tranquilidade, totalmente diferente.

Como principais influências que as cores causam, estão:

Conversão

Em primeiro lugar o rótulo do seu produto deve possuir um design que seja atraente para o cliente, a ponto de que ele sinta estímulo para poder utilizá-lo, afinal de contas, o primeiro contato é um momento que é decisivo para o seu sucesso. Um aplicativo que consiga atrair pode aumentar o número de visitantes dos aplicativos, convertendo-os em downloads, o que será o primeiro passo para que ele se torne popular.

Usabilidade

As cores que acabam se conflitando causam o aspecto de poluição visual, o que certamente fará com que o seu aplicativo não seja utilizado. Além disso, existem até casos de que as cores são desconfortáveis até para os aparelhos celulares, por serem extremamente vibrantes.

Portanto, as cores afetam diretamente na forma de como o seu aplicativo será utilizado.

Experiência do usuário

Entra também a questão da experiência do usuário. Em muitos casos, as cores podem confundir a percepção. Discorda? Tente imaginar um aplicativo de viagens aéreas que utiliza na sua coloração tons laranjas e amarelos. Enquanto o aplicativo está dizendo que serve para uma determinada coisa, suas cores estão dizendo totalmente o contrário. O desconforto citado acima está ligado diretamente à questão da experiência que o usuário terá com o aplicativo.

Como fazer para escolher as cores certas para o aplicativo?

Este texto não poderia te deixar na mão, sem saber como fazer para escolher as cores certas para o seu aplicativo. Com isso, algumas dicas serão dadas abaixo, mas é importante que você realize alguns testes, de preferência nas fases iniciais, disponibilizando algumas versões dos ícones dos aplicativos para saber como será a reação dos usuários e então, fazer as melhorias necessárias, até que ele se torne mais atrativo.

Com isso, as dicas são:

Usar poucas cores – trabalhe no máximo com 4 cores, tanto na logomarca, quanto na decoração. Porém, para um ícone do aplicativo, o ideal é você escolher duas cores que chamem atenção e que transmitam a ideia central.

Claro, as cores que você utilizar no ícone devem estar em harmonia com todo o aplicativo. Dessa forma, o cliente irá reconhecer a sua marca em qualquer lugar que ele for.

Evite cores conflitantes – não use cores conflitantes, elas podem acabar com o seu aplicativo. Não misture vermelho com verde, nem laranja com azul, pois são cores opostas e poluirão o seu aplicativo.

Estude as cores – essa é a dica principal. Por mais que você não precise ser um gênio na arte das cores, um mínimo de conhecimento fará com que você não faça escolhas erradas. Se não souber tudo do assunto, pelo menos o errado, você aprenderá a não fazer.

Para te ajudar, as cores e os seus significados são:

AMIGÁVEL – alegre e confiante;

CALMO – equilíbrio e neutro;

CRIATIVO – imaginativo e sábio;

EXCITANTE – jovem ou ousado;

FORÇA – dependência e confiança;

OTIMISMO – clareza e calor;

PAZ – crescimento e saúde.

2 Comentários

  1. Alonso agosto 8, 2018 em 8:01 pm- Responder

    Awesome post.

    • Redação agosto 9, 2018 em 10:44 am- Responder

      Hey Julieta, we thank you for the comment. We hope you continue with us and share our posts.

      Many thanks = D

Deixar Um Comentário

%d blogueiros gostam disto: