Início>A importância da criptografia de dados em aplicativos

A importância da criptografia de dados em aplicativos

O investimento na segurança de dados no desenvolvimento de aplicativos mobile se faz altamente necessário nos dias de hoje.

Esta necessidade se faz pelo fato de que a cada dia, mais pessoas estão acessando a internet através de seus dispositivos móveis – smartphones e tablets.

Com este crescimento do acesso à web via dispositivos móveis, também houve um grande aumento no uso de aplicativos. Este aumento por sua vez, trouxe uma nova demanda ao mercado, a criação de novos aplicativos. A cada dia, novos apps surgem, oferecendo aos usuários um leque de oportunidades.

Tendo em vista a atual situação mundial, as grandes empresas desenvolvedoras de aplicativos estão investindo em uma eficaz tecnologia: A criptografia de dados, cujo objetivo é a pura proteção de dados.

Como a criptografia de dados funciona?

O mecanismo de criptografia de dados nada mais é do que uma forma de cifragem e decifragem de dados, que acontece no espaço de tempo entre o envio e o recebimento de tais informes.

Para facilitar o entendimento, trazemos um exemplo no qual a maioria das pessoas proprietárias de dispositivo móvel tem acesso: O WhatsApp.

Quando você envia uma mensagem para alguém, a mesma é criptografa e cifrada. Este processo a deixa ilegível até ela ser entregue ao seu destinatário. Somente após a entrega é que a mensagem é decifrada, tornando-se novamente legível. Apenas o destinatário destas informações possui a chave para a decifrarem esses dados, uma vez que eles ficam protegidos de serem retidos por terceiros.

Qual a importância da criptografia de dados em aplicativos mobile?

A importância se dá principalmente em apps desenvolvidos para o funcionamento online. O uso desta tecnologia se faz necessário, já que se trata de uma das melhores ferramentas de segurança da informação utilizadas em softwares.

No caso dos aparelhos como celulares e tablets, há um perigo maior de vazamento de dados, já que é bastante comum as pessoas fazerem uso de conexão Wi-Fi abertas. Nestes casos, qualquer usuário mal-intencionado pode reter dados navegando nestas conexões. É justamente por esta razão que é totalmente impróprio acessar aplicativos de bancos ou compras online conectado em uma rede de Wi-Fi aberta.

A utilização da criptografia de dados

Boa parte das grandes empresas vem apostado na criação de aplicativos que visam o atendimento ao cliente. Também existe um grande uso de plataformas mobile e armazenamento de dados em nuvem através de data centers terceirizados e de servidores.

A criptografia de dados também é capaz de proteger as informações e trabalhos criados através de aplicativos como os de vazamento de dados de pessoas e companhias.

Por que investir na criptografia de dados em seus aplicativos

Para as empresas que desenvolvem soluções em apps, o investimento em criptografia representa acrescentar um alto valor do seu produto, tendo em consideração que os clientes estão cada vez mais receosos e preocupados com a segurança de seus dados na web. Isso significa que, um aplicativo que oferece o recurso de criptografia de dados traz muito mais credibilidade ao seu público.

By | 2018-01-24T21:14:23+00:00 janeiro 25th, 2018|Tecnologia|

Deixar Um Comentário