Início>Dicas essenciais para design de aplicativo

Dicas essenciais para design de aplicativo

O mercado de aplicativos cresceu muito nos últimos anos, tanto que é difícil encontrar usuários que não tem ao menos um app em seu smartphone. Assim, para se ter sucesso nesse ramo é preciso seguir alguns pontos.

Os desenvolvedores estão se esforçando cada vez mais para criar ferramentas que caiam no gosto dos usuários, e ainda seja mantido um bom padrão de uso. Embora os rankings avaliem os downloads nas lojas, só isso não é suficiente para que o app continue ativo.

Para o app ter sucesso e se destacar, muitos fatores entram em jogo e vão além de um design bem desenvolvido. É importante que o aplicativo apresente uma solução a uma necessidade, por exemplo, mas ele ainda precisa cativar o usuário de alguma maneira.

Por conta disso, separamos algumas dicas que serão cruciais para o desenvolvedores e seus aplicativos. Ficou interessado? Então, vamos começar:

Invista primeiro em algo mais básico

Para quem está começando nesse ramo, é melhor iniciar por apps mais simples, como uma lista de tarefas, por exemplo. Isso porque eles podem atender uma necessidade do usuário e serem mais fácil de desenvolver.

Os jogos, que normalmente ganham sucesso rápido, são mais elaborados na parte do desenvolvimento. Esse tipo de aplicativo usa uma lógica própria, exigindo bem mais do desenvolvedor.

As chances de um jogo cair no esquecimento são altas, muito mais do que um app de utilidades.

Um bom design é muito mais importante do que parece

A palavra design sempre remete a beleza, no caso dos aplicativos um bom acabamento e visual interessante, mas seu conceito é muito mais do que isso. O design também tem relevância a função que aquele app vai desenvolver.

Pode não parecer, mas uma pode interface de usuário é a parte principal do aplicativo. Se ela for boa e rodar de modo adequado, com poucos bugs, já é um ponto positivo para o usuário.

Até porque, imagine levar um tempo longo para abrir aquele aplicativo, por exemplo, o usuário já desiste dele justamente por essa demora.

Análise todas as plataformas

Um sistema operacional apresenta versões diferentes, o que interfere diretamente no funcionamento de um aplicativo. Se ele não tiver compatibilidade com uma versão mais antiga do Android, por exemplo, não vai rodar direito.

No caso, é importante verificar se o aplicativo funciona bem nas especificações de cada aparelho e na versão do sistema operacional, o que engloba ainda o processador e a memória daquele dispositivo.

Com isso, o app se tornará bem mais visado, por funcionar de forma adequada.

É interessante também testar esse aplicativo em vários aparelhos, para ver possíveis falhas que podem ocorrer no desenvolvimento. Isso é importante também porque o próprio desenvolvedor que dará suporte ao usuário, caso o app apresente algum problema.

Os testes tornam o aplicativo mais qualificado e servem para que o programador veja o seu desenvolvimento em um dispositivo, de modo real.

By | 2017-12-05T07:10:33+00:00 agosto 29th, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário