Início>Desenvolvimento de aplicativo x site responsivo: O que é melhor?

Desenvolvimento de aplicativo x site responsivo: O que é melhor?

A chegada da internet revolucionou não apenas a forma como as pessoas se comunicam, mas, principalmente, o jeito como elas fazem negócio. Com um clique você tem todos os serviços que precisar, sem sair de casa, e por um preço igual ou ainda menor do que o praticado no mundo físico.

Se o desenvolvimento do e-commerce abriu a mente das empresas para uma nova forma de fazer negócios, a consolidação do mercado mobile alterou essa percepção para sempre. Agora, o consumidor não precisa sequer estar próximo a um computador para fazer sua próxima compra: basta abrir um aplicativo, escolher o produto que deseja e, com poucos toques na tela, a aquisição está concluída.

Os aplicativos e o mercado mobile

Estrelas do universo mobile, os aplicativos têm papel de destaque nessa vertente de negócios tão promissora. Se, em seu início, eles funcionavam apenas para que as pessoas se conectassem umas às outras, agora eles são verdadeiros centrais de compras.

Em um aplicativo de grandes varejistas é possível, por exemplo, comprar de tudo, trocar peças defeituosas, aproveitar promoções, montar seu guarda-roupa com as peças que desejar e, ainda, tirar dúvidas ou fazer reclamações.

Os aplicativos não se resumem apenas a um canal de vendas. Eles se converteram em importantes fontes de informação. Com um toque na tela e alguns minutos preenchendo um formulário inicial, sua empresa pode obter informações importantes de futuros clientes.

Os aplicativos permitem que você descubra, por exemplo, quais as compras realizadas pelo futuro cliente com mais frequência e o que ele procura quando acessa seu aplicativo. Com esses dados você é capaz de oferecer promoções exclusivas, aumentando as chances de lucrar muito mais que seu concorrente que ainda não aproveitou o poder dos aplicativos.

Site responsivo

Assim como o número de usuários de aplicativos vem crescendo exponencialmente, o percentual de brasileiros que acessa a internet apenas via dispositivos móveis precisa ser levado em consideração. O crescimento é tamanho que alguns institutos de pesquisa estimam que, em poucos anos, esse tipo de acesso superará o realizado via computadores de mesa.

Por isso, para oferecer a melhor experiência a seu usuário, algumas empresas têm investido pesado no desenvolvimento de sites responsivos. Os sites responsivos são aqueles que abrem normalmente nos dispositivos móveis.

Uma característica desse tipo de site é que sua apresentação se molda ao tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo usuário, sem que seja necessário, por exemplo, ampliá-la para ler algo que esteja escrito ali.

Entretanto, esse tipo de site tem como ponto negativo a lentidão no carregamento, principalmente se o usuário estiver utilizando sua rede de dados móveis. E isso acontece porque, a exemplo do que acontece quando você acessa a internet de seu desktop, a página que esteja visualizando será carregada direto do navegador.

Desta forma, quanto mais elementos estiverem presentes no site, mais lento será seu carregamento. Para evitar esse tipo de transtorno, alguns empresários lançam uma versão menor de seu site, para atender o público que opta pelo acesso via dispositivos móveis.

Neste tipo de site responsivo, o usuário encontrará as mesmas informações que estão disponíveis na versão desktop, mas posicionadas de forma que seu carregamento seja mais dinâmico.

Desenvolver um aplicativo ou optar por um site responsivo? O que é melhor?

Apresentados os dois mecanismos de acesso a seu produto via mercado mobile, você deve estar se questionando: afinal, o que é melhor para o meu negócio: desenvolver um aplicativo ou investir em site responsivo?

Sem sombra de dúvidas lhe direi que as duas ferramentas são importantes, e devem ser trabalhadas juntas. De nada adiantará, por exemplo, você lançar um aplicativo para celular se seu usuário não localizar informações sobre você na internet.

Assim como não resolverá muito concentrar todas as suas fichas em um site, negligenciando o poder e a influência crescente dos aplicativos.

Mas, em torno de retorno financeiro, o desenvolvimento de um aplicativo ainda guarda muito potencial, levando em consideração principalmente o potencial de crescimento desse mercado.

O mercado de aplicativos vem experimentando um crescimento constante que não diminuiu sequer no auge da crise, quando muitas empresas deixaram de investir. Foi nessa época, aliás, que a demanda por esse tipo de produto mais aumentou, pegando carona no interesse das pessoas por informações e serviços.

Aplicativos de busca de empregos, por exemplo, aumentaram significativamente. Hoje, é possível encontrar dezenas de produtos que prometem o mesmo: conectar empregador a futuro empregado, e tornar a busca por um novo posto de trabalho ainda mais simples.

Ainda não está convencido que o aplicativo é o melhor para sua empresa? Então faça um estudo de mercado. Avalie quem é seu público de fato. Conheça seus gostos e preferências. Saiba o que ele busca quando acessa a internet móvel. O que consome, lê, compartilha, como acessa.

Você pode perder um tempo fazendo esse tipo de levantamento, mas a estratégia será fundamental no momento de decidir em que se concentrar.

Outro ponto que pode levar o empresário a cogitar o site responsivo é a questão financeira. Algumas pessoas tem a falsa impressão que o desenvolvimento de um aplicativo é, por si só, um serviço caro e custoso.

Não necessariamente. Com uma boa pesquisa é possível encontrar esse tipo de serviço realizado por empresas confiáveis e que cobram um preço justo. Em alguns casos, desenvolver um aplicativo pode custar até menos do que ter seu próprio site adaptado para o universo mobile.

O universo dos aplicativos oferece inúmeras possibilidades que os sites desenvolvidos, por si só, não têm capacidade de propiciar. Pode ser trabalhoso ter de se concentrar em atualizações periódicas, revisar dispositivos de segurança ou alterar todo o layout da ferramenta regularmente, mas os ganhos trazidos por ela superarão todo o esforço.

O usuário de mobile é exigente e, como tal, deseja a melhor experiência. Por isso, invista tempo, dinheiro, suor e criatividade no desenvolvimento de um aplicativo. Ao final de um curto período você perceberá que o custo benefício justificará e muito seu esforço. E bem-vindo ao desafiador e recompensador mercado mobile.

By | 2017-12-14T16:06:12+00:00 janeiro 6th, 2018|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário