Início>Comunicação interna – 6 motivos de como um aplicativo pode ajudar

Comunicação interna – 6 motivos de como um aplicativo pode ajudar

A comunicação interna em uma empresa é essencial para os negócios, tanto que ela se tornou um grande desafio dentro das corporações, enfrentada pela maioria dos gestores. Eles sempre buscam meios de melhorar essa transmissão de informações, mas é algo que exige muito do mundo corporativo.

No mundo atual, a tecnologia sempre está a favor do homem, tanto que hoje é possível conseguir ter uma comunicação interna muito melhor com o auxílio de ferramentas simples, como é com os aplicativos.

Eles já são conhecidos por trazerem uma grande diversidade de funções, ajudando a realização de tarefas variadas em nosso dia a dia. Com os apps é possível estudar, ler e se comunicar, até mesmo dentro de uma empresa e de forma muito mais positiva.

O universo corporativo apresenta uma complexidade muito ampla, já que o trabalho envolve muitas pessoas atuando em funções diferentes. Um cargo é igual ao outro, realizando atividades distintas, mas para que o trabalho seja bem estruturado, a comunicação acaba sendo o ponto chave. Muitos setores são interligados e precisam conversar regularmente, para adequar seus processos, por exemplo.

É obvio que isso não é uma tarefa fácil e por isso é encarada como um desafio pelos gestores, afinal melhorar a comunicação interna é importante, mas não é tão simples. A concorrência ainda ajuda que essa realidade se torne mais complexa do que realmente é, mas há solução para tudo.

Neste contexto, a forma mais pratica e indica é sempre a tecnologia, que pode ser usada sem medo a favor das corporações. Além de ser encarada como um diferencial, se bem aplicada, pode gerar o sucesso do seu negócio.

Em relação a comunicação interna, são muitos aplicativos que apresentam propostas interessantes, ajudando aos seus colaboradores a terem uma produtividade melhor e gerar resultados mais positivos.

Esse recurso pode ser encontrado tanto na forma gratuita como pago, mas neste caso é importante avaliar o seu custo-benefício em comparação a um aplicativo sem custo, afinal o barato pode sair caro também.

Estamos sempre conectados

Os usuários costumam olhar seus smartphones por cerca de 150 vezes ao longo do dia, segundo uma pesquisa aplicada pela Nokia, uma das grandes marcar de tecnologia móvel da atualidade.

Por si só, esse número representa uma grande oportunidade para as empresas, já que os aplicativos ajudam aos colaboradores a se conectarem dentro da empresa. Um exemplo são aqueles que trabalham fora do escritório ou em regiões mais isoladas, que necessitam de um meio para estar em contato com a corporação.

De certo modo, a tecnologia móvel acaba motivando a comunicação, mesmo que indireta.

É claro que a maioria dos colaboradores tem seu próprio smartphone, mas há casos raros que não o utilizam e acabam desconectados. A ideia de manter um aplicativo, para que seja usado para a comunicação da empresa, é bastante interessante, mas é importante que o colaborador esteja inserido nesse sistema.

As empresas podem manter celulares corporativos, que é uma opção.

Eles acabam tendo uma versão móvel

Isso é mais presente para os desenvolvedores que trabalham com tecnologia, principalmente se ela é ligada a recursos humanos. Mesmo que a plataforma seja voltada a outra linguagem, como as dos desktops, eles acabam desenvolvendo também uma versão de aplicativo, algo que é comum.

Neste caso, a empresa não precisará investir na criação de um app personalizado a sua necessidade, eliminando alguns pontos do desenvolvimento como o período de testes. O aplicativo já está lá, pronto para ser usado, basta que os colaboradores façam o download em seu dispositivo móvel.

Aplicativos favorecem o feedback

Eles apresentam uma forte relação com o feedback, sendo cotado como uma ferramenta fundamental para esse objetivo, principalmente dentro de uma empresa. Isso porque eles apresentam a função de enviar mensagens instantâneas, por meio de chats e até mesmo por pesquisas, que podem ser feitas em tempo real.

Para se ter noção, mais de 50% dos e-mails recebidos são abertos em dispositivos móveis, de acordo com uma pesquisa feita pela Litmus. Outro ponto é que, em nível global, quase 20% das pesquisas online também são respondidas pelos celulares, como aponta um estudo da Greenbook.

A atenção dos colaboradores pode melhorar

Já foi comprovado que o uso de aplicativos ajuda a aumentar a atenção dos colaboradores, melhorando essa capacidade neles. No caso, isso acaba sendo possível porque não é preciso apresentar instruções ou conteúdos externos para que seja veiculada uma mensagem, já que eles são familiarizados com esse tipo de mecanismo.

De modo geral, os dispositivos possuem características que permitem ao usuário brincar com textos e imagens, promovendo uma integração maior. Fora isso, o impacto causado por esse meio é maior, o que consegue fazer a transmissão de informações ser captada de forma otimizada.

Os apps ajudam a economizar tempo, tanto na transmissão como também para a produção do conteúdo a ser repassado aos colaboradores.

Melhor captação dos resultados

Com o uso de aplicativos as empresas acabam ganhando muito, sendo que um dos pontos é em relação ao desempenho de suas ações.

Em relação a comunicação interna, esse desempenho também pode ser avaliado, onde ele acaba iniciando uma espécie de piloto para testar a aceitação e capacitação dos colaboradores, isso pode ser feito por departamentos, por exemplo.

Esse processo pode levar de três a seis meses, quando começa a apresentar resultados mais efetivos. Neste caso, é possível avaliar a quantidade de informações e as métricas que são geradas pelo recurso, assim podendo haver o planejamento de estratégias voltadas a comunicação da empresa, que podem englobar a cobertura do aplicativo, os arquivos que são baixados e outras opções.

Alguns aplicativos que podem te ajudar nessa missão

Como já dito, alguns apps são gratuitos e outros pagos, mas ambos apresentam características positivas para integrar na sua comunicação interna.

Entre as opções possíveis está o Office 365, da Microsoft. Ele é conhecido pelo público porque também está presente no desktop, mas tem uma versão móvel. De modo geral, o uso das ferramentas acaba trazendo mais dinamismo nas ações executas pelos colaboradores.

Outro app é o IBM Social Business, que traz um conjunto de soluções bastante interessantes, capaz de auxiliar de modo positivo o seu empreendimento. Ele tem como função integrar os colaboradores, como uma espécie de rede social.

By | 2017-12-05T07:13:00+00:00 julho 20th, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário