Início>Como funcionam os rankings das app store?

Como funcionam os rankings das app store?

As buscas do Google envolvem diversos critérios, incluindo os rankings na app store. Quem tem aplicativos sabe a importância de estar entre as primeiras páginas do buscador. Isso é encarado como um impulso para uma maior visibilidade.

No entanto, a concorrência entre os aplicativos é bastante acirrada, uma vez que surgem novidades a todo o momento. O público nem sempre se mantém fiel a um app, muito por conta dessa grande variedade de opções.

Ter uma boa posição nas lojas significa que o número de downloads daquele app é alto, e em geral é basicamente isso que ocorre. Como aumento da base de usuários, o aplicativo tende a subir em um ranking, assim ficando sempre mais próximo das primeiras páginas de busca.

Mas, esse processo não depende apenas do número de downloads, visto que há muito mais coisas em jogo.

Neste artigo você vai conhecer melhor como funcionam os rankings e para que eles servem. Acompanhe:

O que são rankings da app store?

A Apple Store e o Google Play são as duas maiores lojas de aplicativos, utilizando algoritmos para determinar a posição dos apps em relação a popularidade. Esses algoritmos são representados por palavras-chaves, por exemplo, que ajudam a encontrar os aplicativos com maior facilidade.

Sendo assim, os algoritmos usados dentro das lojas são, basicamente, os rankings. Dentro de um deles é possível definir listas de aplicativos que estão se destacando mais, seja por número de downloads ou pela quantidade de vezes que ele é pesquisado.

As lojas não divulgam o que utilizam para calcular a popularidade de um aplicativo, mas entende-se que alguns pontos são estudados para erar os rankings. No caso, a média de avaliações, contagem de downloads e instalações, assim como as desinstalações, o uso do aplicativo em si e suas taxas de crescimento são consideradas.

Para melhorar a posição no ranking

Como já mencionado, apenas o número de downloads não deixa um app em primeiro no ranking, embora ajude. Esse é apenas uma quantidade que é calculada pelos algoritmos, mas há outros fatores.

Nem sempre os usuários baixam algo e realmente o utilizam, por isso um download é apenas um download no meio das estatísticas. Sozinhos eles não são suficientes e não agregam tanta relevância para as lojas. Mas, o fato do usuário abrir o aplicativo é outro ponto estudado.

A frequência de uso também influencia para que o app tenha um bom ranking na app store. Isso porque eles podem se tornar esquecidos ou até chegarem a ser desinstalados, o que não lhe garantirá um bom posicionamento.

A métrica demonstra que o conteúdo daquele aplicativo é relevante ao público, ou seja, ele se interessa pela proposta. Esse é tido como um fator decisivo para estar bem posicionado dentro dos mecanismos de busca.

Em jogo também entram as avaliações dadas pelos usuários, que podem ser negativas, o que interfere ainda em sua imagem no ranking. O uso de palavras-chaves adequadas, que farão esse app estar mais presente nas pesquisas.

Por fim, as atualizações. Assim como o uso é importante, atualizar o aplicativo é tido como um fator interessante para o ranking. Mostra que o usuário realmente utiliza e se interessa sobre as novidades que ele tem a oferece.

By | 2017-12-05T07:10:48+00:00 agosto 24th, 2017|Desenvolvimento iOS|

Deixar Um Comentário