Início>Como desenvolver um aplicativo Android?

Como desenvolver um aplicativo Android?

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Hoje em dia, usamos o celular para tudo que fazemos e, para grande parte das atividades que fazemos, existe um aplicativo que ajuda a facilitar nossa vida. Por isso, cada vez mais as empresas estão utilizando os apps como meios de impulsionar suas vendas. Se você quer saber como desenvolver um aplicativo Android, continue a leitura!

Com o crescimento da indústria da tecnologia é possível encontrar no mercado milhares de aplicativos, tanto gratuitos quanto pagos. Entretanto, poucos sabem como funciona o desenvolvimento de aplicativo android. Aqui, vamos descrever um pouco sobre esse processo.

Antes de começar a desenvolver o aplicativo de fato, é preciso ter uma ideia de qual será sua funcionalidade, bem como em quais sistemas operacionais ele estará disponível, se será pago ou gratuito, além de outras inúmeras variáveis que precisam ser levadas em conta.

Antes de começar o processo de desenvolvimento do app, é preciso que ele tenha uma espécie de mapa. Nesse “mapa” devem estar listadas todas as variáveis para a criação do app. É necessário pensar em aspectos como o público-alvo, o objetivo final, como será a interface dele e qual será a experiências do usuário, dentre outros tópicos.

Existem três tipos de aplicativo: híbridos, Web App e nativos. Os apps nativos são desenvolvidos exclusivamente para um tipo de sistema operacional, seja Android ou iOS, e só irão funcionar nesse sistema. Por serem programados para rodar em apenas um sistema, os apps nativos são mais rápidos e confiáveis que os outros.

O Web App não é um aplicativo real, ele é um site desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis. Ele possui uma programação diferenciada, capaz de  reconhecer que o usuário está acessando-o por um smartphone e se adapta ao aparelho.

Os aplicativos híbridos são uma mistura de apps nativos com web apps, ou seja, são  constituídos na linguagem de programação HTML5, CSS e Javascript, assim como um site mobile. Esse código é capaz de integrar as funcionalidades que o dispositivo oferece, o que torna a experiência do usuário melhor do que se ele utilizasse apenas os web apps.

No mapa do app, também deverá estar incluso o tópico onde o tipo de aplicativo é definido, ou seja, esclarecendo se ele será híbrido ou nativo.

Depois de ter a ideia e o mapa do app bem estruturados, é hora de começar a criação do mesmo.

Para desenvolver um aplicativo, é necessário ter familiaridade com linguagens e códigos de programação. Portanto, se você é uma pessoa leiga para esses assuntos, é recomendado que entre em contato com uma empresa especializada em desenvolvimento de apps.

Para desenvolver um aplicativo para o sistema operacional Android, é preciso saber quais linguagens de programação podem ser implantadas no Google Play, conheça algumas:

Java

É a linguagem mais utilizada por programadores ao redor do mundo. É compilada e flexível, o que permite que seja executada tanto em navegadores quanto em aparelhos sem browser. A Java também é multiplataforma, por isso funciona  perfeitamente em Android e Windows.

C

A linguagem C é a língua-mãe da programação. Ela foi desenvolvida nos anos 1970, e, a partir dela se originaram Java, C# e basicamente todas as outras linguagens mais conhecidas. É ideal para sistemas com muitos cálculos e jogos com gráficos realistas e de qualidade.

C++

Derivada da linguagem C, a C++ é uma das mais populares no meio tecnológico, já que é fácil de ser manuseada e possui pluralidade de plataformas. Com ela, é possível criar apps simples com uma infinidade de funções.

Essas três são as linguagens mais comuns para criar um app para o sistema operacional Android.

Para desenvolver um app de sucesso, é necessário levar em conta 11 passos:

  1. Defina seu objetivo;
  2. Defina seu público-alvo;
  3. Faça uma análise de mercado;
  4. Faça um esboço do seu aplicativo;
  5. Faça as wireframes e sua storyboard;
  6. Planeje o back-end;
  7. Construa o aplicativo;
  8. Defina o design;
  9. Faça um teste;
  10. Faça os ajustes necessários;
  11. Lance seu aplicativo.

Seguindo todos os itens dessa lista e adaptando-os de acordo com seu negócio, seu aplicativo será um sucesso.

Para que você tenha o auxílio necessário em todas as etapas da criação de um aplicativo, você pode contratar uma empresa especializada no assunto. Nós, da MadeinWeb, possuímos as ferramentas necessárias para tornar seu app um sucesso e adquirir mais visibilidade para sua empresa.

Solicite um orçamento e converse conosco sobre sua ideia. Queremos te ajudar a tirar seus planos do papel!

Para saber mais sobre a MadeinWeb, nos acompanhe no Instagram e no Linkedin!

By | 2019-11-04T12:09:52-03:00 outubro 30th, 2019|Aplicativos, Desenvolvimento Android, Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário