Início>Como criar um aplicativo em três passos simples

Como criar um aplicativo em três passos simples

Já ouviu falar sobre o desengraxante alcalino? Em suma, o produto é um dos mais utilizados para remover graxa de diversas superfícies, destacando-se por uma limpeza precisa e sem danos. Certamente, um aplicativo não faz isso, mas é inegável que ele oferece muitos benefícios para quem navega por aparelhos mobile. 

Na atualidade, os smartphones estão cada vez mais otimizados, permitindo que as pessoas consigam realizar uma série de atividades só com o “aparelhinho” que cabe na palma da mão. Assim, é comum que muitas pessoas baixem os apps para consumir notícias, fazer compras, se comunicar e interagir socialmente, jogar, etc. 

Independentemente de qual seja a finalidade do aplicativo que você deseja criar, é fundamental que você saiba como desenvolvê-lo corretamente. Pensando em te ajudar, separamos alguns passos fundamentais para facilitar o processo. Continue acompanhando esse artigo e saiba mais! 

Defina a sua ideia e conheça a sua audiência

Imagine uma pessoa que deseja comprar uma mesa rústica de madeira. Além de ter que definir o formato, que pode ser quadrado, redondo, retangular, oval, triangular, octogonal, etc, ela ainda terá que fazer definições de tamanho, tipo de matéria-prima, coloração, acabamento, etc. 

Um aplicativo não é muito diferente disso, pois também envolve uma série de escolhas. Levando isso em consideração, o primeiro passo para a criação é fazer a definição da ideal inicial. Não importa qual seja o produto, serviço, software, app, sistema operacional, etc, tudo o que é desenvolvido tem um propósito, que deverá ser detalhado logo de início. 

Além de definir os objetivos básicos do seu projeto, é indispensável que você trace o perfil da sua audiência. Para isso, você precisará identificar quem serão os usuários, definindo todas as características do seu público-alvo. Ademais, você poderá criar personas, personagens fictícios que te ajudarão a identificar hábitos de consumo e o motivo dos downloads. 

Identifique os custos e necessidades do app 

Se você não é um desenvolvedor de aplicativos, provavelmente irá precisar contar com uma empresa especializada no serviço para conseguir obter um excelente sistema. Obviamente, você terá despesas com mão de obra e com o orçamento do app em si, que deverá ser desenvolvido com base nas características e necessidades do software. 

É importante ter muita cautela com relação às necessidades do app, pois ela irá impactar diretamente na maneira que ele é programado. Por exemplo, se você deseja fazer um aplicativo para iPhone, aparelho que possui sistema operacional iOS, de alta performance e segurança, precisará utilizar a linguagem Swift. 

Mesmo ela sendo a versão mais indicada para os apps da Apple, ela limita seus benefícios para os aparelhos da marca. Assim, se você visa atender outras plataformas operacionais, como o Android e o Windows, precisará ajustar seus códigos para outras linguagens, como alguma subcategoria C ou Java. 

Pense em um layout atrativo e foque nas funcionalidades

As tendas para eventos não são solicitadas apenas para proteger uma área contra variações climáticas, promovendo mais conforto térmico. Isso porque ele também pode ser classificado como um item decorativo, que deverá harmonizar com todo o resto da decoração para promover um bom resultado. 

Um dos principais erros é criar um aplicativo sem pensar no layout e nas funcionalidades que ele deverá apresentar. Com relação ao primeiro, o design responsivo e a facilidade de visualização e navegação nunca devem ser ignorados. Enquanto isso, o segundo vai depender do tipo de app que você quer criar. 

Exemplificando isso, um site de notícias poderá precisar categorizar temas das matérias e ter uma área de inscrição de newsletter, um game multijogadores precisa contar com salas de bate-papo e as atividades de entretenimento, um e-commerce precisa de um carrinho de compra e espaço de perguntas e por aí vai! 

Gostou do nosso post sobre como criar um aplicativo em três passos simples? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

By | 2021-06-11T09:42:26-03:00 junho 11th, 2021|Aplicativos|

Deixar Um Comentário