Início>APPS INSTANTÂNEOS

APPS INSTANTÂNEOS

Quantos aplicativos você tem no seu smartphone? Muitos, provavelmente! Em média, cada usuário carrega 60 apps instalados no telefone. Claro, tem gente que tem muito mais! Mas ainda é pouco, afinal, são milhões de aplicativos disponíveis para as diferentes plataformas. Pesquisas revelam que existe certa resistência dos usuários em baixar novos apps. Além de não usá-los com tanta frequência, ocupa espaço e ainda polui a tela do smartphone. A novidade é que recentemente o Google anunciou uma novidade para acabar com esse problema; pelos menos nos dispositivos Android. São os aplicativos instantâneos…

O conceito é bastante simples: você poderá usar um aplicativo a partir do seu navegador, sem ter que instalar nada no aparelho. Uma ótima solução para apps de uso único como, por exemplo, pagar um estacionamento ou fazer check-in em um voo.

Durante o lançamento da tecnologia, o pessoal do Google também demonstrou o acesso a um aplicativo instantâneo através do NFC. Ao aproximar o smartphone do parquímetro, o app do estacionamento automaticamente abre na tela do usuário pronto para ser usado – sem qualquer instalação prévia necessária.

Para nós, usuários, além de salvar espaço na memória do celular, uma grande vantagem dos apps instantâneos é que eles oferecem uma experiência muito mais rica do que os sites móveis.

Pensando no cenário brasileiro, talvez o único ponto negativo para alavancar o uso da tecnologia é que os apps instantâneos dependem da internet para funcionar. E, por aqui, a gente sabe; as franquias são caras e acabam rapidinho. Por outro lado, o interessante é que mesmo sem baixar o aplicativo, na hora de usá-lo, apenas algumas partes serão exibidas no seu smartphone. Tudo depende do que você desejar fazer naquele momento.

Ah, e se você é um desenvolver e está preocupado em ter mais trabalho daqui pra frente, pode ficar tranquilo. O Google também pensou em você! A adaptação e implementação dos aplicativos já existentes para serem usados como apps instantâneos é extremamente simples e não requer mais do que um dia de trabalho…

O Google deu a primeira cartada no Android. Agora para ter certeza que essa onda de app instantâneo vai mesmo pegar, a gente aguarda um anúncio da Apple. Será que eles também irão oferecer a mesma função para os usuários de iPads e iPhones? Qual sua opinião sobre isso? Participe, deixe seu comentário. E, se estiver muito ansioso, é preciso ter um pouco de paciência. A previsão de apps instantâneos funcionando para o usuário ainda é só para o final do ano. Calma, gente.

Fonte: Olhar Digital

By | 2017-10-02T11:00:00+00:00 abril 20th, 2017|Desenvolvimento Android|
%d blogueiros gostam disto: