Início>A importância da geolocalização em um aplicativo

A importância da geolocalização em um aplicativo

Existem milhares de aplicativos que fazem uso da geolocalização. E muitos desses caíram no gosto dos usuários e são importantíssimos para o seu deslocamento ou para encontrar determinada loja ou local que procura.

E nos dias atuais, onde é cada vez maior o número de usuários de smartphones, os aplicativos acabam sendo uma realidade. E, junto com eles, vêm diversas novidades, que aparecem a todo o momento.

Uma das situações inovadoras foi a inclusão da geolocalização em alguns aplicativos. Você saberia dizer o que é geolocalização? Como ela funciona? E, remetendo ao título deste texto, a importância que ela tem para um aplicativo?

Então, todas estas questões serão respondidas no desenrolar deste texto. Fique por aqui e saiba tudo sobre a geolocalização.

O que é geolocalização?

a-importancia-da-geolocalizacao-em-um-aplicativo-3

A geolocalização nada mais é do que quando um determinado equipamento consegue fornecer a localização de um determinado objeto ou usuário. Existem diversas tecnologias que determinam a geolocalização de um dispositivo móvel e, hoje em dia, essa função é mais encontrada em smartphones, tablets e até em alguns smartwatches.

A geolocalização chegou ao mercado no ano de 2009 e, desde então, tem sido utilizada para aumentas as funções das tecnologias desenvolvidas de forma mais recente. Para todos aqueles que fazem uso da geolocalização, ela está cada vez mais inserida no dia a dia, seja para conseguir informações sobre a melhor rota de trânsito a ser tomada, seja para localizar serviços e lojas próximas, para compartilhar o local exato em que você está, chamar um transporte ou até mesmo lembrar o local onde você estacionou o seu carro.

A importância da geolocalização se dá porque ela representa muitas facilidades, oferece diversas vantagens ao usuário, e até as instituições já estão fazendo uso da sua funcionalidade, uma vez que a geolocalização é perfeita para melhorar alguns trabalhos simples.

Para as empresas, utilizar a geolocalização como ferramenta de geomarketing pode ajudar a planejar, refinar, mensurar e corrigir as estratégias de negócio.

Como a geolocalização pode ser determinada?

a-importancia-da-geolocalizacao-em-um-aplicativo-1

Existem diversos meios onde a geolocalização pode atuar, seja para informar um local de uma pessoa ou de um objeto. Para ter um melhor entendimento sobre as aplicações da geolocalização, ela pode ser determinada através do:

  • GPS – que é a localização feita pelo satélite, onde são captados, no mínimo, os sinais de três satélites. Esse processo depende da condição do tempo;
  • AGPS – também chamado de GPS assistido, é um aprimoramento do GPS. Essa tecnologia recebe dados de suporte, que é a posição dos satélites, através de uma antena de celular;
  • GSM – é a localização realizada através do rastreamento das ondas de rádio, onde são utilizadas as informações que são fornecidas pelas operadoras móveis, ou seja, é possível localizar um aparelho celular mesmo que ele esteja com o GPS desligado. Para isso, basta o dispositivo estar ligar e emitindo sinal;
  • Wifi – essa geolocalização se dá através das redes de wifis disponíveis e é possível determinar a geolocalização indoor, onde o sinal de GPS não está disponível.

Deixar Um Comentário