Início>5 motivos de o investimento mobile ser o futuro

5 motivos de o investimento mobile ser o futuro

Não é de hoje que o mercado mobile tem apresentado sinais de crescimento, não sendo encarado mais como uma novidade para muitos. Isso ocorre porque os usuários estão cada vez mais conectados, praticamente acordando e indo dormir junto de seus dispositivos móveis.

Atualmente, é possível fazer quase de tudo com um smartphone e um pacote de dados de internet, ou ainda utilizando uma rede WiFi. Utilizando aplicativos ou simplesmente acessando a websites, o aparelho pode trazer muitas possibilidades ao usuário, que não deixa de aproveitar o máximo dessa tecnologia.

Sendo assim, é um mercado que se mostra tentador para muitos, visto que o sucesso é quase certo dentro desse ramo. Cada vez mais empresas tem investido em tecnologia móvel, mas ainda há muitas que sentem receio de entrar nesse mercado.

Sobretudo para as empresas, o mobile se mostra muito interessante, trazendo inúmeras oportunidades de aproximação com o cliente.

Mesmo sabendo que o mercado está em alta, muitas empresas ainda precisam de um empurrãozinho para entrar nesse meio. Assim, listamos nesse artigo alguns motivos para a sua empresa se aventurar no mobile e ter sucesso. Acompanhe:

Aumento de tráfego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que o acesso à internet através de dispositivos móveis aumentou bastante nos últimos anos.

Entre 2013 e 2014, o acesso por meio de smartphones e tablets chegou a 155,6%, enquanto o feito pelos desktops caiu em 10%. Em dados mais recentes, o tráfego mobile já está ultrapassando o que é feito pelos computadores, isso desde 2015.

Os números mostram que essa tendência aumente ainda mais, tornando o acesso via computadores e notebooks ainda mais distante do que é feito por dispositivos móveis.

Muito disso ocorre pela facilidade, já que os celulares estão sempre à mão do usuário, diferente dos desktops. Com o avanço das tecnologias e também uma ajuda das operadoras, o acesso à internet por esses aparelhos pode ser feito de qualquer lugar, basta que o usuário tenha o dispositivo, um pacote de dados de internet ou uma rede de WiFi disponível.

Mecanismos de otimização

Assim como o acesso móvel ultrapassou o feito por desktops em 2015, e continua crescendo, as pesquisas feitas por esses dispositivos também cresceram. Por conta desse crescimento, os mecanismos de busca logo trataram de aplicar uma tecnologia para privilegiar os resultados.

No caso, entraram em vigor uma tecnologia conhecia como SEO, que não nasceu para o mobile, mas hoje é essencial para ele. As empresas que querem ter visibilidade dentro da internet precisam de mecanismos de otimização de buscas, para que estejam sempre em destaque dentro da rede.

O próprio Google, maior buscador da atualidade, passou a adaptar essa tecnologia para os dispositivos. Assim, desde 2015 o site possui um algoritmo de buscas especifico para as palavras-chaves, que otimiza as pesquisas.

Deste modo, os usuários conseguem encontrar melhor o que procuram, pelos resultados chamados de “mobile-friendly”.

Campo aberto para as propagandas

Alguns estudos apontam que entre os usuários, 30% prefere ficar sem assistir à televisão do que ficar sem o smartphone. Esse é um dado interessante para empresas, sobretudo na questão do marketing.

A propaganda evolui muito e a internet está aí para comprovar isso. Hoje a mídia é bastante importante para as empresas, que conseguem apresentar campanhas interativas e que atraem cada vez mais público, diferente das tradicionais que se mantém estáticas.

O marketing digital apresenta um novo caráter de campanha, que consegue aproximar muito mais o usuário das ações da empresa. O uso de aplicativos, por exemplo, tem se tornado febre entre as corporações, por trazem as novidades e canais de relacionamento na palma da mão.

As compras aumentaram

Se no começo da era digital não era tão comum as compras pela internet, hoje isso representa um número até maior do que nas lojas físicas, fazendo com que muitos negócios migrem para o e-commerce.

Dados apontam que uma média de 29% dos usuários muda de ideia sobre as compras online, após efetuar uma usando o smartphone.

Os motivos são diversos, mas figuram entre a facilidade, comodismo e, até mesmo, o fato de não precisar sair de casa para fazer pesquisas. O usuário consegue encontrar o produto ou serviço que deseja em poucos minutos, podendo navegar entre vários sites em um curto período de tempo, tudo isso de um smartphone.

Como mencionamos os aplicativos ainda há agora, aqui eles também são usados. Muitas empresas estão aproveitando a tendência para facilitar as compras, apresentando não só os produtos, mas descontos para quem compra utilizando o aplicativo, por exemplo.

Além da facilidade, as compras são até mais seguras pelo celular do que quando feitas por um desktop.

Público bem mais segmentado

É através do uso dos smartphones que as empresas enxergaram algo bastante positivo a elas: dá para avaliar melhor o próprio público.

Os aparelhos permitem as empresas captarem dados essenciais para seus negócios, sobretudo para as ações de marketing digital. Com isso, eles conseguem entender com exatidão quem consome; de onde ele está; o que quer; as preferências de acesso e muito mais.

Desta forma, fica muito mais fácil para empresas acertar o que apresenta ao consumidor, seja na questão de produtos ou para serviços. Além disso, ele saberá exatamente onde o cliente em potencial está inserido, podendo divulgar melhor o que tem a oferecer naquele espaço.

O uso das redes sociais, para essa questão, é bastante frequente, já que o público está inserido nelas e utiliza-as com o auxílio de seus dispositivos móveis.

Sabendo onde os clientes estão, a empresa só precisa utilizar a linguagem adequada para atingi-lo. E como ela tem todas as informações que precisa, isso se torna muito mais fácil.

Essas informações ainda servem para que a empresa ganhe mais proximidade na relação com o usuário. Como ele sabe que o consumidor vai receber a mensagem da empresa, ele pode personalizar o que será dito, tornando o diálogo muito mais eficiente entre eles.

By | 2017-12-05T07:10:26+00:00 agosto 31st, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário