Início>5 dificuldades para homologar um aplicativo

5 dificuldades para homologar um aplicativo

Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis aos usuários, sendo que este é um mercado que está apresentando um excelente crescimento. Isso porque, na maioria dos casos, os usuários dependem desses apps para diversas atividades, uma vez que eles trazem uma grande facilidade.

Mas, aos desenvolvedores, a criação de aplicativos não se resume apenas a desenvolvê-lo: fazer um app ficar disponível é um processo bastante burocrático. Se você pretende colocá-lo a disposição para ser baixado em lojas do Google ou App Store, vai precisar de um pouco de orientação nesse processo, para que ele não se estenda por muito tempo.

Esse processo é chamado de homologação, onde os aplicativos se tornam oficiais e ficam disponíveis aos usuários. Homologar um aplicativo significa que ele ficará disponível nas lojas, mas deve seguir alguns critérios específicos.

Listamos as maiores dificuldades para realizar essa homologação, acompanhe:

Custos com a homologação

As lojas apresentam valores distintos de cobrança, que não são baratos por sinal. A Apple Store, por exemplo, tem duas formas de cadastro, mas ambas possuem o mesmo valor.

Se você faz um cadastro individual, que é destinado a desenvolvedores e pessoas físicas, ou o chamado organization, que é para empresas que querem publicar aplicativos, o valor cobrado é de U$ 99,00 ao ano, cerca de R$ 352,75. Há ainda o enterprise program custa U$ 299 ou 1.065 reais, esse também destinado a empresas, mas segue algumas regras diferenciadas.

Já a loja da Google, o custo da publicação é de U$ 25, onde o usuário só paga uma única vez, podendo publicar quantos aplicativos desejar.

Tempo de publicação

A Apple demora uma média de 15 dias para disponibilizar o app, já que possui um processo muito mais burocrático. Ela efetiva uma revisão muito rigorosa para aprovar o aplicativo.

Nesta parte o Google também tem uma burocracia bem amena, já que leva cerca de quatro horas para que o app fique disponível na loja.

Os ganhos

Se você trabalha com a venda de aplicativos, as lojas possuem uma taxa de administração. Então além de torna-los oficiais, você também precisa calcular seus ganhos com base nessas taxas. Ambas cobram 30% sobre os ganhos.

DUNS Number

Ambos solicitam que seja feita uma conta de desenvolvedor, para que tenha liberação previa de publicar os apps. Mas se for uma empresa, a Apple ainda pede que seja informado um DUNS Number, uma espécie de CNPJ global.

Esse número é obtido pela consultoria Dun & Bradstreet, onde é necessário repassar algumas informações para a empresa. O processo para gerar a numeração leva cerca de 30 dias.

Os MEIs

Existem algumas barreiras para ter um DUNS Numbers, os empreendedores classificados como MEI não podem solicitar o número, por exemplo. Aqui no Brasil existem os MEI, ou microempreendedor individual, se a sua empresa se enquadra nessa categoria, ela precisará se informar com a própria Dun & Bradstreet para entender como pode solicitar essa numeração.

É valido lembrar que o processo levar cerca de 30 dias para ser concluindo, então quanto antes resolver melhor.

By | 2017-10-02T11:10:51+00:00 maio 29th, 2017|Desenvolvimento Aplicativos|

Deixar Um Comentário